VANGUARDA EDUCACIONAL | Vandyck Silveira 

 

EA – Qual a missão de um educador business?
Vandyck A coisa mais importante nessa missão é traduzir conhecimentos acadêmicos, conhecimentos teóricos, em ação. No mundo de negócios, uma escola de negócios de primeira linha, o que menos importa é o conhecimento. O que importa é o que o sujeito faz com o conhecimento dele, então, um bom professor de negócios não é um professor que fica de maneira etérea pautado no mundo acadêmico, na teoria, mas a pessoa que tem habilidades de inspirar ação, inspirar a capacidade de aplicar esses modelos, essas teorias, para que problemas do mundo real sejam resolvidos. 

EA – A Trevisan nasceu da visão de um homem visionário, ficou o legado?
Vandyck Não haveria escola de negócios Trevisan sem o Trevisan. O Trevisan é a pedra fundamental por ser um grande empresário, empreendedor e um dos poucos Contadores que conseguiu fazer essa transição, de ser um Contador, alguém que geralmente trabalha para alguém, para virar um grande empresário. Ele fundou a maior empresa de auditoria e consultoria do Brasil, vendida em 2012 para a KPMG. Na época, empresa já tinha mais de mil funcionários, vinte e poucos escritórios no Brasil,  amplitude e alcance global, internacional.  

 “Eu diria que o pragmatismo é o centro do alvo da Trevisan com essa educação extremamente rigorosa mas sempre voltada para execução.” 

 A coisa mais importante no legado Trevisan é que a escola é uma escola com o viés extremamente fazedor, como eu já disse, a escola de negócios Trevisan é uma escola para quem quer fazer, não é uma escola do academicismo, o pragmatismo reina aqui de uma maneira superlativa. Ninguém viria pra Trevisan em busca de ser um grande acadêmico em finanças, negócios, em administração, em contabilidade. A pessoa vem para cá porque quer fazer, ela quer resolver problemas reais do mundo real, ser empresário.  

EA – Com portfolio 100% digital, qual o alcance hoje da Trevisan?
Vandyck A Trevisan é a única escola 100% digital no mundo de primeira linha. Nós desenvolvemos um ecossistema munido de inteligência artificial para ajudar os alunos, nós desenvolvemos o modelo pedagógico para o ambiente digital, totalmente apropriado para realidade do aluno digital. Criamos um modelo que é predicado em grupos, os alunos estudam em grupos, esses grupos são multifacetados e extremamente diversos. Nós temos hoje na Trevisan alunos de 24 estados brasileiros e de 12 países, grupos que se interagem entre si, os membros do grupo também, então a gente cria um ambiente player de autonetworking.  

 É um tipo de networking que nenhuma escola no Brasil tem capacidade de oferecer, porque nós trazemos alunos de 24 dos 27 estados e de 12 países, então é muito possível que você estará numa sala de aula, membro de um grupo que vai negociar e vai trabalhar com outros grupos, né? E vocês vão ter uma série de atividades dentro do ambiente didático e fora do ambiente didático e isso é super importante porque as pessoas vão ter acesso umas às outras. 

 “Nós não trabalhamos com campus, não trabalhamos com educação presencial. Podemos fazer educação presencial em cursos in company se um cliente requisitar isso, mas o nosso portfólio de cursos, tanto de graduação como pós-graduação em educação executiva, são 100% digitais.” 

EA – Qual o desafio com aulas 100% digitais?
Vandyck O maior desafio é criar um modelo pedagógico que não seja apenas a transposição do modelo face to face, modelo presencial para o ambiente didático, como todas as faculdades e universidades e escolas de negócios tem feito, que o sujeito liga o zoom e tá tudo bem… Isso não funciona. O ambiente digital requer uma pedagogia, uma metodologia própria, que ela é predicada no estudo e nas atividades de grupos, porque se você falar por duas horas para os alunos, eles vão desligar a câmera e vão dormir, não vai haver engajamento.  

EA – Como estão engajando os alunos no modelo?
Vandyck Para haver engajamento, precisa haver atividades que são demandantes da atenção deles o tempo inteiro, mais do que apenas ouvir ou ver o vídeo, assistir a relação com os professores, então é predicado nessa estrutura de grupos e no processo da descoberta, do desafio. Os alunos são primeiro desafiados a resolver problemas com seus grupos, com material que ainda não foi explicado, apresentado pelo professor, os alunos trabalham em grupo para trazer soluções para esses problemas e quando existe a solução do problema, obviamente sempre tem alguém que chega mais perto.  

Mas a ideia é ver quem chegou mais perto e porque, e aí nós ativamos o professor que passa a falar, apresentar as questões acadêmicas, de onde veio o modelo, de onde veio a teoria e como é que essa teoria, esse modelo se aplica a vida cotidiana, a vida real do mundo dos negócios.  

Então é muito importante que os alunos estejam sendo bombardeados o tempo inteiro por questionamentos novos, é um processo muito socrático, é sempre perguntas, perguntas, perguntas, perguntas, e eles tem que responder e ter essa participação contínua dentro dos seus grupos e seus grupos junto com os outros grupos dentro da sala de aula. A gente efetivamente cria um mercado para notas, a moeda corrente é a nota, e esses grupos concorrem entre eles para que as posições, as análises sejam evidenciadas mais próximas da realidade. 

EA – Com tecnologias que mudam a cada dia, como manter o melhor ativo em TI?
Vandyck É um desafio tem que estar sempre correndo atrás, tecnologia fica obsoleta muito rápido, então tem que estar sempre trazendo novos produtos tecnológicos que tenham um sentido acadêmico pedagógico para gente. Por isso que nós somos a única escola no mundo a usar a maior plataforma de upskilling e reskilling do mundo que se chama Degreed, que basicamente é um Netflix em que a pessoa cria uma rede social individual e ela pode colaborar com ‘n’ outras pessoas dentro dessa rede, ela assiste, ela participa, ela lê todos os materiais da Trevisan, as aulas, etc.  

EA – Um grande valor esse modelo de comunidade de aprendizagem.
Vandyck A máquina (inteligência artificial) começa a entender como a pessoa pensa, funciona, responde, e consegue mensurar o grau de performance dessa pessoa através de uma série de assessments, que envolvem pessoas externas, chefes, pais, subordinados, amigos, etc. Vai comparar essa pessoa numa determinada área de conhecimento, numa determinada habilidade, numa determinada competência que a pessoa está querendo desenvolver. Essa pessoa pode desenvolver até 5 competências ao mesmo tempo, e compara essa pessoa com milhões de pessoas que estão na base que desenvolvendo. 

E o mais incrível, analisa-se as que são peritas, que são experts nessa competência, e aí a máquina começa a sugerir uma série de novos conteúdos que podem ser áudios, webinar, aulas de outras universidades ou de outras empresas, são mais de 400 fontes de conhecimento em negócios, em outras áreas que são além da Trevisan, que a máquina passa a sugerir através de inteligência artificial para os nossos alunos. 

 

Novo Projeto 12 - Vanguarda educacional

Vandyck Silveira é CEO da Trevisan Escola de Negócios, instituição que nasceu da maior empresa de auditoria e consultoria do país, a Trevisan Auditores e Consultores, fundada em 1983, por Antoninho Trevisan, como empresa de treinamentos. Em 2020, a Escola acelerou seu processo de inovação e passou a ter operação global em 12 países, adotando o modelo de educação 100% digital em todos os seus programas de educação executiva, graduação, pós-graduação e MBA. É a primeira escola de negócios de primeira linha 100% digital do mundo. 

https://www.linkedin.com/in/vandyck-silveira-3a73b08a/

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br

 

ENTREVISTA COMPLETA ACESSE ED#6