SHORT BUSINESS | Soft skills com futuro

 

Habilidades podem ser construídas. Pense em aprender a aprender. Busque sua jornada de aprendizagem contínua ampliando suas habilidades, compreendendo os novos cenários do mercado de trabalho, e criando oportunidades de inserção nele e, para isso, atualizando seu plano de carreira. A EA te traz alguns dos comportamentos soft skills que estão em alta no radar de recrutadores.

  • Pensamento analítico e inovação:
    Aprender a identificar e definir problemas, usando as informações disponíveis para dividi-los em problemas menores e resolvê-los de forma lógica.
  • Estratégias de aprendizagem ativa:
    Aprender habilidades que gerem velocidade de aprendizado e a qualidade do seu desempenho profissional.
  • Resolução de problemas complexos:
    Aprender a focar no que é essencial e imediato; dividir o problema em partes e subpartes; apostar no processo de erro e acerto.
  • Pensamento crítico:
    Aprender a questionar e tomar decisões baseadas em evidências concretas; desenvolver argumentos válidos para responder a uma situação de forma lógica.
  • Criatividade, originalidade e iniciativa:
    Ter um olhar curioso e questionador. Pessoas criativas conseguem enxergar oportunidades em vez de lacunas e problemas.
  • Liderança e influência:
    Aprender a influenciar positivamente as pessoas que estão à volta, exige empatia, boa comunicação e capacidade de organização.
  • Uso, monitoramento e controle de tecnologia:
    Aprender a gerenciar e determinar quais tipos de ferramentas ou equipamentos são necessários para que um trabalho seja feito.
  • Design de tecnologia e programação:
    Ter compreensão profunda da pessoa usuária, considera que o produto final terá o propósito de servir as necessidades do público.
  • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade:
    Capacidade de lidar e superar desafios como mudanças rápidas e inesperadas, gerenciar crises e resolver problemas em contextos adversos.
  • Raciocínio, resolução de problemas e ideação:
    Avaliar cenários, criar hipóteses, desempenhando um papel de criação de iniciativas e avaliação de resultados e utilizando a tecnologia como aliada.
  • Inteligência emocional:
    Compreender os próprios sentimentos e os das outras pessoas, com capacidade de lidar de forma inteligente com eles.
  • Resolução de problemas na experiência do usuário:
    Habilidade de determinar as causas de um problema e decidir o que fazer sobre ele, são os “resolvedores” de problemas.
  • Mentalidade de customer service:
    Trata-se de buscar ativamente formas de ajudar pessoas.
  • Análise e avaliação de sistemas:
    Capacidade de identificação de métricas e indicadores para monitorar a performance de um sistema, tendo a percepção de quais ações são necessárias para melhorar ou corrigir o desempenho.
  • Persuasão e negociação:
    Negociação permite encontrar pontos de equilíbrio entre visões distintas no time, a persuasão garante que toda a equipe se motive em torno de uma mesma ideia.

FONTE:  Future of Jobs, The World Economic Forum (WEF)