Coaching: encontrar soluções com criatividade | Sandra Lima Pereira

 

As pessoas quando são confrontadas com desafios, tendem a permanecer em suas zonas de conforto, resistindo à exploração de ideias, mesmo que estas possam ser um sucesso. Contudo, estabelecer um plano funcional e desafiante pode motivar pessoas a criarem soluções originais e interessantes.

A criatividade é uma característica dos seres humanos que se converteu num valor de troca e venda na sociedade. Ser “criativo” é mais do que ser original. É hoje uma habilidade de prestígio em nossa sociedade e no mercado de trabalho.

Psicólogos referem-se à criatividade como a inteligência e talento natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, em um grau verdadeiramente notável. Essas capacidades dependem da motivação e traços temperamentais ou de personalidade.

Muitos concordam que a força mobilizadora da criatividade é a tendência humana para a autorrealização, mas que não basta o impulso interno para os indivíduos se autorrealizarem.        É indispensável um ambiente que propicie a liberdade de escolha e de ação, e que reconheça e estimule o potencial que cada um tem para criar.

A criatividade engloba características individuais, fatores situacionais e a interação entre elas.

A criatividade não tem só seu papel “criativo”, também é uma habilidade importante na resolução de problemas. Estudos comprovam que quem tem potencial criativo, imaginativo e prático, está mais apto para lidar com situações críticas, usando a sua intuição para se nortear a resolver problemas, do que aqueles indivíduos que são inteligentes, mas que seguem padrões ou fórmulas para o mesmo fim.

Por isso, é que se pode considerar a criatividade um recurso que deve ser estimulado e utilizado para a inovação e conceção de novas ideias, elas que possam geram valor para o ser humano.

Tanto na vida pessoal como no âmbito profissional, o indivíduo vê-se confrontado com problemas de origens várias. Muitas vezes não é possível recorrer a outros para encontrar soluções.

Existem problemas que podem afetar a criatividade?

Sim, alguns fatores inibidores como o conformismo, a não procura por mudança ou melhoria em si, o medo e a intolerância pelo que é diferente ou não tradicional. São vários os fatores que podem desencadear a falta de criatividade.

Como é que podemos estimular a criatividade?

Estimular a criatividade significa incentivar a focar na solução para a causa do problema. Suponhamos que um individuo pretende melhorar a gestão orçamental doméstica, ou um líder de uma equipe comercial que necessita encontrar solução para aumentar as vendas.

Primeiro passo para estimular a criatividade: abrir os horizontes pensando que existirá sempre uma solução: gerar pensamentos positivos.

Olhar para o copo meio vazio não ajuda em nada. Ter crenças limitadoras e castradoras também invalidam o sucesso.

Em seguida: Criar um plano faseado com metas para chegar à solução, imaginando que não é direta e óbvia a sua concretização.

É muito importante iniciar este processo com um esquema ou lista de pensamentos fluídos e orientados para a solução com palavras-chave, objetivos e tempo ou prazo para concretização.

Poderá ajudar, seja individualmente ou em grupo, fazer um brainstorming sobre os aspetos a melhorar, realizar check lists, mind maps ou mesmo, elaborar uma lista dos obstáculos a serem ultrapassados, onde podem constar as dificuldades, as oportunidades, os pontos fortes e fracos da situação a resolver ou melhorar.

É sempre útil ouvir alguém com mais experiência e, por isso, não se deve limitar ao pensamento próprio, podendo solicitar apoio em alguma altura do processo de resolução do problema.

Por fim, ir controlando o plano elaborado onde constam: os objetivos, as metas intermediárias, os prazos e os recursos existentes ou necessários para se chegar à solução.

Recordo que tudo é passível de ser solucionado.

Uma mente fechada e negativa bloqueia o fluxo criativo e prosperante.

 

IMG 20230323 144118

Sandra Lima Pereira é portuguesa, mora em Barreiro, Setúbal. É Life Coach, formadora de Gestão Emocional e Team Building,escritora e autora do livro: “Contos Metafóricos”, edição publicada em Portugal, em 2018, um compêndio de pequenas histórias em educar as emoções de jovens e adultos. Tem como missão:ajudar profissionais de mercado  no desenvolvimento pessoal e de carreira, na gestão emocional e comportamental. É apaixonada por plantas e gastronomia.

https://www.linkedin.com/in/sandralimapereira/

 

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br