O VÍDEO E SUAS EVOLUÇÕES | Diego Campos
Com a disponibilidade do uso de vídeos nas principais redes sociais, a troca de experiências e dinâmica entre os usuários mudou bastante. A avalanche de informações que recebemos das nossas conexões fizeram com que, pouco a pouco, a preferência por vídeos virasse uma realidade. Um exemplo: O que é mais gostoso e prático, realizar uma receita deliciosa acompanhando o passo a passo de um vídeo, ou através de um livro de receita relativamente frio e distante?
Um vídeo de receita culinária além de trazer a experiência ao espectador, desperta o apetite e vontade de colocá-la em prática. Porém, a todo momento sempre há alguém postando alguma coisa. Como fazer para continuar sendo relevante com esse público cada vez mais exigente? Com isso o próprio vídeo para as mídias sociais vive em constante mutação.
Antigamente não havia uma regra sobre como a informação deveria ser passada e quanto tempo o vídeo deveria durar. Vídeos pessoais ainda não tem essa regra, dependendo do momento e apelo do conteúdo. Porém, vídeos com a intenção de captar novos clientes ou fidelizá-los, quanto mais rápido e assertivo o vídeo, maior a chance de retenção do cliente. Se conseguir transmitir o conteúdo em seis segundos, excelente.
Adaptando a comunicação
Pensando que boa parte das pessoas que participam das redes sociais, também são colaboradores de empresas, fica a pergunta: Como as empresas estão adaptando sua comunicação interna para que essa troca não seja tão maçante e com tantos recursos tecnógicos disponíveis? Aí é que o vídeo tem um papel importante.
Pegue o exemplo de treinamentos corporativos, é possível traduzir o conteúdo a ser transmitido da forma mais breve e sucinta emu ma produção de vídeo bem estruturada.
Um vídeo treino é uma forma econômica de oferecer um treinamento padronizado, que pode ser duradouro com consultas posteriores. Os vídeos atualmente fazem parte do dia-a-dia e necessidade das empresas. Há uns anos, fazer um vídeo exigia mais tempo e custo. A informação e comunicação eram um pouco mais lentas, impactando no processo de a criação, execução e entrega.
Experiência do usuário
Hoje tudo isso é feito de maneira mais rápida, precisa, com valores mais palpáveis. Claro que o céu é o limite e tudo depende do budget e da necessidade. Em contrapartida, o público recebe mais informações e isso o torna mais exigente, trazendo a necessidade de boas ideias, qualidade, poder de criação e dinâmica das produtoras, além da estratégia de divulgação que depende muito do formato de vídeo escolhido, plataformas e marketing.
Sou de uma época que para ver meu desenho predileto, tinha que esperar uma manhã inteira. Hoje, observamos as crianças assistirem vários vídeos ao mesmo tempo. Então o que esperar do futuro? Uma coisa é fato, as mudanças sempre virão. E temos que estar preparados para isso.
Diego Campos é empreendedor, sócio-fundador e diretor comercial da Garoa Filmes, representante comercial da Chiligum Creatives.
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