Por Ana Paula Educadora
Prazer! Sou Ana Paula Educadora e estarei com vocês na EA Magazine, na coluna Educação & Pessoas.
Acredito que a educação transforma a vida das pessoas, por isso, convido a pensar: “Quem realmente somos neste mundo em constante transformação?”
Vamos começar a rever a nossa trajetória: graduação, pós, mestrado, doutorado, formação continuada, ainda assim, precisamos de mais capacitações para sermos profissionais atualizados e continuarmos no mercado de trabalho. Afinal, as informações são velozes, neste cenário de transição onde encontramos mais perguntas em meio a tantas respostas.
Será que conseguiremos deixar um legado em um mundo que muda a todo instante?
É como um filme. Parece que foi ontem que começamos a trabalhar e nos dedicarmos aos desafios. Foram noites e noites com projetos difíceis, mas ao mesmo tempo, aprendizagens que oportunizaram conhecimentos e resultados incríveis. A primeira promoção não esquecemos. Aquela sensação de vitória, tudo como planejamos. E hoje, conseguimos planejar? Se sim. Por quanto tempo: dias, semanas, meses ou segundos?
Tudo acontece na chamada: indústria 4.0, educação 4.0 e por que não, trabalho 4.0?
Discute-se as profissões que ainda não existem e aquelas que desaparecerão. Um futuro incerto, mas ao tempo repleto de aprendizagens e inovações. Penso que poderemos alicerçar nossos propósitos e equilibrar a vida pessoal com a profissional, por meio, da educação continuada. O que é realmente importante ensinarmos aos alunos da educação básica à universidade?
Caminhamos em um mar de incertezas, como diz Edgar Morin em suas obras. Faço essa reflexão: Estamos preparados ou estamos nos preparando a cada dia em lidar com o desconhecido?
Por isso, o legado que deixamos não é mais o grande projeto que alavancou a nossa carreira. O legado que deixamos é o Agora! As informações mudam o cotidiano e as tecnologias, nos tiram da zona de conforto. Isto faz com que a cada minuto aprendemos algo novo!
Assim, a visão de homem e mundo adquirem um novo sentido.
Não somos os mesmos de ontem porque tudo se transforma, e neste sentido, a educação promove o autoconhecimento e possibilidades de construção de novos saberes, os quais mudarão a forma de enxergarmos o mundo, as pessoas e seus sonhos.
Assim tudo se transforma, por meio, da educação e nós somos os protagonistas dos nossos propósitos!
Ana Paula Educadora é pedagoga, psicopedagoga, tem extensão em Neuropsicologia (PUC-SP) e MBA em Gestão Educacional. É fundadora e diretora da Transformar Educação & Inovação, consultoria especializada em educação básica com foco em treinamentos, palestras e cursos livres. São temas de estudos e pesquisa permanentes, Ensino Híbrido e Metodologia Ágil Scrum, Pedagogia com foco em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia Inclusiva e Andragogia Educação para Adultos. Colunista EA “Educação & Pessoas”.
http://linkedin.com/in/anapaulaeducadora
Fale com o editor: