Mentoring | Thiago Correia

 

EA – Empresas estão preparadas para substituir o modelo “líder multiplicador” por mentores?
Thiago Se o líder multiplicador é aquele que “empodera” as pessoas, continuará sendo útil sempre. Já o mentor deve ter habilidade para inspirar e acelerar o desenvolvimento individual e a performance de equipes e esta é uma competência atemporal também.

EA – Se pensarmos em quebra de status quo, qual o papel de um mentor organizacional que vocês desenham?             
Thiago
A gente acredita que conversas encurtam distâncias. Principalmente quando é com alguém que já trilhou um caminho que você quer trilhar e que chegou lá. Mas isso acaba sendo um privilégio para poucos. Nosso objetivo é democratizar acesso a pessoas fora de série.

“Nosso modelo se baseia em por um processo autodirigido e informal. Permitir que a pessoa escolha com quem quer falar, sobre o que e quando.”

Dar essa autonomia é disruptivo. Isso transforma por exemplo o status quo do “matching forçado”, onde alguém acaba decidindo quem vai falar com quem, quantas vezes e quando. E este ainda é padrão na maioria dos programas tradicionais.

EA – Qual o papel das HR Techs?
Thiago É entregar personalização de forma ágil e escalável. Aumentar a eficiência e gerar resultados.

EA – As HR Techs evangelizam um novo tempo organizacional: gestão humana com leitura de dados. Qual a contribuição da Top2You?
Thiago A Top2You é uma empresa “Human to Human” que usa tecnologia. E por ter uma plataforma digital facilita muito a gestão de programas de mentoria com dados em tempo real.  A tomada de decisão e os ajustes de rota tornam-se possíveis ao longo do programa e permite que muito mais gente possa participar e ser impactada dentro da empresa.

EA – Qual a maior dor do ecossistema de RH hoje?
Thiago Apoiar os líderes nas tomadas de decisão e garantir que tem gente pronta para construir o futuro da organização.

EA – De que forma a Top2You busca mitigar essa dor?
Thiago A rede de mentores da Top2You é formada por grandes referências de mercado, com experiência de vida real. De CEOs de multinacionais à surfistas de ondas gigantes. Os nossos clientes podem ter conversas individuais e personalizadas sobre questões de trabalho e de vida mais relevantes para cada um.

Podem ser questões relacionadas a como levar performar em alto nível, aumentar influência na organização, alavancar sua carreira, se comunicar melhor, gerenciar uma crise, lidar com ansiedade no trabalho, como trabalhar diversidade dentro das suas equipes, dentre outros temas.

EA – Vestir a camisa, lealdade à marca, fidelização do colaborador, o que mudou neste contexto? Por que está tão difícil reter talentos nas empresas?
Thiago Todos nós precisamos sentir-nos pertencendo a um grupo. Queremos ter relações de confiança com nossos chefes e equipes e saber que temos oportunidade de aprender e crescer em um ritmo alinhado com nossas expectativas.

“Os ciclos estão ficando cada vez mais curtos. Antigamente era comum ficar 20-30 anos em uma empresa. Depois 5-10 anos. Hoje em dia 2-5.”

Outro dia li um post de alguém que tinha completado estava a 5 anos em uma empresa, mas justificava esse tempo dizendo que foram várias empresas em uma só, que ela mudou muito etc. (risos). Creio que os ciclos tentem a se tornar ainda mais curtos, por projetos ou multiprojetos, de uma forma cada vez mais flexível.

EA – Sobre ferramentas de gestão, percebem que há excesso de sistemas e pouca análise sistêmica de dados?
Thiago Creio que existem empresas em diferentes níveis de maturidade quando o assunto é gestão baseada em dados. É um processo que todos já estão atentos e alguns já evoluíram mais rápido.

EA – O mercado HR Tech é exponencial, onde ele orienta em premissas do Futuro do Trabalho nas empresas?
Thiago Creio que orienta em comportamento e inovação.

EA – Qual barreira que as HR Techs encontram hoje para expandir a proposta de valor?
Thiago Na Top2You estamos crescendo de forma acelerada. Acredito que as empresas clientes vão se sentindo mais seguras à medida que a reputação da HR Tech vai se consolidando.

EA – Qual a importância dos RHs no negócio?
Thiago O RH é o guardião de Gente e Cultura, daí a maior importância para o negócio. Além das ações administrativas internas, é responsável pelo relacionamento dos colaboradores com a companhia.

EA – Aprendizagem lifelong learning e ascensão de skills como autogestão e autodesenvolvimento, onde um mentor poder inspirar times?
Thiago A autogestão e autodesenvolvimento está mais para o que a pessoa deseja aprender, se desenvolver e como ela se organiza para isto. Não significa aprender sozinho. Existem diversas formas de você aprender algo. Pode ser buscando conteúdo, tendo experiências, aprendendo com pessoas ou em rede. Um mentor por ajudar em todas essas frentes.

EA – É possível levar a visão de mentoria para pequenas empresas?
Thiago Totalmente. Aprender com o outro é uma forma aplicável a qualquer pessoa.

EA – Sua visão empreendedora: qual o alcance que deseja para a Top2You no futuro do trabalho?
Thiago Queremos ajudar a preparar as próximas gerações de líderes e fazer do mundo um lugar melhor.

 

Thiago Correia Divulgação Top2You - Mentoring

Thiago Correia é empreendedor e CEO da Top2You, referência em mentoring no Brasil. É formado em Administração de Empresas (UFRJ), com MBA Executivo (Instituto COPPEAD) e especialização em Empreendedorismo Social (INSEAD, Singapura). Fez carreira executiva em players como Ambev e Coca-Cola com foco em operações e inteligência de mercado.   

https://www.linkedin.com/in/tcorreia0001/

https://www.linkedin.com/company/top2you/ 

LEIA EDITORIAL. Acesse aqui.
Conheça a RECRUT.AI, HR Tech R&S
Acesse aqui.

 

Fale com o editor

eamagazine@eamagazine.com.br