Por Sônia Crisóstomo
Autora best-seller, Martha Gabriel, esteve em Lisboa para participar da Terceira Edição do Rock’in Rio Academy e, lançar por aqui, em Portugal, o seu mais novo livro, “Inteligência Artificial – Do Zero ao Metaverso”.
Nem só de rock vive o festival, que neste ano trouxe aproximadamente 300 mil pessoas para assistir a ídolos como Muse, The National, Black Eyed Peas, Ivete Sangalo e muito mais.
Para além de todo o ambiente de música e entretenimento, o Rock´in Rio Academy tem por objetivo a Formação em Gestão e toman por base, o Modelo de Negócios do próprio evento, que é sucesso e se consolida com uma das marcas mais conhecidas no mundo.
Nesse contexto, o evento trouxe a Martha Gabriel, que, resumindo muito sua carreira podemos dizer que é professora de Inteligência Artificial da (PUC-SP) na pós graduação do TIDD, leciona também nas principais escolas de negócios do Brasil, incluindo Insper e Fundação Dom Cabral. É também a única brasileira que compõe a Faculty internacional da CrossKnowledge, empresa global entre as líderes de capacitação corporativa online. 1
O momento de se falar em IA não poderia ser o mais apropriado
A pandemia acelerou projetos de tecnologia, inovação que talvez, em condições normais, levaria dois ou três anos para serem implementados, mas a necessidade de se reinventar e se discutir o “novo normal” fez com que tudo acontecesse muito rapidamente.
Sem dar spoiler, Martha traz reflexões para dormirmos com ela. Aquela do tipo que a gente dorme pensando e acorda cheio de respostas (ou mais perguntas). Isso porque na esfera da Tecnologia, da Internet das Coisas, o impossível somente ainda não foi inventado. E uma pergunta que ela fez e que vou deixar com você é, em minhas palavras é:
Se o fato de sermos digitais traz benefícios maiores que a eletricidade e saneamento. Será?
Já estamos nos acostumando com a voz das máquinas e, o que antes era “coisa de doido”, hoje já está completamente adaptado ao dia a dia. Conversamos com a Siri, pedimos coisas a Alexa, nosso GPS nos guia por voz se não quisermos desviar o olhar da autoestrada, ouvimos comerciais onde os atores deram lugar a avatares, e o antigo código das unidades de resposta audíveis passa a ser por voz, dispensando a escolha de opções por pressão de teclas. Que, aliás, já nem existem mais.
O sonho de Steve Jobs de fazer um telefone sem teclas se espalhou para todos os dispositivos móveis de uso civil.
Segundo o site eco.sapo.pt, Portugal adota mais Inteligência Artificial do que outros países da União Europeia. Em 2020 enquanto a maioria das empresas dos países da EU usavam 7% de Inteligência Artificial, as empresas portuguesas já adotavam quase 10%.
Em Portugal, avanços em AI
A Associação Portuguesa para Inteligência Artificial traz uma lista das unidades em Portugal que já utilizam IA em suas aplicações. Acesse abaixo, o QRCODE e tenha a lista.
Sem perder a onda, o governo Português também anunciou em seu site eportugal.gov.pt que já utiliza IA em vários portais de serviço público como o próprio site ePortugal. Um exemplo trazido pelo portal é a utilização do chatbot que auxilia os cidadãos a encontrar o que procuram em sua plataforma.
Falando em Inteligência Artificial e sua aplicação na área da saúde, a Open Innovation BR, através do squad Portugal conversou no dia 15/07 com Alexandre Mosquim, gerente de Inovação no Hospital Israelita Albert Einstein no Eretz.bio: Laboratório de Inovação e a maior incubadora de saúde da América Latina. O propósito ali é acelerar todo o ecossistema de Inovação em Saúde no Brasil e no mundo.
Sua dupla na conversa foi Mauricio Farez, pesquisador experiente e empreendedor com histórico demonstrado no setor hospitalar e de saúde. Especialista em Neuroimunologia, Estatística, Pesquisa, Pesquisa Clínica, Epidemiologia, Análise de Dados e IA. Formado pela Universidade de Harvard. CEO e Co-Fundador da Entelai, fornecedora líder de serviços de IA para o setor de saúde na América Latina.
Ficou curios@ pra saber sobre o que eles falaram? Me acompanhe nos próximos artigos da EA!
Sônia Crisóstomo é casada, mãe de duas filhas, apaixonada pela vida e pelo mar. Formada e pós-graduada em Ciências da Computação, MBA em Executive Marketing. Sócia do WholebeingInstitute e ETI Europe. Mais de 30 anos em empresas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Diplomata Civil Humanitária, G100 Global AdvisorCouncilMember, Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócios de Portugal e Membro do Conselho Administrativo do Instituto Raiz Nova. Formada em Inteligência Emocional, Programação Neurolinguistica, Hipnoterapeuta com especialização em Hipnose Clínica. Formação Internacional em PSicologia Positiva. Colunista da Revista Mulher Africana e feliz escritora com 3 livros publicados. Colunista EA “Felicidade”.
https://www.linkedin.com/in/sonia-crisostomo-a2a8382/
Fale com o editor: