Por Sônia Crisóstomo

 

Autora best-seller, Martha Gabriel, esteve em Lisboa para participar da Terceira Edição do Rock’in Rio Academy e, lançar por aqui, em Portugal, o seu mais novo livro, “Inteligência Artificial – Do Zero ao Metaverso”.

Nem só de rock vive o festival, que neste ano trouxe aproximadamente 300 mil pessoas para assistir a ídolos como Muse, The National, Black Eyed Peas, Ivete Sangalo e muito mais.

Para além de todo o ambiente de música e entretenimento, o Rock´in Rio Academy tem por objetivo a Formação em Gestão e toman por base, o Modelo de Negócios do próprio evento, que é sucesso e se consolida com uma das marcas mais conhecidas no mundo.

Nesse contexto, o evento trouxe a Martha Gabriel, que, resumindo muito sua carreira podemos dizer que é professora de Inteligência Artificial da (PUC-SP) na pós graduação do TIDD, leciona também nas principais escolas de negócios do Brasil, incluindo Insper e Fundação Dom Cabral. É também a única brasileira que compõe a Faculty internacional da CrossKnowledge, empresa global entre as líderes de capacitação corporativa online. 1

IMG 3133 - Inteligência Artificial em Portugal BF592B3D F931 4B80 807F 0F55A1288163 - Inteligência Artificial em Portugal

O momento de se falar em IA não poderia ser o mais apropriado

A pandemia acelerou projetos de tecnologia, inovação que talvez, em condições normais, levaria dois ou três anos para serem implementados, mas a necessidade de se reinventar e se discutir o “novo normal” fez com que tudo acontecesse muito rapidamente.

Sem dar spoiler, Martha traz reflexões para dormirmos com ela. Aquela do tipo que a gente dorme pensando e acorda cheio de respostas (ou mais perguntas). Isso porque na esfera da Tecnologia, da Internet das Coisas, o impossível somente ainda não foi inventado. E uma pergunta que ela fez e que vou deixar com você é, em minhas palavras é:

Se o fato de sermos digitais traz benefícios maiores que a eletricidade e saneamento. Será?

Já estamos nos acostumando com a voz das máquinas e, o que antes era “coisa de doido”, hoje já está completamente adaptado ao dia a dia. Conversamos com a Siri, pedimos coisas a Alexa, nosso GPS nos guia por voz se não quisermos desviar o olhar da autoestrada, ouvimos comerciais onde os atores deram lugar a avatares, e o antigo código das unidades de resposta audíveis passa a ser por voz, dispensando a escolha de opções por pressão de teclas. Que, aliás, já nem existem mais.

O sonho de Steve Jobs de fazer um telefone sem teclas se espalhou para todos os dispositivos móveis de uso civil.

Segundo o site eco.sapo.pt, Portugal adota mais Inteligência Artificial do que outros países da União Europeia. Em 2020 enquanto a maioria das empresas dos países da EU usavam 7% de Inteligência Artificial, as empresas portuguesas já adotavam quase 10%.

Em Portugal, avanços em AI

A Associação Portuguesa para Inteligência Artificial traz uma lista das unidades em Portugal que já utilizam IA em suas aplicações. Acesse abaixo, o QRCODE e tenha a lista.

Capturar - Inteligência Artificial em Portugal

Sem perder a onda, o governo Português também anunciou em seu site eportugal.gov.pt que já utiliza IA em vários portais de serviço público como o próprio site ePortugal. Um exemplo trazido pelo portal é a utilização do chatbot que auxilia os cidadãos a encontrar o que procuram em sua plataforma.

Falando em Inteligência Artificial e sua aplicação na área da saúde, a Open Innovation BR, através do squad Portugal conversou no dia 15/07 com Alexandre Mosquim, gerente de Inovação no Hospital Israelita Albert Einstein no Eretz.bio: Laboratório de Inovação e a maior incubadora de saúde da América Latina. O propósito ali é acelerar todo o ecossistema de Inovação em Saúde no Brasil e no  mundo.

Sua dupla na conversa foi Mauricio Farez, pesquisador experiente e empreendedor com histórico demonstrado no setor hospitalar e de saúde. Especialista em Neuroimunologia, Estatística, Pesquisa, Pesquisa Clínica, Epidemiologia, Análise de Dados e IA. Formado pela Universidade de Harvard. CEO e Co-Fundador da Entelai, fornecedora líder de serviços de IA para o setor de saúde na América Latina.

Ficou curios@ pra saber sobre o que eles falaram? Me acompanhe nos próximos artigos da EA!

 

Sonia Crisostomo foto - Inteligência Artificial em Portugal

Sonia Crisóstomo é casada, mãe de duas filhas, empreendedora e escritora. Formada e pós-graduada em Ciências da Computação, MBA em Executive Marketing. Fundadora da empresa PONTE360. Mais de 30 anos em empresas de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação. Formada em Psicologia Positiva, Inteligência Emocional, Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta com especialização em Hipnose Clínica. Diplomata Civil Humanitária, G100 Global Advisor Council Member, Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócios de Portugal e Membro do Conselho Administrativo do Instituto Raiz Nova. Colunista da Revista Mulher Africana. Prêmio Gênios da Atualidade de 2023 na categoria Escritora do Ano em Portugal. Grand´Ambassadeur da Divine Académie des Arts Lettres et Culture da França. É Colunista EA “Felicidade”.

https://www.linkedin.com/in/sonia-crisostomo-a2a8382/

 

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br