WASHERS AO SEU DISPOR | Vittor Strausz

 

EA – Por que escolheu empreender digital?
Vittor Sempre sonhei em empreender, mas não tinha nada que acreditasse que pudesse ser viável. Quando eu e meus sócios começamos a Washout, cada um tinha um emprego em diferentes mercados, eu na tecnologia, o Rafael na administração e o outro Rafael na publicidade. Nós queríamos criar algo que tivesse algum impacto na vida tanto de quem usasse nosso serviço ou produto, quanto na de quem efetuasse o trabalho.

Eu particularmente passava muito tempo fora de casa, não tinha tempo para lavar as roupas, e o valor de lavanderias tradicionais era mais caro que minhas peças de roupa.

EA- Como avança sua jornada de aprendizagem no negócio? 
Vittor Eu e meus sócios começamos jovens, e isso fez com que a gente aprendesse bastante ouvindo pessoas e até tomando algumas decisões erradas. Acreditamos que aprender com as pessoas ao nosso redor, seja dentro da empresa, com parceiros, sócios, e até reuniões que muitas vezes não dão em nada é a chave para o sucesso. Eu e meus sócios batalhamos muito e estamos muito longe do nosso objetivo final.

“Vivemos em um ecossistema de empreendedorismo de palco, que acho muito perigoso hoje em dia, que vende a facilidade ao empreender, o que na minha visão não é verdade.”

EA – A Washout deseja ser a “Uber das lavanderias”. Qual o modelo de negócio?
Vittor Nosso modelo de negócio é conectar pessoas que lavam roupa com quem precisa de roupa lavada. Os nossos Washers recebem treinamento e passam por uma prova para poderem ser cadastrados na plataforma. Após essa etapa ficam a disposição para receber as roupas dos nossos clientes. Nós retiramos a roupa no cliente, lavamos e devolvemos. Dessa forma tiramos qualquer trabalho do nosso usuário final.

“Temos um padrão de lavagem que vai do método até os produtos que usamos, fornecidos pela nossa parceria com a P&G, através dos produtos Ariel e Downy.”

EA – Qual foi o aporte inicial para rodar a empresa? 
Vittor O aporte inicial que tivemos foi de R$350.000,00. Foi feito com Family & Friends para viabilizar nosso piloto, plataforma e operação inicial. Após a rodada seed eles saíram do negócio. Foi extremamente importante esse piloto com a ajuda de nossos familiares. Há também muita dedicação dos sócios. Aprendemos e vivemos cada etapa do nosso roadmap de retirada, lavagem e SAC para nossos clientes para garantir a melhor experiência.

EA – Captaram 5 milhões com dois novos sócios, há novas rodadas para aporte?
Vittor No momento não. Com a ajuda dos novos sócios e o crescimento da empresa não é necessário um novo aporte nesse momento.

EA – É uma empresa recente, com operação a partir de 2020, em plena pandemia.
Quais os principais desafios hoje?
Vittor Começamos em uma pandemia que acabou faz pouquíssimo tempo. Agora entramos em uma guerra, disparo de inflação e outros. Isso tem sido um grande desafio para conseguirmos direcionar o barco. Com todas essas inseguranças globais, que atrapalham um pouco a vida de cada um de nós, decidimos abrir um novo leque e operacionalizar a Washout como um benefício corporativo.
Isso tem gerado bastante resultado e já conseguimos parceiros bem interessantes como P&G, Yuca, Quinto Andar, Creditas, Hope e algumas outras que não podemos citar ainda por estarmos em fechamento de contrato. 

EA – Mantém-se a expansão para os Estados Unidos este ano?
Vittor Continuamos com toda a parte de estudos e firmando parceiros nos EUA para expandir. Infelizmente essa Guerra que está acontecendo agora, nos fez adiar alguns meses a ida para os EUA, mas acreditamos que entre começo e meio de 2023, estaremos iniciando nossas atividades por lá.

EA – O diferencial é a retirada e entrega no endereço do cliente?
Vittor Temos três diferenciais: Preço (somos mais barato do mercado) e você sabe o valor antes de enviar, Comodidade (retiramos e entregamos no prazo mais rápido do mercado) e somos sociais, nosso serviço tem impacto direto na vida dos nossos Washers.

EA – Quem são os Washers?
Vittor Os Washer são colaboradores que se cadastram na nossa plataforma para prestar serviços de lavagem. São pessoas que perderam emprego durante pandemia ou já estavam desempregadas antes dela. Elas fazem curso, disponibilizado por nós, realizam uma prova e são frequentemente avaliados por nossa equipe em suas lavagens. 

EA – No futuro do trabalho não lavaremos ou passaremos mais roupas em nossas residências?
Vittor Acreditamos nisso. Passamos 60% do dia trabalhando, os outros 40% dividimos em dormir, comer básicas como como louça, roupa, casa, etc. Acreditamos que a Washout chegou para tirar a tarefa mais demorada e chata desse circuito, de uma forma simples e que cabe no bolso de cada um.

“Hoje vivemos em uma sociedade onde não temos o bem mais precioso, tempo.”

EA – Qual sua mensagem para um jovem que queira empreender?
Vittor
Seja resiliente e apaixonado pelo que faz. Tem muito empreendedor de mentira nas redes sociais ou que estão tentando pela décima vez e vão falar que é fácil ter um case de sucesso. 

“Estamos há três anos no mercado, onde já retiramos, lavamos e entregamos mais de uma tonelada de roupas.”

Somos apaixonados pelo que fazemos e pelo impacto que geramos na vida dos Washers e clientes. Somos sonhadores, e acreditamos que vamos conquistar o país e o mundo com nosso modelo de negócio, mas também somos realistas e sabemos que isso tudo só vem com trabalho duro. Então quem quer empreender, entenda que é muita mão na massa.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/vittor-strausz-jardim-006066113/

 

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Vittor Strausz começou a empreender com a Arashi Consultoria, primeira consultoria digital de energia do Brasil focada em PLD no Mercado Livre de Energia. É co-founder da Washout, primeira cloud laundry do Brasil. A empresa se intitula o “Uber da lavagem de roupas”.

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eamagazine@eamagazine.com.br

Se você gostou da visão do empreender social do Vittor Strausz, a EA recomenda a entrevista do Natanael Pantoja sobre novos nichos no mercado empregador pós-pandemia. VEM LER!