Por Ana Paula Educadora

 

Muito se fala em processo de aprendizagem dos alunos, mas dos professores e profissionais da educação como acontece? Você já parou para refletir sobre a sua trajetória profissional?

As mudanças que ocorrem na sociedade impactaram na vida de todos, de forma positiva ou negativa, depende do ponto de vista. Se pensarmos a respeito das nossas conquistas ou derrotas podemos ficar desanimados ou prontos para novos desafios.

A educação, com um século de atraso, pode dar hoje, sinais de como fomos educados ou de como podemos educar as gerações futuras.

Convido a uma reflexão na busca do autoconhecimento.

Quem era o aluno que existia em você?
A nossa relação com a escola influencia quem somos nós na vida pessoal e profissional. Neste espaço chamado escola, de completa interação, conhecemos pessoas com seus valores e personalidades, as quais participaram da construção e reconstrução do nosso perfil enquanto aluno. As memórias afetivas mostram quem nos inspirou diante de nossas descobertas e inquietações.

Ser ou estar na docência?
Esta pergunta tem uma provocação: Eu sou ou estou um profissional na educação?

Os verbos ser e estar dialogam diante do propósito, em ser um profissional realizado, porque ser é se entregar, é ter a certeza da sua missão a qual escolheu.

Quando “estou” como um profissional na área da educação, parece que ocupo um lugar que não me pertence, porque não faz sentido. O caminho o qual conjugamos o verbo estar, traz uma outra reflexão: Tenho medo de mudar a minha trajetória profissional?

A palavra mudança, tem diferentes significados e se faz necessário uma autoavaliação. Vamos voltar um pouco aos tempos de escola.

Como era mudar para você enquanto estudante?
Talvez o seu tempo de escola era mais voltado ao conteudismo, não havia muitas escolhas, enquanto para outros, eram aulas participativas com novas atividades diariamente. As manifestações que vivemos quando éramos alunos deixam marcas profundas em nossa existência, que podem se transformar em resistência ou potência. Para encontrar o que te encanta como profissional, é importante encarar as mudanças, para depois manter a rotina.

Estas provocações podem fazer parte das reflexões diárias dos educadores e demais profissionais. Por meio das perguntas chegaremos às respostas. O tempo das respostas prontas, não cabem mais, em uma sociedade em transformação, a qual sugere uma nova postura de educadores, pais e empresas. Alinhar a prática está diretamente ligada ao conhecimento, por isso, buscar o hábito da pesquisa é a chave para novos saberes.

Será que o conhecimento que apresentamos aos alunos está alicerçado à prática da sala de aula ou em teorias que ficaram nos bancos do ensino superior, sem que os profissionais da educação passem pelo “chão” da escola e seus espaços de interação?

A relação interdisciplinar dos conteúdos, possibilita aos educadores, a compartilharem as teorias, transformando-as em experiências significativas junto aos alunos.

Resgatar a memória afetiva
A qualificação profissional do professor se constrói e reconstrói a cada dia dentro da escola, onde professores, pais e alunos, dividem ou dividiram suas expectativas e sonhos, que ao mesmo tempo se distanciam, porque não há resgate da memória afetiva e cultural das raízes, as quais nos fortalecem como seres humanos, capazes de transformar o impossível em projetos sustentáveis.

Educadores, reflitam e se reinventem quanta à prática em sala de aula, estabeleçam conexões e desafios, na busca de uma educação que torne o seu processo de aprendizagem significativo e inovador.

Não esqueçam de ter um olhar para o futuro, porque o saudosismo nos engessa ao passado!

ana paula educadora bio - Qualificação dos profissionais na educação: Conexões e desafios no futuro do trabalho

Ana Paula Educadora é pedagoga, psicopedagoga, tem extensão em Neuropsicologia (PUC-SP) e MBA em Gestão Educacional. É Top Critical Thinking Voice LinkedIn. Fundou e é diretora da Transformar Educação & Inovação, consultoria especializada em educação básica com foco em treinamentos, palestras e cursos livres. São temas de estudos e pesquisa permanentes, Ensino Híbrido e Metodologia Ágil Scrum, Pedagogia com foco em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia Inclusiva e Andragogia Educação para Adultos. Colunista EA “Educação & Pessoas”.

http://linkedin.com/in/anapaulaeducadora

 

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br