JORNADAS PROFISSIONAIS 3 | Hugo Baraúna
Na escola você aprendeu sobre português, matemática, história, química, física etc. Na faculdade você continuou aprendendo sobre alguns desses temas, mas de modo mais profundo, mais especializado. Se você fez uma pós na sua área, se especializou ainda mais dentro dos mesmos temas.
Sabe qual um padrão comum nessa trilha de mais de 15 anos de estudo e aprendizado? Aprendizado de competências técnicas que te ajudam a conseguir um emprego, fazer dinheiro e ganhar status.
Você pode usar o seu sabático para avançar ainda mais nessa trilha. Mas, já que deu uma “pausa para respirar” de um modo um pouco mais amplo… que tal pensar sobre aprender outras coisas?
No livro “O curso do amor”, o filósofo Alain de Botton traz uma provocação muito interessante.
Ele fala algo como:
Nosso erro é supor que já nascemos sabendo amar e que, portanto, administrar um relacionamento deve ser fácil e intuitivo. Este livro parte de uma premissa diferente: o amor é uma habilidade a ser aprendida, não apenas uma emoção a ser sentida.
Assim como o amor romântico, existe uma série de outras questões importantes da nossa vida onde colocamos pouca energia para desenvolver de modo deliberado porque achamos que já fazemos saber naturalmente. Questões como:
- Como ter boas conversas?
- Como achar um trabalho que faça sentido?
- Como ser feliz?
Você alguma vez parou para desenvolver como ter boas conversas? Provavelmente não. Esse tipo de coisa a gente acha que sabe fazer de modo inato. A gente saiu fazendo e vem fazendo há tempos, então quer dizer que a gente já sabe fazer bem, né? Não necessariamente.
Um dos meus principais aprendizados durante o sabático foi sobre a ideia de abordar essas questões como habilidades que podem ser desenvolvidas, como temas que eu posso aprender mais e de modo deliberado.
Essa é uma perspectiva diferente, pois onde normalmente a gente investe tempo para se desenvolver? É mais comum que seja em algo relacionado a produzir, relacionado ao trabalho. Mas podemos colocar energia para ficar melhor em outros aspectos das nossas vidas também, outros aspectos que contribuem para sermos melhores pessoas, não só melhores profissionais.
Um desses aspectos pode ser aprender mais sobre como ser feliz. Esse foi um dos aspectos onde coloquei energia no meu sabático. Aprender que existem vários modos de ser feliz.
É o que vou compartilhar um pouco com você no próximo relato JORNADAS PROFISSIONAIS. Aprender que existem vários modos de ser feliz.
Hugo Baraúna é empreendedor há mais de 10 anos. Ele está em um sabático após vender sua empresa para a Nubank. Formado em engenharia de computação pela Poli-USP, tem um MBA executivo pelo Insper e está cursando uma especialização em psicologia positiva pela PUC-RS.
Também é marido, e mora em São Paulo com sua esposa e seus dois gatinhos.
https://www.linkedin.com/in/hugobarauna/
Fale com o editor: