ÉTICA SEM ELASTICIDADE | Stefarss Stefanelli
Minha visão de ética empresarial é gerar práticas de eficiência, de aprendizagem coletiva e conduta no ambiente organizacional. A ética permeia toda a cadeia de produtividade do negócio. Do preço justo e preceitos de vendas, disciplina a relação com fornecedores, orienta o modus operandi de normativas de lei no atendimento ao cliente, ordena as premissas de um Compliance.
Reputação
A ética determina os níveis de reputação do negócio. Não é um simples manual corporativo. Expressa os valores da empresa. Traça sua trajetória e seus limites empresariais. Define os compromissos com seus públicos de interesse, e em especial, com o colaborador.
É um documento vivo. Precisa ser reformulado periodicamente para expressar os movimentos vigentes de uma cultura circulante, viva no seu contexto no mercado e segmento em que atua. Ética é um diferencial no negócio.
É pra ser a voz mais eloquente e coletiva da cultura organizacional. Mas não o é. É pra ser guia prático, mas na maioria das vezes, até a linguagem escrita não colabora, é rebuscada, dúbia, repetitiva e mandatório. Cultura organizacional atuante e fértil em comportamentos não funciona mais assim. Preceitos da ética deveriam abrir as convenções de vendas da marca, abrir uma mesa de negociação com um novo fornecedor, ser dinâmica prática e motivacional em turmas de integração, de trainees, de estagiários, de líderes.
O conceito de ética
O termo “ética” é datado ainda na Grécia antiga, onde surgiu como uma derivação da palavra “ethos”, que estava relacionada aos hábitos dos homens e ao seu impacto na sociedade.
O conceito de ética vai muito além da palavra: ele também faz parte da filosofia e das ciências sociais, abordando um campo de estudos referente aos hábitos humanos e aos princípios que sustentam as relações dentro da vida social e individual.
A ética diz a respeito àquilo que pertence ao caráter, ou seja, atitudes morais que devem ser consideradas dentro de uma sociedade, visando o bem-estar geral das pessoas que ali vivem.
Por exemplo, pense nas condutas que você adota no seu dia a dia, no âmbito profissional e pessoal, e como elas não ferem o próximo – você age com respeito e educação, isso é ser ético.
É importante pontuar que a ética não corresponde às leis da sociedade, mas sim aos seus comportamentos mediante a elas.
Quando você descumpre uma lei, logo, recebe uma punição.
Já a ética não oprime o indivíduo e muito menos aplicar qualquer forma de castigo.
Em organizações empresariais, por sua vez, a cultura organizacional implica no cumprimento e no desenvolvimento de atitudes éticas dentro da empresa, visando a promoção de um ambiente saudável para o trabalho e colaboradores.
Ambiente organizacional saudável
Desde a ampliação do bem-estar dos colaboradores e seu orgulho em pertencer a uma empresa ética e socialmente responsável, até a imagem que a empresa passa para a mídia, para as redes sociais, hoje compreendemos, ambientes altamente de exposição instantânea para as marcas.
Podemos partir de um princípio simples: ao ponto que uma empresa passa a utilizar da ética para mediar suas operações, ela desenvolve potencial de crescimento sustentável, sendo vista de forma positiva por seus clientes e mercados em que está inserida.
Marca com propósito
Por fim, fazer chegar no consumo de nossos produtos, ao cliente externo, mensagens como por exemplo, você pode confiar em nossa empresa, ela é ética em suas práticas empresariais e sociais. Isso nem sempre acontece. Mas há novo contexto. O valor de ser ético faz um sentido ímpar hoje em nossa profissão, nosso trabalho, nossa empresa, nossos negócios.
É preciso investimento sustentável para manter no radar o tema e mecanismos para medir o êxito e aplicabilidade dessas diretrizes essenciais ao negócio e na conduta humana da empresa. Há avanços. Há empresas que se posicionam bem com a pauta, abrindo um diálogo profícuo na empresa, no mercado em que atua. Vale dizer que falar de ética é falar de filosofia, de sociologia, da justiça, do humanismo em si.
Tive a chance de conhecer e trabalhar com um profissional que observou a ética como princípio na educação organizacional. Seu nome, Antônio Uchoa, na época diretor do Instituto Carrefour, base de treinamento da Companhia no Brasil.
Ao final de mais um ciclo de trabalho comum, ganhei de Uchoa, um exemplar do livro “Ética e competência”, de Teresinha Azerêdo Rios. Seu entusiasmo, um líder em querer levar os ensinamentos da ética para o front de caixas, para as unidades do Carrefour, em todas as camadas do negócio, é uma memória bonita em meu dia a dia ainda hoje tantos anos depois!
ESG, diretrizes da Governança
Sou convidada a construir programas de Ética e Conduta. O produto ganhou relevância e redesenhos na última década, devido aos desdobramentos do cenário político empresarial brasileiro. A cada ciclo, um desafio novo no contexto da Governança, agora por exemplo, temos as diretrizes da ESG.
Como consultora organizacional minha missão é ajudar empresas a atualizar os parâmetros dessa cadeia. Ela que envolve tantos atores e possibilidades de ações concretas para gerar a melhor reputação das marcas.
Acredito que manuais de éticas, é neles onde se reflete todo esse exercício de pensar a ética, a conduta e todos os seus parâmetros, eles não deveriam ser conteúdos de difícil digestão, não deveriam nascer como “dever a ser cumprido”, pois inibe-se assim o entusiasmo e a liberdade de execução de práticas de responsabilidade e diretrizes a serem seguidas.
Estimulo você a pensar na Ética como o mais belo libelo do negócio. Se você por acaso, recebeu seu manual de Ética, tira ele agora da gaveta e interprete seus fundamentos. É um documento vivo para práticas de trabalho do dia a dia em sua empresa. Vamos pensar nisso?
Stefarss Stefanelli é empreendedora digital, pesquisadora de tecnologias para o futuro do trabalho e palestrante internacional. Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócio Portugal. Integrou o Women In Tech Web Summit (Portugal). Faz parte do Lusofonia Digital, no grupo Futuro do Trabalho (Lisboa, Portugal). Fundou as empresas Oakian e a startup HR Tech CULC Inc. Tecnologia. É Publisher da EA Magazine.
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