Por Sonia Crisóstomo
Em um belo dia de sol, nasceu o tempo. Ele demorou nove meses crescendo na barriga da felicidade que, sem ainda entender, era sua mãe.
A felicidade olhava desde a concepção para seu ventre, vendo o tempo crescer e começar a realizar seus primeiros movimentos. Havia dias em que a felicidade chorava sem saber porque. E havia tempos em que ela se vestia dela mesma somente para ser feliz.
E o tempo foi crescendo, amadurecendo e se tornando pronto para o dia em que veria o sol.
E como em um passe de magia, a felicidade entre dor e alegria trouxe ao mundo o tempo. Ele chegou com pressa, em poucos dias já estava diferente, e a felicidade que se sentia completa desde o início, ficou em estado de graça.
E o tempo correu, cresceu, passou rápido. O tempo traz em si uma ânsia imparável de acontecer. Querendo a felicidade ou não, ele cresce e corre.
A felicidade um dia, percebeu que corria atrás do tempo porque não queria perder os laços de amor que os uniam, porque assim ela era feliz. Ela entendia a completude da coexistência de ambos.
E com sua pressa de correr, o tempo começou a se parecer com a felicidade. E a felicidade, começava a ver os primeiros fios brancos da sabedoria.
O tempo por vezes não percebeu que em sua velocidade, deixara para trás alguns momentos em que a felicidade queria que novamente ele estivesse em seu colo. Pobre felicidade! Cheia de amor ansiava por presença que as vezes, e por muitas vezes, o tempo não pode lhe dar.
E ela com os fios brancos da sabedoria, entendeu que o passar do tempo havia acontecido com ela e com sua cadeia ancestral e, que em seu DNA, estava escrito que ela, a felicidade, poderia estar presente em todos os momentos do dia do tempo.
Mesmo que ele estivesse passado rápido, mesmo que ela estivesse distante.
Um dia, cansada e com saudade do tempo que já não voltava, foi até a casa da sabedoria, que morava perto do céu, perto de uma cachoeira de fluxo continuo e apreciava o por do sol tomando seu chazinho de camomila não para se acalmar, mas para apreciar o tempo que de vez em quando passava a correr na estrada lá longe.
Entrando na casa da sabedoria, a felicidade deixou suas sandálias na porta de entrada, e em prantos abraçou a sabedoria, que a colocou no colo em posição fetal e a fez entender que ela é o seu próprio caminho. A felicidade entendeu naquele momento ela também se vestia de sabedoria e que seu caminho agora era mais florido, o sol brilhava mais, o azul era mais azul, e o tempo.
Ah, o tempo… esse também encontrara depois de muitas lutas e batalhas, o manto da felicidade pendurado no mesmo lugar em que sua mãe deixara, mas que ele, com pressa não tinha conseguido ver. E ele percebe no espelho, que já não era quem ele pensara que era.
Os traços de sua mãe estavam em seu rosto e ele sorriu, imaginando como seria o rostinho de seu filho que estava por chegar e que também se chamaria tempo.
E num dia de sol dourado que iluminava a todos ao mesmo TEMPO, sentados no alto da colina, o tempo, a felicidade e a sabedoria se abraçaram e perceberam que eram um só, em diferentes fases de uma grande jornada que chamamos de vida.
Para você, minha filha, que hoje é felicidade e amanhã será sabedoria.
Para você, meu neto, que o tempo seja doce e que segurando nas mãos de sua mãe e do seu pai, um dia você possa se chamar felicidade.
Sonia Crisóstomo é casada, mãe de duas filhas, empreendedora e escritora. Formada e pós-graduada em Ciências da Computação, MBA em Executive Marketing. Fundadora da empresa PONTE360. Mais de 30 anos em empresas de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação. Formada em Psicologia Positiva, Inteligência Emocional, Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta com especialização em Hipnose Clínica. Diplomata Civil Humanitária, G100 Global Advisor Council Member, Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócios de Portugal e Membro do Conselho Administrativo do Instituto Raiz Nova. Colunista da Revista Mulher Africana. Prêmio Gênios da Atualidade de 2023 na categoria Escritora do Ano em Portugal. Grand´Ambassadeur da Divine Académie des Arts Lettres et Culture da França. É Colunista EA “Felicidade”.
linkedin.com/in/sonia-crisostomo-a2a8382
Fale com o editor: