Por Claudio Moreira

 

Hoje conversando com uma amiga que admiro demais, entre reflexões e observações soltei esta pérola:

“Muita gente discute se a salada deve levar alcachofras da temporada, mas deixa o arroz grudar no fundo da panela”.

Essa frase me remete a muito do que já vivi nas salas de treinamento por aí, principalmente quando vou trabalhar temas que são por muitos considerados “batidos”, como feedback, motivação, delegação, entre outros.

Sim, é compreensível que todo mundo queira falar de IA, tendências de comportamento da GenZ, relatório do Fórum Econômico Mundial, disrupção e tudo mais.

Eu também curto um tema da moda, mas vamos devagar com o andor.

Vejo gente no mercado sonhando com planos mirabolantes de crescimento, mas que ainda não domina o básico: bater meta de margem, organizar o time de projeto, corrigir ruptura de produtos simples.

E isso não é vergonha, antes disso, é um alerta.

Antes de querer brilhar com grandes inovações, é preciso garantir que básico operacional esteja firme. O extraordinário nasce de uma execução bem-feita, todos os dias.

Grandes líderes não se destacam apenas pelo carisma ou por ideias ousadas.

Ele(a)s ganham respeito pelo domínio do simples: controle de orçamento, atendimento que resolve, organização impecável, equipe alinhada.

Quer ser visto(a) como estratégico? Então primeiro mostre que o feijão com arroz está sendo bem temperado.

Um antigo líder que tive me dizia: você quer liderar projetos? Seja bom na TAREFA!

Posso provocar? Então vamos lá!

_ Você acha que o tema feedback está batido, mas você faz um plano de ação pós-feedback junto com seu liderado?

_ Você corrige sua equipe com clareza ou apenas desabafa com autoridade?

_ Já perguntou ao seu colaborador como ele interpreta o seu feedback ou você só dispara e sai andando?

_ Você diz que sua equipe está desmotivada, mas quando foi a última vez que elogiou um bom trabalho de verdade?

_ Você exige atitude de dono, mas trata todo mundo como se fossem descartáveis?

_ Sua equipe trabalha com vontade, ou com medo?

Fique tranquilo(a), pois essas perguntas não são direcionadas à você e, sim um lembrete de que antes da salada chique, o arroz bem cozido é o que chama a atenção na refeição.

Pular etapas cria uma liderança frágil.

Quem ainda está aprendendo a lidar com situações como atrasos de funcionários, quebras de produtos ou insatisfação de clientes ainda está construindo a base necessária para liderar transformações maiores.

É o domínio do básico, feito com consistência e responsabilidade, que fortalece sua autoridade e abre caminho para voos mais altos.

 

claudio.jpg - Você quer liderar grandes projetos, mas esquece de abrir a loja no horário?

Claudio Moreira é consultor de Educação Corporativa e trainer de equipes de alta performance, tem mais de 50.000 profissionais capacitados em sua trajetória profissional. É especialista em treinamentos de times de Serviços, Food Service e Varejo. É professor de cursos In Company na Conquer, é professor em cursos MBA no IPOG e na Escola Conquer. É mestre em Tecnologia Educacional, tem MBA Service Management (IBMEC) e MBA em Marketing (Fundação Getúlio Vargas). Colunista EA “Trilhos de Aprendizagem”.

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