Oh capitão! Meu capitão! | Rafael Horta

 

Ensinamentos de um líder empático 

Você pode desenvolver uma carreira brilhante, mas com muito trabalho, dedicação, flexibilidade, humildade e entendimento das relações políticas e diplomáticas do mundo corporativo.  

É fundamental entender que não dá para projetar toda a sua felicidade no seu trabalho. Precisará de projetos paralelos, hobbies e uma vida pessoal deliciosa, porque o trabalho não pode dar conta de toda a sua realização.  

Você pode ter a atividade profissional mais deliciosa e legal do mundo, que ama, mas ainda vai ser trabalho, vai ter estresse, cansaço, problemas e obrigações que não necessariamente você adoraria fazer.  

O mundo, especialmente o mundo do trabalho, não vai mudar para acomodar suas vontades e desejos, então entenda que precisará fazer ajustes e negociar o tempo todo com você mesmo para se desenvolver.  

É fundamental ter curiosidade e lembrar que sempre poderá melhorar e aprender, você não está pronto e nunca vai ser perfeito, vai errar e ter que consertar, e tudo bem.  

Mas independentemente da sua trajetória profissional, sempre tem algo que você vai aprender com as pessoas, mesmo que elas sejam muito mais jovens. E sempre há um contexto a ser observado para analisar as situações. Assim, fica muito mais fácil desenvolver relações de empatia e compreender seu interlocutor.

E por mais que tenha muita pressa e ansiedade, as coisas acontecem quando se está preparado. Quando entendi essas coisas, minha carreira foi fluindo de uma forma muito melhor =)  

Empoderamento  

“Acredito muito em empoderamento e responsabilização do meu time. Cada um é dono do seu tempo e sabe o que precisa ser entregue, quais os prazos e que seremos todos cobrados por isso. Todos, mesmo os que não respondem diretamente para mim, têm as portas abertas para orientações, dúvidas, pensarmos juntos em soluções para questões críticas”. 

Protagonismo 

“Tenho a sorte de ter trabalhado em empresas que entendem que um colaborador protagonista é ativo valioso para a marca. Mas sabemos, em muitos lugares ainda há uma formatação muito rígida de como uma pessoa deve ser e se comportar, com pouco espaço para espontaneidade. Hierarquias rígidas, que dão pouco espaço para quem está abaixo brilhar. Houve evolução, mas muito pouco neste sentido”.  

Empatia 

“Você pode ler sobre empatia e sua importância fundamental para uma posição de liderança, pode fazer testes, ouvir pessoas, e isso com certeza vai ajudar. Porém, o profissional precisa cuidar dos seus aspectos pessoais também, fazer terapia, olhar para as próprias questões e sombras, para não as projetar no seu mundo do trabalho”. 

Inspiração 

“Tive uma gestora maravilhosa, que me ensinou muito sobre manter a calma no trato com as pessoas do time. Quando você não se altera diante das verdades que as pessoas te trazem, por pior que sejam, elas vão continuar te dizendo a verdade. Quando você reage mal à sinceridade das pessoas, elas começam a te dizer o que você quer ouvir e daí você fica com uma visão completamente míope”.  

Humildade 

“O que gera empatia no trabalho? Muita humildade em primeiro lugar, ter consciência de classe e das relações de poder também é fundamental. Você precisa lembrar que as pessoas não têm todas as mesmas oportunidades, cada uma está em um estágio de carreira, e você já passou por isso também. 

Ou seja, estar numa posição de liderança não te faz melhor ou mais certo do que ninguém. Significa que você teve outras oportunidades e já desenvolveu alguns aspectos que te permitem lidar com algumas situações mais complexas de forma mais segura.”  

 

rafael horta - Oh, capitão! Meu capitão!

Rafael Horta atua nas transversais corporativas Responsabilidade Socioambiental, Social Media, Branding, Marketing de Produto, Influencer Marketing e Marketing de Relacionamento B2B. Liderança empática é a sua marca registrada, perfil de líder muitíssimo desejado pelas empresas. Tem passagens por marcas como Alelo, Natura, JBS, Foreo e hoje atua na edtech Isaac. E canta, canta muito! É músico, liderou o Grupo Ecco e agora segue em carreira solo.   

https://www.instagram.com/rafaelhortacanta/ 

 

Fale com o editor:  

eamagazine@eamagazine.com.br