Por Margarete Chinaglia

 

Inteligência Artificial Generativa. É a tecnologia com capacidade de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados. Segundo Relatório Anual EY de 2023 “será grande o impacto no mercado de trabalho, carreiras e aprendizagens”.
Reflexão: A ausência de equilíbrio, de regramentos na utilização da IA pode comprometer a essência, autenticidade e a criatividade das pessoas.

Modelos no futuro do trabalho. É uma forte tendência de diminuir o home office e alta tendência em ampliar o trabalho híbrido.
Reflexão: Trabalhos paralelos também estarão em alta para complementar renda, independente de gerações. (Texto adaptado da Forbes, 2023)

Mad skills. Serão um diferencial nos currículos, Linkedin e entrevistas. Habilidades desenvolvidas pelo prazer: hobby, esportes, algo que os profissionais fazem de melhor. Exemplo: esportes, viagens, gastronomia, artes e voluntariado. (Revista Exame, 2023)
Reflexão: Habilidades utilizadas em outros países, algumas empresas no Brasil se mostram adeptas a esta análise.

Agenda ESG. Estratégia corporativa, através do conjunto de objetivos e ações, que demonstra como o negócio irá lidar com as questões ambientais, sociais e de governança, onde a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) tomam forma e força.
Reflexão: Ampliação do tema nas empresas. Vale lembrar o cuidado entre a teoria e a prática, a necessidade do engajamento e fundamento na cultura organizacional.

Carreiras. Ampliação no número de carreiras por profissionais desenvolvidas em tempos diferentes e/ou ao mesmo tempo. Amplo desenvolvimento profissional, ágil e frequente.
Reflexão: Os profissionais terão mais possibilidades para fazer escolhas aliando seus interesses. A inovação agiliza e transforma o mercado e os profissionais.

Liderança. Empática, inclusiva e focada em pessoas.
Liderança remota, virtual e presencial. Revisão de modelos de gestão e de acompanhamento. Desafios e impactos em pleno desenvolvimento.
Flexibilidade de horários. No trabalho e/ou dias de trabalho na semana. Pesquisas, acompanhamentos de entregas e resultados.
Reflexão: A liderança se sustenta na habilidade no lidar com pessoas para obtenção de resultados, desafia modelos novos e provoca debates e necessidades de revisão de regramentos no mercado.

Cultura Organizacional. A busca por ambiente acolhedor, humanizado com foco em saúde mental.
Reflexão: O olhar se amplia para o que é necessário, para o que as pessoas buscam, ou seja, qualidade de vida. Os valores são revistos como forma de contribuição humana.

Comunicação. Clara, transparente, não violenta no ambiente corporativo.
Reflexão: Começa a tomar forma o “como falar”, esclarecer algo, a escuta ativa. É o pensar no humano, nas pessoas e em si próprio. Desmistificação de preconceitos, de crenças enraizadas na mente.

Basicamente o que se desenhou em 2023, vem com força total em 2024, numa agilidade gigante e alto volume de consistência. Ou as pessoas se adaptam, enfrentam e se ajustam para seguirem fortes no mercado de trabalho ou ficarão para trás. A escolha é clara!
O mercado também passa por todas estas transformações e a avalanche de mudanças o torna algumas vezes inseguro, então cabe aos profissionais enfrentarem e perceberem o momento ímpar de inovação, criatividade, sem esquecer em hipótese alguma a essência e o caráter.

 

 

margarete 1 - Tendências e reflexões para 2024 no mercado de trabalho

Margarete Chinaglia é consultora e coach de Carreira, palestrante Diversidade e Inclusão Etária, farmacêutica Bioquímica (UNESP) e escritora. Integra o creators Linkedin. Tem especialização em Gestão e Promoção à Saúde (FGV), em Administração Hospitalar (UNIFAE) e MBA em Auditoria em Serviços de Saúde (IBEPEX). Colunista “Tendências de Carreira”.

linkedin.com/in/margarete-chinaglia

 

Fale com o editor: 

eamagazine@eamagazine.com.br