Marca pessoal, seu ativo | Aline Sousa 

 

EA  – Era meta ser influenciadora?
Aline Não. Lembro-me que fiz muitos processos seletivos e sempre houve discriminação pelo fato de eu ser mãe. No meu círculo de amigos, comentaram a respeito do LinkedIn, entretanto, eu considerava que era apenas mais uma plataforma de emprego e que não iria resultar em nada. Mas resolvi olhar como funcionava.                    

EA – O que te chamou a atenção no Linkedin?
Aline Notei que havia muita produção de conteúdo e eu tenho uma paixão enorme por escrita desde pequena. Comecei a escrever sobre a minha busca por recolocação e a dividir com as pessoas as minhas vivências, e também produzia sobre a importância de persistir, mesmo com todas as intempéries pelo caminho. Aos poucos, as pessoas começaram a interagir nos posts, fui crescendo na minha rede e sempre escrevendo. Passei a fazer parte de grupos de networking e, em um desses grupos, me falaram a respeito de uma plataforma de hunting, com a qual eu poderia gerar renda através de prestação de serviços.  

“Fui buscar informações, me especializei, abri meu CNPJ e consegui uma vaga para atuar como headhunter autônoma.” 

EA – Você se ajudou ajudando pessoas?
Aline Exato. A partir daí, percebi que poderia tornar a minha escrita mais profissional e seguindo meu propósito de contribuir com as pessoas. Fui escrevendo dicas para currículo, entrevistas, processos seletivos e RH. Um ano de escritas e recebi a notícia do reconhecimento Linkedin Top Voices. Não parei e, mês passado, saí na lista do prêmio ibest. Confesso que tudo isso foi fruto da imensa vontade de ajudar tanta gente em busca de recolocação e de utilizar uma linguagem mais humana e acolhedora. Eu não trabalho em busca dos títulos (nenhum dos dois), foi uma grande surpresa recebê-los. Não havia passado pela minha cabeça a ideia de ser influenciadora e ganhar toda essa visibilidade. 

EA – Como tornar um perfil campeão nas redes sociais?
Aline É fundamental preencher todo o perfil de forma estratégica, é necessário que haja um foco. Recolocação profissional, conquistar novos clientes, se tornar influenciador por meio do conteúdo. Enfim, esse foco vai ajudar a estruturar melhor a sua página. No caso do Linkedin, coloque palavras-chave na headline (abaixo do seu nome), no seu “Sobre” e nas suas experiências profissionais que ilustrem o seu segmento de atuação ou o cargo que deseja.  

EA – Há futuro profissional sem networking?
Aline O networking é um poderoso potencializador de oportunidades. Cada vez mais, as pessoas estão enxergando o grande potencial das redes, do LinkedIn, que hoje conta com mais de 50 milhões de usuários só aqui no Brasil. Então, dependendo do objetivo da pessoa, as redes sociais são extremamente importantes, se utilizadas estrategicamente.       

Interagir nas postagens, responder as mensagens, ampliar as interações e, dessa forma, a marca pessoal vai sendo fortalecida, gerando visibilidade, credibilidade e, oportunidades.” 

EA  – Você dedica quanto tempo do seu dia a alimentar suas redes?
Aline O Linkedin, para mim, é um instrumento de trabalho. A todo momento estou me comunicando e ampliando interações. À medida que você vai conhecendo as pessoas e potencializando sua rede de contatos genuinamente, sem panfletar currículo e realmente estabelecendo relações bacanas, você vai ganhando visibilidade e quando surgir uma oportunidade, com certeza aquele contato vai lembrar de você. 

 

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Aline Sousa mora em Brasília, é especialista em R&S e consultora de recolocação profissional. A maternidade mudou a sua vida, teve que deixar a posição de gerente Adm/RH e nunca mais se reempregou. Deu novo rumo à carreira, empreendendo e investindo em conteúdos. Ganhou espaços. É colunista, podcaster e foi eleita Top 20 Influenciadores Prêmio Ibest. No Linkedin, é Top Voices com mais de 491.000 seguidores.   

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