Como se beneficiar da Inteligência artificial | Mônica Vitória

 

A consultoria Accenture fez a previsão de que a tecnologia aumentará as vendas das empresas em todo o mundo em média de 38% até 2022. Para tornar a Inteligência Artificial (IA) utilizável, algumas etapas de trabalho complexas devem ser iniciadas: a digitalização de processos, a preparação de dados, o treinamento de funcionários. Isso está associado a uma grande quantidade de trabalho e custos.

Mas por que vale a pena lidar com a tecnologia e quais vantagens sua empresa pode tirar dela – numa visão geral?

Melhore o atendimento com IA

Uma pesquisa feita, perguntou a 500 empresas privadas, onde eles vêem o maior potencial para o uso de inteligência artificial. Surgiram três grandes áreas: o suporte aos processos de tomada de decisão por meio da análise de dados, a automação de processos e o uso de chatbot.

Todos esses aplicativos podem melhorar o atendimento ao cliente. Com a ajuda da IA, os dados do processo e do cliente podem se tornar utilizáveis. Usando algoritmos de aprendizado de máquina, um grande número de dados (big data) pode ser processado no menor tempo possível. A análise de dados pode ajudar as empresas a entender melhor seus clientes e responder melhor às solicitações dos clientes. Essas análises podem ser usadas para otimizar seu próprio serviço ou seus próprios produtos e serviços.

A inteligência artificial também pode aliviar enormemente os funcionários dos departamentos de atendimento ao cliente. Por exemplo, se você possui uma loja que vende difusor de aromas, os chatbots podem ser usados ​​para responder a perguntas padrão dos clientes.

Chatbots não dormem

Os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia e podem responder a consultas em tempo real. Os funcionários desta área de serviço, com os chatbos, têm mais tempo para consultas mais específicas. Novas consultas podem ser coletadas e o chatbot pode ser enriquecido com mais e mais dados. O sistema continua a aprender e pode aliviar o trabalho dos funcionários.

A inteligência artificial na forma de sistemas de assistência inteligente pode ajudar a aumentar a qualidade do atendimento ao cliente. As propostas de soluções são geradas a partir dos dados de consulta e casos de serviço já processados.

Sistemas como esses são usados ​​hoje para acompanhar os funcionários das linhas diretas de serviço em suas ligações e para sugerir a “próxima melhor opção” que eles devem apresentar ao cliente. Desta forma, os novos funcionários podem apoiar ativamente o atendimento ao cliente sem longos períodos de treinamento.

Otimização de processos com IA

  • A inteligência artificial pode ajudar a otimizar processos e torná-los mais transparentes e sustentáveis não apenas no atendimento ao cliente, mas em quase todas as áreas
  • Os sistemas de análise de dados podem usar os dados do processo para identificar onde há potencial para melhoria
  • Em quais processos é gasto mais tempo?
  • Onde os recursos podem ser salvos?
  • Onde ocorrem os erros?
  • A inteligência artificial pode supervisionar a totalidade dos dados e identificar ineficiências

Esta área de aplicação é conhecida como Process Mining.

Já existem aplicativos de IA que se especializaram na otimização de processos em áreas específicas de aplicação. A Mineração de Transporte é adequada para a logística de transporte.

Usando dados de tráfego, horários, tempos de viagem e outros fatores, os algoritmos calculam as viagens ideais para os motoristas. Viagens vazias, por exemplo, são um grande problema no transporte. Embora nenhuma carga esteja sendo transportada, o pessoal e o combustível são usados ​​aqui. Os aplicativos de IA procuram por depósitos próximos para usar as viagens de retorno da maneira mais eficiente possível.

A inteligência artificial pode ser usada não apenas para usar pessoal, viagens, horas de trabalho e materiais da forma mais sustentável possível, mas também para automatizar etapas do processo.

Tarefas rotineiras particularmente repetitivas e demoradas estão predestinadas a serem totalmente automatizadas. Os formulários podem ser amplamente pré-preenchidos, os processos regulares de pedidos ou faturamento podem ser realizados automaticamente.

Economize mão de obra para tarefas importantes e use os pontos fortes de seus funcionários: você tem mais tempo para resolver problemas ou para o trabalho interpessoal.

Monitore e controle

Os sistemas de IA podem não apenas processar uma grande quantidade de dados, mas também monitorá-los. Isso significa que melhorias também podem ser feitas durante a operação.
Por exemplo, sistemas multissensores inteligentes reconhecem se uma máquina está falhando ou precisa ser reparada imediatamente (manutenção preditiva). Desta forma, falhas e paradas de produção podem ser evitadas e o melhor valor agregado possível pode ser garantido.

Outro grande campo que é estimulante para vários setores é a análise preditiva. Usando modelos de dados, os algoritmos podem identificar padrões nos dados da empresa, mídia social, notícias e outros dados históricos e usá-los para criar previsões.

A partir disso, você pode, por exemplo, criar previsões de eventos e tendências, antecipar gargalos de entrega ou identificar potenciais fraudadores. Esses dados podem ser usados ​​para tomar decisões estratégicas e baseadas em dados e são um enriquecimento para quase todas as empresas.

Seguro com IA

A crescente digitalização e rede de máquinas traz consigo um maior risco para a segurança cibernética. Com inteligência artificial você pode proteger melhor seus próprios sistemas e infraestrutura crítica.

Porque falhas de sistema ou roubo de dados podem levar a grandes prejuízos financeiros e perda de confiança entre seus clientes. Os sistemas de IA podem avaliar dados de ataques cibernéticos anteriores e aprender com eles.

Dessa forma, eles podem identificar brechas de segurança ou identificar invasores. A defesa automatizada também pode ser usada para ataques padrão. Ginni Rometty, ex-CEO da IBM, descreve o crime cibernético como a maior ameaça para qualquer empresa.

Os ataques estão se tornando cada vez mais complexos, de modo que a defesa deve se desenvolver continuamente. Se você quer se proteger, deve fazer uso da inteligência artificial .

Mas mesmo quem quer manter sua posição no mercado tem que lidar com a tecnologia. A Accenture estima que a inteligência artificial dobrará a taxa de crescimento econômico em doze nações industrializadas até 2035. Modelos de negócios completamente novos podem ser abertos com IA.

Como sua empresa pode se beneficiar da IA?

  • Economizando tempo e dinheiro para pessoal, material e transporte por meio da otimização do processo
  • Entenda melhor os clientes e melhore os produtos por meio da análise de dados
  • Melhore o atendimento ao cliente por meio de chatbots e sistemas de aprendizagem
  • Tomada de decisão baseada em dados por meio de análises preditivas
  • Melhore a segurança cibernética por meio de sistemas de IA

 

MONICA VTIORIA - Inteligência artificial: como sua empresa pode se beneficiar dessa tecnologia?

Mônica Vitória é formada em Publicidade e Propaganda, suas paixões são a fotografia e o marketing. Trabalha como SEO em uma agência de marketing digital, a WebTrends, em Ribeirão Preto.

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