Gestão escolar: Estratégia, cultura e processos | Walter Bernardes 

 

Está pensando em abrir a sua escola? Pois é, o desafio é grande. Na minha carreira, tive a possibilidade de participar do estabelecimento, incluindo a criação da proposta pedagógica, implantação e operacionalização de várias redes de escolas.

Um desafio hercúleo, que precisa ser enfrentado em sucessivas etapas e muito planejamento, além de um conceito chave denominado resiliência.

A gestão escolar eficaz é essencial para garantir que uma instituição de ensino alcance seu pleno potencial, proporcionando uma educação de qualidade e um ambiente enriquecedor para todos os envolvidos. Para alcançar esse objetivo, é fundamental focar em três eixos principais:

  1. A Estratégia
  2. A Cultura
  3. Os Processos

Estratégia: O caminho para o sucesso

A estratégia está plenamente ligada ao estabelecimento da missão, visão e valores de uma instituição. Esse ponto é de fato fundamental, pois a partir daí será forjada a identidade da empresa ou instituição de ensino. Sempre uma boa estratégia para o estabelecimento dessa tríade, é de fator a análise do mercado educacional em que a instituição estará inserida, já que se torna fundamental o alinhamento entre expectativas e realidades de toda a comunidade escolar.

Com base nessa análise, a escola deve definir sua proposta de valor, destacando o que a torna única e atraente. Isso pode incluir desde a qualidade do ensino e a infraestrutura até programas inovadores e atividades extracurriculares. A comunicação eficaz dessa proposta de valor é crucial, utilizando canais digitais e impressos para alcançar o público-alvo e fortalecer a imagem da escola na comunidade.

Além disso, a formação de parcerias estratégicas com empresas, universidades e outras instituições educacionais pode ampliar as oportunidades para alunos e professores, promovendo um ambiente de aprendizado mais rico e diversificado.

Nesse ponto, sempre considero uma visão de longo prazo, a questão de uma parceria social, visando materializar a postura da instituição no mercado.

Cultura: A alma da escola

A cultura de fato é a alma da escola ou sua essência, que definirá o ambiente e as relações dento da Instituição. Ela deve promover um clima de respeito, inclusão e colaboração, onde todos se sintam valorizados e motivados a dar o seu melhor.

Para construir uma cultura forte, é fundamental investir na capacitação profissional desde a área pedagógica até a área administrativa, visando o estabelecimento de um ambiente único, de participação e colaboração.

A cultura deve envolver: Professores, Funcionários, Equipe administrativa e Comunidade Escolar (representada pelos alunos e responsáveis). A promoção por exemplo de um calendário de eventos, é fundamental para forjar laços comuns, que determine o ambiente semelhante de fato a uma família em construção, além da questão do acolhimento e cuidado nas relações, desempenhadas no dia a dia.

Diálogo e participação

Envolver a comunidade local nas atividades escolares e criar canais de comunicação abertos e transparentes são práticas que reforçam a confiança e o engajamento de todos os stakeholders na missão educativa da escola.

Estabelecer a cultura do diálogo e participação também é fundamental. Há ferramentas eficazes de comunicação, que consigam de fato, envolver um número cada vez maior de pessoas dentro da comunidade escolar. Elas materializam a voz efetiva das pessoas, permite que elas possam ampliar seu diálogo para a melhoria de todos os processos educacionais envolvidos.

Nesse sentido, um gestor escolar não pode ficar “trancado em seu gabinete ou sala” e sim estar mais próximo e atento as demandas de forma mais humana e presente.

Processos: A estrutura que suporta a excelência

Os processos bem definidos e eficientes são a espinha dorsal da gestão escolar. Eles garantem que todas as operações diárias ocorram de maneira alinhadas e sem contratempos, permitindo que a equipe administrativa e pedagógica se concentre no que realmente importa: o Foco nos alunos.

A implementação de sistemas de gestão acadêmica, por exemplo, facilita o acompanhamento do progresso dos alunos, a gestão da frequência e a organização das avaliações.

Padronizar procedimentos administrativos, como matrícula e comunicação com pais, reduz erros e aumenta a eficiência, liberando tempo para atividades mais estratégicas. A avaliação contínua e o feedback são essenciais para a melhoria dos processos. Estabelecer mecanismos regulares de avaliação do desempenho escolar e da satisfação dos alunos e pais permite ajustes rápidos e direcionados, garantindo que a escola esteja sempre evoluindo.

Investir em infraestrutura e tecnologia é igualmente importante

Um ambiente bem mantido e equipado com recursos didáticos modernos não só apoia o ensino de alta qualidade, mas também cria um espaço onde alunos e professores se sentem inspirados e motivados.

Dessa forma, a gestão escolar bem-sucedida é aquela que harmoniza os eixos da estratégia, cultura e processos.

Com uma estratégia clara, uma cultura acolhedora e processos eficientes, uma escola pode não apenas alcançar a excelência educacional, mas também criar um impacto duradouro na vida de seus alunos e na comunidade em que está inserida. Ao focar nesses três pilares, os gestores escolares podem construir uma instituição resiliente, inovadora e preparada para enfrentar os desafios do futuro.

 

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Walter Lucio Bernardes é mestre em Ensino de História (UNIRIO), MBA em gestão escolar, extensão e pós-graduação em gestão de negócios, além de trabalhar como consultor educacional corporativo no mercado de educação e ministrar aulas de História. É Top Educational Leadership Voice no LinkedIn. Fundou a rede de Escolas Matriz Educação, onde exerceu o cargo de Diretor Geral Pedagógico. Tem seu foco atuante na temática de liderança educacional, gestão escolar, capacitação de professores e gestores escolares, além de gestão de pessoas e processos. São temas de estudos e pesquisa permanentes, Mercado Educacional, Liderança Corporativa na gestão escolar, Gestão de Inovação e Conflitos, Metodologias Ativas e Ensino a partir da cultura do fazer (cultura Maker).

www.linkedin.com/in/walterluciogestaoeducacional

 

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