Edtechs e a valorização do conhecimento | Christopher Toya
Verdade seja dita, a profissão de professor sempre foi desvalorizada no Brasil, tanto em status quanto em remuneração. Além dos aspectos culturais, a própria mecânica de distribuição do conhecimento foi sendo sucateada.
No modelo tradicional, o grande foco está na marca distribuidora e o professor/facilitador é um mero peão do tabuleiro, geralmente (mal) remunerado por hora ou por um salário que dificilmente será competitivo frente às outras atividades comerciais que este mesmo profissional pode desempenhar.
Porém, novamente a tecnologia surge para eliminar barreiras, burocráticas e físicas, gerando uma conexão direta entre mestre e aprendiz. As edtechs vieram para representar muito mais do que uma simples transformação digital, mas para dar real valor a quem merece.
Se, antes, um bom professor de português recebia um valor ínfimo para ensinar vestibulandos num cursinho, agora ele pode criar sua própria audiência no Instagram e vender seus conhecimentos através de plataformas como Hotmart ou Eduzz, atingindo facilmente um faturamento de seus dígitos, com pouquíssimos recursos e estrutura.
A onda tecnológica trouxe também novas abordagens que tornaram o processo de aprendizado mais efetivo e prazeroso: As comunidades.
Além de aumentarem o engajamento, as comunidades colaboram para a ampliação do networking entre os alunos, a resolução de problemas do dia a dia e, não obstante, aumentarem o faturamento das organizações de ensino. E é assim que a tecnologia chega para desembaraçar um mercado sucateado e desvalorizado, colocando novamente o conhecimento na posição de destaque que merece.
Christopher Toya é dono de uma carteira de trabalho em branco, começou a empreender em tecnologia aos 14 anos de idade. De lá para cá, comandou uma fábrica de software, foi CTO por 15 anos e um dos pioneiros no CTO On Demand no Brasil, já mentorou mais de 300 startups, investidor anjo e hoje é CEO e fundador da TECHFOUNDER, uma edtech e comunidade que descomplica tecnologia e investimento para founders.
https://www.linkedin.com/in/christophertoya/
Fale com o editor: