CULC, a solução HR Tech “High Ticket” 

A palavra exaustão remete a cansaço excessivo. Há um modelo de programa organizacional muito debatido no Linkedin que exemplifica o significado de “exaustão”: o reposicionamento de líderes.

Os modelos de liderança estão exauridos. Se esgotaram. Cansam líderes, cansam times de liderados, cansam áreas mais inovativas, cansam negócios que buscam sustentabilidade empresarial. Mas permanecem ativos na maioria das empresas.

Por que?
Porque renovação precisa de parâmetros e na era digital, nosso tempo, não há muitos parâmetros.   É preciso testar, experimentar, monitorar, melhorar. Esse script combina com inovar + persistir + revolucionar + simplificar + ressignificar.

Pensa numa Cultura com este clima. Ela tem nome. Cultura de Aprendizagem.

O panorama inadequado na modelagem dos programas organizacionais
Consultorias contratadas pelas áreas de RH, em sua maioria, modelam as verticais dos programas de gestão de pessoas. Custo de investimento alto, muita HH alocada, para na maioria das vezes implementações não sustentáveis e descontinuadas.

Por que? Como afixar programas estruturais em ambientes voláteis? Como manter o engajamento dos times em programas que nem sempre são antecipadamente discutidos, debatidos, em cadeia colaborativa, dentro das empresas? O velho rito persiste aí: “Comando de cima para baixo”.

E o que dizer dos clássicos Comitês na ótica da Geração Z?
Comitês se sustentam com presença apenas do médio e alto escalão? Tudo está ruindo na gestão de processos organizacionais, na medida, que nossa era, reinventa:

  • Modelos de profissões, de empregabilidade, do acesso a tecnologias e do impacto da Geração Z, esses nativos com seus propósitos inegociáveis frente ao propósito de qualquer organização de trabalho.

Ora, pense, mas qual o poder da juventude senão negar o velho, o arcaico, rompendo assim, com códigos, comportamentos profissionais com os quais não se identificam em seus inícios de jornada no mercado de trabalho, e se deparam com modelos de empregabilidade e que não geram a necessária evolução dos tempos?

Toda juventude traz um rito de passagem. E esta, a Gen Z, traz a Esperança do “Viver não mais e apenas para se trabalhar”. Eis o novo rito. Não mais querer Ter, mas querer Ser.

image 1 - Exaustão dos modelos organizacionais

O futuro do trabalho desenha hoje o futuro do emprego
Nessa conjuntura em que tudo está ruindo, mas persiste nas empresas, como serão então, os empregos nos próximos anos?

Compartilho o relatório Future of Jobs 2025, do Fórum Econômico Mundial, panorama que aponta os cenários para o período 2025-2030 no mercado de trabalho. Perspectivas que vão de encontro ao que estamos construindo com a CULC a HR Tech que vem colocando no epicentro das empresas, seus colaboradores. Nossas duas trilhas, Cultura e Colaborador são orientados pela matriz “4As”.

Trago alguns apontamentos deste relatório, rico e balizador em tendências organizacionais:

  1. Ampliação do acesso digital nas escalas pessoais e profissionais
  2. Avanço da tecnologia, com foco em IA, Robótica e Automação
  3. Trabalho de escritório e de secretariado em declínio acentuado
  4. Habilidades hoje existentes se tornam rapidamente obsoletas
  5. Pensamento analítico continuará habilidade ultra potencial
  6. Habilidades socioemocionais serão diferenciais de acesso ao mercado de trabalho
  7. Liderança com influência social mudará os modelos de liderança
  8. Flexibilidade, agilidade e resiliência, trio de skills necessárias para qualquer posição ou perfil de carreira
  9. Requalificação profissional com impacto de aprender a aprender – trilha de aprendizagem contínua
  10. Saúde e bem-estar serão critérios decisórios para atrair força de trabalho

Influenciador Interno com Missões e não mais Metas
Menos metas e mais missões. Metas abastecem a indústria dos ansiolíticos hoje. Missões geram jornadas de autoconhecimento, de genuína visão de time e de entusiasmo por aprender e ensinar juntos.

E pergunto, há modelo organizacional para sustentar Missões?

Ainda Não. Mas há ferramentas potenciais para essa mudança de escala de produtividade. Como a plataforma CULC. E olha que missões trazem em si, desafios extraordinários, não é
Pensa nisso, a missão de um software em ser um ambiente extraordinário para gerar Missões Organizacionais e Missões Profissionais. Isso é CULC.

image2 - Exaustão dos modelos organizacionais

Cultura de aprendizagem
É a valorização constante de aprendizagem contínua. Do colaborador e da empresa.

Na visão CULC: todo e qualquer colaborador, em qualquer cargo, em nossa plataforma é orientado pela matriz “4Rs”, um facilitador de skills poderosas para os programas de gestão de pessoas.
Sim, estamos invertendo a lógica do passado: O colaborador neste ambiente CULC, é o ativo principal de mudança de inovação para o ecossistema e subsistemas de RH.

Colaboradores como Facilitadores de processo para movimentar Missões do Negócio. Veja o impacto disso:
DE: Metas do Negócio
PARA: Missões do Negócio

Sucessão de líderes, o ChatGPT e os Agentes de IA
Analisamos aqui a modelagem dos programas de Liderança e questionamos a eficácia deles hoje serem construídos por agentes externos (consultorias organizacionais) e não pelos legítimos agentes internos – Os colaboradores. Claro, entendemos, ser difícil, internamente, áreas de RH, saberem por onde começar essa gigante transformacão.

