Por Margarete Chinaglia
Sabemos que o futuro começa com a construção do “hoje”. A cada vez que o mercado de trabalho acolhe uma profissão, ele tende a adaptar-se tanto nos conhecimentos técnicos quanto nas habilidades de sustentação.
É de nosso conhecimento também que o mercado de trabalho evoluiu muito, em pouco tempo e por isto, ainda é preciso entender e ajustar o desenvolvimento para atender as demandas.
E os profissionais, como lidam e se preparam para este futuro?
São novos conceitos, mudanças que giram com muita velocidade, tão ágil que para se tornar obsoleto não demora muito. A mente do profissional tem que acompanhar esta velocidade, mas sem se assustar para conseguir girar mais rápido.
Segundo estudo da Dell Technologies, devido ao avanço tecnológico,
“85% das profissões que existirão em 2030, ainda não foram inventadas.”
Ora, 2030 já está aí ou despontando e falta pouco para preparar o profissional do futuro!
Para conseguir agregar habilidades é preciso ter consciência das necessidades, mas também decisão de acolher, aprender e respeitar o novo, o inusitado, a força, a potência emocional e comportamental como essência para o enfrentamento dos desafios e circunstâncias que o mercado irá exigir.
Neste quesito, ainda caminhamos em velocidade reduzida. Hoje o autoconhecimento tornou-se importante, mas muitos profissionais ainda não entenderam que o desenvolvimento humano transforma aquele comportamento indesejado que te coloca na linha das demissões nas empresas.
Ou você se desenvolve no autoconhecimento ou será esmagado pela maioria no futuro próximo!
Saia do modelo profissional linear, que somente entrega o que a empresa quer e procura. O profissional do futuro vai muito além, ele influencia e valoriza a si mesmo e também quem está do seu lado, empurra ao desenvolvimento, sem medo da concorrência.
Em alta para atender esta demanda estão:
- Capacidade de liderança fazendo gestão de pessoas. O atendimento de processos vem como consequência, bem como os resultados.
- Capacidade de tomar decisões, assumindo as consequências
- Facilidade em lidar com imprevistos sob todos os aspectos
- Adaptação ao novo com agilidade e mente aberta
- Flexibilidade para mudar visando a transformação
O mercado de trabalho já não é mais o mesmo de ontem, então os profissionais também não podem ser os mesmos!
O dinamismo impulsionou a velocidade e os profissionais do futuro estão se formando hoje, mesmo não conhecendo todas as habilidades necessárias para atender a demanda.
Bem-vindos a corrida, antes que vire obsoleto!
Saia a frente, transforme em seu favor!
Margarete Chinaglia é consultora e coach de Carreira, palestrante Diversidade e Inclusão Etária, farmacêutica Bioquímica (UNESP) e escritora. Integra o creatorsLinkedin. Tem especialização em Gestão e Promoção à Saúde (FGV), em Administração Hospitalar (UNIFAE) e MBA em Auditoria em Serviços de Saúde (IBEPEX).
linkedin.com/in/margarete-chinaglia
Fale com o editor:
eamagazine@eamagazine.com.br