Preste atenção ao cotidiano dos novos modelos de trabalho. Seu colega de time já não faz mais parte da empresa hoje, seu líder tem passado sufocos com ferramentas de tecnologia e se apoia nos nativos digitais da equipe para melhor se conectar. Nunca antes teve tanta palestra, curso, capacitação sobre saúde mental, diversidade & inclusão, jornada flexível. São movimentos que acontecem na maioria das empresas e que sem que se perceba claramente, mudam modelos de trabalho, de empregabilidade, de liderança, de benefícios.

Mudou a empresa? Mudou o profissional? Mudou o RH? É um conjunto de transformações que não cessará e que leva o olhar para o futuro do trabalho. Panoramas e pesquisas setoriais apontam sistemicamente para onde empresas e profissionais precisam mirar essa relação trabalho-carreira.

A nova amostragem da Forbes, que a EA Magazine publica, aponta 8 tendências relacionadas com duas vertentes: tecnologia e bem-estar. Na verdade, são tendências já detectadas nos últimos anos e ganham força em 2024. Tendências que remodelam nossas vidas profissionais e impactam também em urgência de remodelagem na gestão de pessoas nas empresas.

1. O domínio da IA.
Quem souber usar a inteligência artificial substituirá os que não sabem como fazer isso no trabalho. A IA oferece soluções para aumentar a eficiência em quase qualquer tarefa ou setor. Está em processos, em produtos, em pessoas.

2. Sustentabilidade no trabalho.
Mais que diretrizes de Compliance e cumprimento de legislação LGPD, reduzir o impacto de dano de nossas ações sob o meio ambiente e o planeta, isso conversa profundamente com nossas atitudes de vida, de consumo, de trabalho, de produção e de entregas para o mercado.

3. Uso eficiente da tecnologia.
Não basta comprar tecnologia. É preciso saber ler, interpretar e cruzar dados para a melhoria do negócio, do produto e das pessoas do negócio. Será prioridade de excelência, de diferencial, a leitura sistêmica e inteligente de dados organizacionais.

4. Bem-estar no trabalho.
Garantir um modelo de gestão de pessoas com mais experiências de aprendizagem colabora para um melhor índice de satisfação no trabalho, muito além apenas do resultado financeiro falando. Isso envolve equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, bem-estar, desafios intelectuais e crescimento pessoal.

5. Mudanças nas relações de trabalho.
As hierarquias tradicionais estão sendo questionadas e muito. Relação de confiança e entrega justa para ambas as partes, empregadora-profissional, em um modelo mais dinâmico de hierarquia plana e colaborativa.

6. Habilidades de dados.
Os dados impactam todos os aspectos da vida profissional, desde a avaliação da produtividade até a tomada de decisões e a eficiência dos processos. Em 2024, habilidades soft skill vão gerar dados mais interessantes, mais inteligentes sobre a força de trabalho contratada.

7. Formação contínua.
Empresas vão precisar nutrir colaboradores com treinamentos contínuos para manter suas habilidades atualizadas e se adaptarem a tecnologias emergentes.

8. Trabalho híbrido ou remoto.
Mais pessoas escolherão arranjos de trabalho híbridos ou remotos, combinando o trabalho presencial com a flexibilidade do trabalho remoto. Mais pessoas terão mais que um único emprego. Empresas vão precisar rever carga horária X produtividade X ganho.

 

Fonte: Forbes, por Bernard Marr. Futurista, influenciador e líder de pensamento de renome global nas áreas de negócios e tecnologias.