Mas pense em sucessão de Líderes, de ascensão de carreira, dois exemplos mínimos, ele podem ser e muito favorecidos por um novo mindset que integra Times de RH e dos Colaboradores, utilizando ferramentas de inteligência. Taí o ChatGPT e os Agentes de IA já a postos no trabalho diário, só pra citar dois exemplos significativos de uso de softwares para ampliar a inteligência Interna na Gestão de Pessoas.

Ambições hoje mesclam Vida Pessoal e Profissional
Pesquisas apontam todos os dias: é preciso reconsiderar o que seja “bônus corporativo”.

Veja esta amostragem que atestar o SER:

  • 67% Passar mais tempo com minha família e amigos
  • 64% Ser físico e mentalmente saudável
  • 58% Viajar sozinho
  • 55% Ampliar jornada de conhecimento
  • 54% Conseguir aumento salarial
  • 29% Manter meus hobbies
  • 29% Trabalhar em empresas que ofereçam flexibilidade
  • 23% Ser promovido no trabalho

5 geracionais, time único?
Parece caótico, né? “Jeitos de Ser Diferentes” em um mesmo ambiente profissional. Precisa, viu? Porque as próximas gerações nativas vão se conectar de forma natural:

GenZ (geração Z 1995-2010)

+ GenA (geração Alpha – 2010 a 2025)

+ GenB (geração Beta – 2025 a 2039)

GenY – Nascidos 1981 a 1995

GenX – Nascidos 1965 a 1980

Gen Baby Boomer – Nascidos 1945 a 1964

Gen Veteranos – Profissionais 70+

image 3 - Exaustão dos modelos organizacionais

O que queremos potencializar?

Palavras “In”

Algumas aqui. Insira elas na dinâmica das estratégias da empresa – Do planejamento de Processos ao de Pessoas:
Combinado
Colaboração
Experiência
Hipóteses
Autonomia
Missões

Valide na empresa o equilíbrio de propósitos – CNPJ e CPFs

  1. Combinados de trabalhos flexíveis
  2. Ambiente de trabalho saudável, fluído
  3. Jornada de trabalho com Missões
  4. Autonomia para crescimento profissional
  5. Ser colaborador individual
  6. Fazer logoff na hora certa
  7. Carreiras exponenciais e com experiências
  8. Times doadores de si na busca de hipóteses

CULC, a HR Tech High Ticket”
High ticket é um termo que se refere a produtos, serviços e soluções de alto valor.
A CULC é uma solução de impacto comportamental, com alto valor de aprendizagem na relação colaboradores com suas marcas empregadoras.

Quando uma empresa está pronta para ter uma solução high ticket?

  • Entender o clima (ambiente de trabalho), o consumidor (colaborador) e status inovativo (capacidade da empresa testar inovações)
  • Entender mindset do principal ativo do negócio (colaboradores) e suas conexões para produzir com qualidade (ferramentas disponíveis)
  • Entender a oferta de dados das soluções tech (sistemas, plataformas, softwares)
  • Entender o que é um sistema vivo, uma solução High Ticket vai se melhorando e melhorando o cliente, suas conexões e seus processos de Pessoas a partir da usabilidade

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CULC, um ecossistema vivo de retenção

A plataforma tem o diferencial de provocar, gerar sementes para medir Cultura de Aprendizagem em suas 2 Trilhas – Cultura e Colaborador, com foco na matriz soft skill “4As”:

  • Autorresponsabilidade
  • Autonomia
  • Autogestão
  • Autodesenvolvimento

Nossa solução é um ambiente de aprendizagem colaborativa, com foco em engajamento, retenção e reconhecimento.

Neste ambiente de trabalho participativo, o colaborador se loga à sua conta CULC, a partir da assinatura de sua empresa. E passa a agregar valor ao um novo modelo de programas de gestão de pessoas (nossas funcionalidades) e, ao mesmo tempo, amplia sua aprendizagem de carreira, com a matriz “4As”.

Sim. Sabemos que estamos antecipando em 10 anos, o modelo organizacional de comportamento do trabalho.

O que queremos potencializar?
Ser um novo e inovador ecossistema de RH, que valoriza e tem no colaborador o aliado para pensar o hoje e o amanhã da empresa.

Para simplificar. E acreditando que inovação nada mais é que a evolução natural de todas as coisas.
CULC é o jeito novo de “vestir a camisa da Firma”.

Fecho este artigo, com um a frase de um admirável profissional Futurista: “A tecnologia não vai acabar com o trabalho e sim com as rotinas”, Carlos Piazza

Quer um clima organizacional tão fantástico como esse, sem rotinas?
Ambientes de Estudos e de Networking:

  • Mutirão Demo CULC Encontros de Networking de Cultura de Aprendizagem
    Inscreva-se aqui com o assunto “QUERO PARTICIPAR”: marketing@culc.com.br

Stefarss Stefanelli é empreendedora digital, pesquisadora de tecnologias para o futuro do trabalho e palestrante internacional. Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócio Portugal. Integrou o Women In Tech Web Summit (Portugal). Faz parte do Lusofonia Digital, no grupo Futuro do Trabalho (Lisboa, Portugal). Fundou as empresas Oakian e a startup HR Tech CULC Inc. Tecnologia. É Publisher da EA Magazine.