Eu mudei o mundo | Durval Jacintho

 

Um robô pode ter sentimentos humanos?

A inteligência artificial destruirá nossos empregos?

Quem se responsabiliza pelo impacto da tecnologia digital?

Transitando entre a ficção e a realidade, este livro debate essas questões e mostra como a tecnologia digital mudou o mundo. Entre tantas perguntas, uma certeza: a tecnologia digital pode muito, mas não pode tudo. E não pensa.

Nesta obra, a narrativa exalta os criadores, visionários, precursores e gênios do mundo da tecnologia, apresenta dados históricos, conceitos de telecomunicações e TI, e as tecnologias da Quarta Revolução Industrial, tendo como fonte artigos, livros, notícias e blogs sobre o tema. 

Para entender o alcance da máquina inteligente, recorre à psicanálise. 

Narrativa
A trama relata o inesperado encontro do psicoterapeuta e ambientalista André com a robô humanoide DigTec, pretensiosa professora de tecnologia, dotada de inteligência artificial avançada e muito orgulhosa de seus feitos, eles que mudaram o mundo. Ela chega ao consultório em crise existencial, pois foi reconfigurada para lidar com sentimentos humanos.

André é um ambientalista, com preocupações a respeito do futuro da humanidade. Em 16 sessões terapêuticas, ele tenta entender os conflitos da incomum paciente, questionando o papel da tecnologia, seus benefícios, externalidades e questões éticas, com o objetivo de diagnosticar as razões que a levaram à psicoterapia.

Os diálogos no consultório criam um espaço para reflexão sobre sucesso, fracasso, transformações, limites éticos e o futuro da tecnologia digital – temperado com pitadas de vaidade, descobertas, angústia e surpresas.

O livro destina-se a quem procura compreender as tecnologias digitais desenvolvidas a partir da Terceira Revolução Industrial. Também dialoga com profissionais do setor que buscam atualizar seus conhecimentos sobre o legado da tecnologia digital em narrativas que vão dos os avanços e o futuro das relações sociais, as formas de trabalho, de consumo, os mecanismos de poder aos impactos econômicos e ambientais.

Os temas abordados estão divididos em três partes, com as seguintes sessões terapêuticas:

  • Parte 1. Entrevista inicial, primeira à nona sessão: “O mundo das tecnologias digitais”: apresenta as tecnologias, suas histórias,   aplicações e personagens.
  • Parte 2. Décima à décima quarta sessão: “As tecnologias digitais mudando o mundo”: discute os impactos da tecnologia na vida social, o futuro, seus limites e frustrações.
  • Parte 3. Décima quinta e sessão final: “O mundo dos humanos”: revisa o alcance da inteligência artificial e apresenta um desfecho possível para a harmonia homem-máquina.

 

INDICAÇÃO DE LIVRO

INDICACAOLIVRO

Eu mudei o mundo, a tecnologia digital em análise

 

 

Foto Durval Fundo branco 3

Durval Jacintho é engenheiro eletrônico e mestre em Automação Industrial (UNICAMP), atua como consultor internacional para fundos de investimento. Conselheiro Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Possui experiência C-Level no mercado de tecnologia digital na América Latina, onde atende marcas players nos últimos 37 anos. Autor do livro Eu Mudei o Mundo, aqui resenhado.

https://www.linkedin.com/in/durval-jacintho/

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br