Por Ana Paula Educadora

 

A frase clássica “Tudo começa a funcionar depois do carnaval”, continua valendo, em todas as áreas e, na Educação, não é diferente. Por isso, este é o meu primeiro artigo em 2024, que trata de tendências, insights e inovação para que a Educação não se desconecte das transformações que vivemos a cada momento.

Sem insights não há tendências

Pensar em Educação é mais do que ter conhecimento, é necessário ter uma postura multidisciplinar.

O educador precisa se abrir para o mundo, porque é assim que essa nova geração enxerga a vida.

Quando nos deparamos com novas experiências, insights acontecem, porque exercitamos a reflexão em relação aos conhecimentos prévios, como também, aos novos saberes, o quais se somam às vivências. Os insights são criados a partir do tripé: conhecimentos prévios, novos saberes e experiências, para melhor compreendermos as tendências da educação.

Afinal o que significa tendência para nós educadores?

Segundo o dicionário Oxford Language, tendência é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou agir de certa forma. Importante conhecer e analisar o significado da palavra “tendência”, e verificar como se aplica ela no seu dia a dia. Em contrapartida, tem quem acredite que replicar uma ideia ou tendência é o suficiente.

Existe uma diferença entre aplicar e replicar

Quando se aplica um novo conhecimento, o qual se transforma em uma tendência, o processo ocorre de forma reflexiva. A técnica 5W2H é muito interessante, porque percorre uma trilha de aprendizagem para refletir sobre insights:

  1. What (o que será feito?)
  2. Why (por que será feito?)
  3. Where (onde será feito?)
  4. When (quando será feito?)
  5. Who (por quem será feito?)

Se escolher pelo caminho de replicar uma ideia ou tendência, não passará pelo processo de pensar em etapas. Infelizmente é comum acontecer, e assim, as inovações demoram a se concretizar.

Tendências 2024 na área da educação  

  • As tendências na educação se pautam na pandemia e pós pandemia as quais impulsionaram uso das tecnologias como ferramenta pedagógica alinhada ao planejamento e à didática dos professores.
  • A educação personalizada ganha destaque diante das necessidades de se incluir cada vez mais os alunos, e consequentemente fortalece a educação inclusiva.
  • Cuidar da saúde mental, traz à tona a educação socioemocional, pois aprender a lidar com as emoções, de agora em diante, é para vida toda.
  • O ensino híbrido é uma promessa de futuro, porque contempla o exercício das habilidades presenciais e online.
  • O empreendedorismo é fundamental para formar perfis inovadores, porque empreender tem diferentes significados: como gerir seu próprio negócio ou, como ser empreendedor da sua trajetória.

Como articular estas tendências?

Organizar ideias no projeto político pedagógico de uma escola requer expertise, pelo fato da necessidade de investir:

  1. Capacitação profissional em todas frentes da instituição.
  2. Mudar o mindset em relação ao uso das tecnologias em sala de aula, pois quem opera os recursos são os educadores com bons conhecimentos e planejamento.
  3. Envolver as famílias é fundamental, pois muitas ainda acreditam no ensino tradicional.
  4. Desafio constante: manter o interesse dos jovens pela escola.
  5. Estar conectado às tendências do mercado de trabalho.
  6. Rever periodicamente a estrutura física da escola, em termos dos espaços para a realização das atividades presenciais e on-line

Por que o autoconhecimento é essencial?

Ele é o fator que mediará as transformações pessoais e profissionais. O futuro do trabalho precisa de colaboradores que saibam equilibrar os valores pessoais e profissionais. E que assim, tenham autonomia no pensar e gerar ideias inovadoras, as quais ajudarão a compreender que o coletivo e o individual se complementam neste mundo em constante transformação.

A missão da Educação é multidisciplinar. Ela abre novas possibilidades para o exercício do pensar, promover o conhecimento e a autonomia para àqueles que sabem aplicar, adaptar e criar novos saberes.

Que as tendências tragam insights e inovações para educadores e entusiastas da Educação, porque o futuro do trabalho depende das novas gerações que nos ensinam a compreender que o mundo é feito de parecerias e conexões.

 

Ana Paula Educadora (Colunista)

Ana Paula Educadora é pedagoga, psicopedagoga, tem extensão em Neuropsicologia (PUC-SP) e MBA em Gestão Educacional. É Top Critical Thinking Voice LinkedIn. Fundou e é diretora da Transformar Educação & Inovação, consultoria especializada em educação básica com foco em treinamentos, palestras e cursos livres. São temas de estudos e pesquisa permanentes, Ensino Híbrido e Metodologia Ágil Scrum, Pedagogia com foco em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia Inclusiva e Andragogia Educação para Adultos. Colunista EA “Educação & Pessoas”.

http://linkedin.com/in/anapaulaeducadora

 

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br