Resignados | Mariana Piana & Gabriel Teixeira
Olá, leitores da EA!
Somos Mariana e Gabriel, um casal de viajantes sabáticos nos últimos 10 meses. Nós dois temos trajetórias profissionais parecidas em multinacionais e nos conhecemos em Porto Alegre em 2011, após sermos transferidos para lá. Em 2013, nos mudamos para Campinas e nos juntamos de vez, em vida comum em um apartamento. Em 2018, realizamos nossa união estável em Barueri, e em 2022, nos casamos.
Eu sempre trabalhei com RH e o Gabriel com Vendas. Nossa história compartilha um desejo, amor pelo mundo e por conhecer pessoas e lugares novos.
Nossa jornada começou na Bolívia, mas este não foi o primeiro país do nosso planejamento sabático. A Bolívia foi o primeiro país que visitamos após a pandemia de Covid-19, e nos divertimos muito conhecendo o incrível país latino-americano. No entanto, ao voltarmos ao trabalho em janeiro de 2022, percebemos que não queríamos continuar com as rotinas que tínhamos.
Junto conosco, um coletivo global. Em 2021, surgiu um movimento não coordenado, estimulado mutuamente de maneira coletivamente (in)consciente, que ficou conhecido como “The Great Resignation”. Esse processo foi acelerado pelo nível de conexão em redes sociais sem precedentes e pelas condições em que todos viveram durante a pandemia. Milhares de pessoas, principalmente jovens da geração Z, renunciaram a salários, estabilidade e carreira por não concordar com propósito, rotina e relacionamentos com chefia e/ou colegas em suas empresas atuais.
Como resultado, uma enorme parcela de demissionários resolveu investir suas economias em si próprio e em um processo de autoconhecimento, descanso mental e físico, turismo e estabelecimento de novas perspectivas de carreira e vida – o ano sabático.
Aquele nosso dia 18 de janeiro ficou marcado não só pela constatação de que não queríamos mais continuar nessas rotinas, mas também pela urgência em colocar no papel todo o planejamento até a decolagem. O nível de responsabilidade que tínhamos na função, com a família e a extensão temporal e geográfica que queríamos dar para nosso ano sabático exigiam isso.
Nosso primeiro passo foi aproveitar os planos de saúde para realizar exames de rotina completos e consultas necessárias, pois durante o período sabático não teríamos oportunidade de visitar dentistas, dermatologistas, oftalmologistas e outros durante o período de viagem, já que seguros-viagem não cobrem consultas eletivas.
Em seguida, veio o processo de organização de tudo que estava ao nosso redor e o que ficaria. Nosso imóvel, automóvel, pets, emprego e plantas. O imóvel, nosso lar desde 2020, durante toda a pandemia, se tornou uma fonte de renda importante. Comunicamos as nossas chefias com tempo necessário para conduzir boas transições e manter portas abertas no mercado. Os carros das empresas foram devolvidos.
A parte mais difícil foi deixar nossos pets, Zorro e Mané, com familiares e amigos, fornecendo todo o suporte financeiro para mantê-los por um ano. Também foi um momento bom para reavaliarmos todas as nossas coisas, principalmente o guarda-roupa. A casa dos nossos pais e irmãos absorveu móveis e roupas, mas conseguimos evitar os custos de centros de armazenamento ao alugar o apartamento inteiramente mobiliado.
Durante esse processo de acomodação, paralelamente, fomos tomando as decisões de para onde e quando iríamos. Eliminamos a América devido à proximidade e maior conveniência de visitá-la em outro momento, e a África devido à complexidade de conhecê-la dentro do tempo que planejamos (15 meses). Sobraram a Europa e a Ásia, e nessa lógica fomos construindo nosso calendário. Passagem comprada, chegou a hora de visitar nosso primeiro país.
Relato 2. Clique aqui
Relato 3. Clique aqui
Mariana Fauth Piana é de Florianópolis onde viveu até os seus 26 anos. Morou em Londres, Porto Alegre, Campinas e Barueri. Administradora por formação, profissional de RH por profissão e viajante por paixão. Trabalhou como executiva de RH em players de varejo como C&A Brasil e Makro, Adora fotografia, história, pessoas e compartilhar suas experiências.
Gabriel Teixeira é de São José dos Campos, viveu lá até os seus 18 anos, quando se mudou para Campinas e lá cursou Engenharia Química (Unicamp). Trabalhou por quase 13 anos, na Mars Brasil Petcare, em posições de vendas. Adora saber um pouco de tudo. Morou em Porto Alegre e Barueri e tem o Palmeiras o acompanhando desde sempre.
Blog Do Norte ao Sul, acesse: www.donorteaosul.com
Instagram, Facebook e Tiktok, acesse: @donorteaosul
Fale com o editor:
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]