Por Margarete Chinaglia

 

Quando o mercado trabalha com escassez de talentos em determinado segmento, há uma movimentação de profissionais em busca de qualificação para se destacar e atender a demanda.

Mas, e quando o mercado tem disponível vários talentos, experientes/seniores para diversas áreas e não os utiliza ou enxerga como possibilidade de impacto no resultado do atendimento da demanda?

Parece que tem algo errado!

Há profissionais qualificados em vários segmentos, mas as empresas não os reconhecem como tal e nem dão oportunidades para demonstrarem seus potenciais.

Vamos deixar claro quem são estes profissionais:

Seniores com alguns anos de bagagem ou experiência no mercado, no entanto não está relacionado diretamente a idade cronológica, mas entendemos que se tem experiência, teoricamente, mas não obrigatoriamente tem mais idade e maturidade.

Podemos dizer que é o diferencial que impacta no resultado!

Os talentos 40+, 50+ e 60+ podem ser a saída para um mercado que trabalha, fala, divulga a inclusão, mas pratica, considera, oportuniza a exclusão, não provendo as possibilidades a estes profissionais.

Olha o que as empresas estão perdendo:

A expertise em priorizar a resolução de forma rápida e eficiente dos problemas, sem deixar prorrogar por muito tempo o acontecimento. A vivência de mercado que facilita o lidar com a complexidade e desafios.

Conhecimento diversificado e adquirido em vários momentos e seguimentos com força e potência abrangentes.

Aptidão para repasse de conhecimento aos mais jovens, além da capacidade técnica com mais didática e chance de influenciar.

A inteligência emocional já testada e ajustada com as circunstâncias dos acontecimentos cíclicos das organizações. A aprendizagem da prática se sobrepondo a teoria, o desenvolvimento é certo.

Análise e postura para saídas estratégicas que impactam resultados.

  1. Disponibilidade para novas aprendizagens e facilidade no entendimento da necessidade com atenção e foco até onde se quer chega.
  2. Conciliações e soluções de conflitos, sem comprometer processos.
  3. Facilidade em dar e receber feedbacks por ter passado diversas vezes por este processo. A experiência fala mais alto!
  4. Facilidade em listar as viabilidades necessárias para projetos e, também os riscos envolvidos e as formas de mitigá-los.
  5. Capacidade ampliada de escuta e já com propostas de soluções imediatas.
  6. Facilidade em ministrar treinamentos à equipe principalmente focado em desenvolvimento técnico e profissional.
  7. Bagagem e experiência de carreira mais consolidada, maturidade profissional fundamentada na prática e controle emocional pautado na vivência e não na teoria.

Não é pouco, falta somente oportunidade para já colocar em pratica. Estes profissionais não partem do zero, eles estão preparados para enfrentar o mercado e dispostos em adquirir novas aprendizagens.

Este paradoxo de escassez e disponibilidades não fecha a conta quando se trata de profissionais seniores.

Realmente é a diferença que impacta no resultado!

 

margarete 1 - Diferença que impacta no resultado

Margarete Chinaglia é consultora e coach de Carreira, palestrante Diversidade e Inclusão Etária, farmacêutica Bioquímica (UNESP) e escritora. Integra o creators Linkedin. Tem especialização em Gestão e Promoção à Saúde (FGV), em Administração Hospitalar (UNIFAE) e MBA em Auditoria em Serviços de Saúde (IBEPEX). Colunista EA “Tendências de Carreira”.

linkedin.com/in/margarete-chinaglia

 

Fale com o editor:  

eamagazine@eamagazine.com.br