O LinkedIn divulgou relatório com 25 posições que tiveram maior crescimento de demanda nos últimos cinco anos, no Brasil. A maioria deles está relacionado a tecnologias de dados e de segurança, vendas e mídias sociais.

As 10 profissões com mais busca em 2024  

  1. Analista de privacidade

O que faz: avalia de forma contínua os riscos relacionados a dados sensíveis, ajudando as empresas a desenvolver procedimentos para tratar essas informações de maneira adequada.

  1. Analista de cibersegurança

O que faz: responsável por evitar ameaças cibernéticas a dispositivos e à rede da empresa, monitorando incidentes e avaliando vulnerabilidades.

  1. Executivo(a) de vendas

O que faz: coloca em prática a estratégia de vendas, sendo responsável por processos desde a identificação de potenciais clientes a fechar negócios e administrar sua carteira de contas.

  1. Representante de desenvolvimento de negócios (BDR)

O que faz: prospecta e cultiva relacionamentos com potenciais clientes para gerar contatos qualificados e novas oportunidades de negócios para suas empresas.

  1. Gerente de contas estratégicas

O que faz: gerencia as contas de clientes que representam a maior parcela do faturamento da empresa ou que representam oportunidades estratégicas, oferece atendimento personalizado.

  1. Diretor(a) de receita

O que faz: supervisiona todos os processos geradores de receita em uma empresa, escolhendo setores para focar e participando na definição das estratégias de planejamento e operações.

  1. Engenheiro de segurança de processo

O que faz: analisa riscos em processos industriais relacionados a compostos químicos e materiais, lidera projetos de engenharia e da indústria para propor melhorias e evitar acidentes.

  1. Assessor(a) de investimento

O que faz: auxilia sua carteira de clientes a tomar decisões de investimento, mostrando opções de produtos do mercado financeiro dentro de cada perfil de risco.

  1. Analista de dados

O que faz: auxilia na coleta e análise de dados diversos.

  1. Gerente de tráfego

O que faz: planeja a distribuição de conteúdos e anúncios em mídias digitais, mensurando resultados das campanhas para a empresa e administra a verba de anúncios pagos.

Veja os outros 15 posições deste Ranking

  1. Líder de gerentes de produto
  2. Analista de construção civil
  3. Especialista de campo
  4. Diretor(a) comercial
  5. Gerente middle market
  6. Psicólogo(a) infantil
  7. Piloto de drone
  8. Estrategista de mídias sociais
  9. Técnico(a) em geologia
  10. Técnico(a) de segurança do trabalho
  11. Engenheiro(a) de segurança
  12. Analista de suporte de TI
  13. Engenheiro(a) de confiabilidade
  14. Analista de sustentabilidade
  15. Analista de implementação

Fonte: LinkedIn, 2024