Por Walter Lúcio

 

É essencial na gestão educacional ou em qualquer outra área, o conhecimento do mercado em que você atua e suas tendências. Nesse sentido é de fato importante não apenas o acompanhar de notícias, mas a participação em feiras, congressos.

Tive a oportunidade de participar da BettEducar 2024, em São Paulo, a maior feira educacional da América Latina. Uma boa oportunidade para entender e conhecer as tendências do mercado educacional, pois em feiras com esta, estão presentes os principais players do mercado, exibindo o melhor em inovação pedagógica e gestão educacional.

Estando ciente das tendências educacionais, os gestores podem implementar práticas atualizadas e inovadoras que levam a uma melhoria contínua na qualidade da educação.

Isso inclui a adoção de novas metodologias de ensino, tecnologias educacionais e abordagens pedagógicas que demonstraram ser eficazes. Muitas vezes elas refletem as mudanças nas necessidades e preferências dos alunos, bem como os avanços na compreensão da aprendizagem. Ao acompanhar essas tendências, os educadores podem adaptar seus métodos de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos e garantir que recebam uma educação relevante e significativa.

Ao integrar esses elementos em sua prática pedagógica, os educadores podem aumentar o engajamento dos alunos e promover uma aprendizagem mais significativa e motivadora.

Por um outro lado, a competividade institucional está cada vez mais aflorada, isso tem de fato tornado o mercado educacional um dos mais acirrados do Brasil e, dessa forma, é de fato de suma importância que o gestor ou esteja atento as novas possibilidades criativas do mercado e inovações, que podem nesse sentido alavancar a sua instituição, gerando um destaque para a mesma, dentro do seu mercado regional.

Rumo ao futuro da aprendizagem

Podemos nesse contexto de inovações tecnológicas e avanços no campo educacional, destacarmos cinco tendências essenciais:

  1. Educação digital e e-learning: Com o avanço da tecnologia e a pandemia de COVID-19, houve um aumento significativo na adoção de métodos de ensino online e educação a distância. As instituições educacionais no Rio de Janeiro estão cada vez mais integrando plataformas digitais, recursos online e ferramentas de colaboração virtual em seus currículos, permitindo maior flexibilidade e acessibilidade ao aprendizado.
  2. Personalização da aprendizagem: Uma tendência crescente no mercado educacional é a personalização da aprendizagem, onde o ensino é adaptado às necessidades, destacam-se: mentorias, monitorias, atendimento individual e estabelecimento de um acompanhamento personalizado.
  3. Ênfase nas habilidades de vida: Reconhecendo a importância das habilidades socioemocionais no sucesso acadêmico e profissional, as escolas têm valorizado o aprendizado no em torno de eixos focados na humanização e empatia, com o objetivo de trazer aprendizados práticos e de vida para as escolas.
  4. Projetos práticos – Ênfase na cultura do fazer: Uma tendência crescente é o movimento em direção ao aprendizado baseado em projetos Práticos, onde os alunos aprendem através da exploração prática, descoberta e solução de problemas do mundo real. Podemos estabelecer como exemplo as disciplinas de Cultura Maker e Eletivas.
  5. Ensino bilingue – Ênfase em todos os segmentos da educação básica: A prática já se consolidou como uma tendência materializada em todo o mercado educacional brasileiro e “ganha” mais fôlego, a partir do ciclo pandêmico pelo qual passamos.

Nesse sentido, em função de uma série de novas necessidades no campo educacional, a demanda pela valorização e criação de novas “pequenas” empresas tem se consolidado, como as Edtechs, que estão liderando o mercado, em termos de inovação educacional.

O gráfico abaixo demonstra, o crescimento* delas no Brasil:
dasdfd 1024x576 1 - Mercado Educacional: explorando as tendências educacionais emergentes

As Edtechs são startups dedicadas a desenvolver soluções para a educação, tendo a tecnologia como principal ferramenta. Neste contexto, geralmente são jovens desenvolvendo soluções para jovens. Acredito que esse seja um dos grandes ganhos do processo.

E aí animados? Vamos empreender na Educação, a partir de uma Edtechs?

*Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/transformacao-na-educacao-no-brasil-e-hora-dasedtechs,fa57b867aeb0c3a87dd3469830670bb6vkfl5bbw.html?utm_source=clipboard

 

essa ta melhor 1 - Mercado Educacional: explorando as tendências educacionais emergentes

Walter Lucio Bernardes é mestre em ensino de História pela UNIRIO, tem MBA em gestão escolar, extensão e pós-graduação em gestão de negócios, além de trabalhar como consultor educacional corporativo no mercado de educação e ministrar aulas de História. É Top Educational Leadership Voice no LinkedIn. Fundou a rede de Escolas Matriz Educação, onde exerceu o cargo de diretor geral Pedagógico. Tem seu foco na temática de liderança educacional, gestão escolar, capacitação de professores e gestores escolares, além de gestão de pessoas e processos. São temas de estudos e pesquisa permanentes, Mercado Educacional, Liderança corporativa na gestão escolar, Gestão de Inovação e Conflitos, Metodologias Ativas e Ensino a partir da cultura do fazer (cultura Maker).

www.linkedin.com/in/walterluciogestaoeducacional

 

Fale com o editor: 

eamagazine@eamagazine.com.br