Por Ana Paula Educadora

 

O Facebook, em 2021 mudou para Meta, como um novo significado da palavra metaverso e demonstrou qual seria o objetivo da empresa nos próximos anos. Dessa forma a empresa passou a gastar 10 bilhões de dólares anuais no desenvolvimento de seu próprio metaverso.

Quando surgiu o Metaverso?
O metaverso surgiu no romance de ficção científica de 1992, “Snow Crash“, do autor Neal Stephenson. A palavra metaverso é a união de “metacomuniverso”, tendo “meta” o significado de mais abrangente. Mas, não parou por aí, em 2003 um jogo que simulava a vida real, “Second Life“, foi lançado pela LindenLab, e a trajetória do metaverso avançou nos negócios e agora, na educação.

O que é Metaverso?
É um ambiente digital no qual usuários podem criar avatares, personalizar seus espaços virtuais, realizar atividades e interagir com outros usuários em um mundo virtual.

Um ambiente de aprendizagem com o Metaverso
As tecnologias do metaverso têm o potencial de transformar as aulas no universo das instituições de ensino, isto é, se soubermos utilizar as ferramentas para reunir professores e alunos de forma remota ou híbrida em ambientes compartilhados, promover a formação de professores, treinar os colaboradores e criar novas possibilidades de ensino e aprendizagem com resultados satisfatórios.

Como criar aulas no Metaverso?
O metaverso permite uma trilha de aprendizagem com proposta diferenciada e destaque para o protagonismo do aluno.

  1. Criar seu avatar: o aluno irá criar a sua identidade virtual.
  2. Escolha do conteúdo: poderá ser desenvolvido por meio de um projeto.
  3. Definir os ambientes: os cenários poderão ser determinados de acordo com as etapas da trilha de aprendizagem, por exemplo, cenário 01 – Encontro dos Avatares, e em outro cenário, fórum das apresentações dos projetos.
  4. Elaborar as regras de convivência no ambiente virtual: momento para exercitar o trabalho em equipe, empatia, inteligência emocional e resiliência.
  5. Professor mediador: as etapas e ações serão orientadas pelo docente, com objetivo de desenvolver a autonomia e a reflexão.

Observem que podemos ir além da sala de aula convencional e ampliarmos as apresentações dos conteúdos em 3D, as quais aproximarão os alunos da experiência com o metaverso.

Metaverso na gestão educacional
A equipe gestora se beneficiará dos recursos na concretização dos processos pedagógicos e administrativos.

  1. Campanhas de matrículas com apresentação da instituição e proposta pedagógica.
  2. Capacitações de professores e colaboradores.
  3. Lojinha de uniformes.
  4. Tour virtual no formato de visitas pedagógicas.

Os recursos remotos que os gestores poderão criar são inúmeros, dependem da missão, visão e valores que queiram apresentar da escola.

Capacitação constante é fundamental
A postura de pesquisador por parte dos educadores precisa ser definitiva, no que se refere ao investimento na formação continuada, pois é uma necessidade de sobrevivência, diante das novas informações. Empresas oferecem cursos de capacitação para professores elaborarem aulas no metaverso, que considero uma oportunidade de troca de experiências, como também, para se apropriar das tecnologias. Quanto mais nos aproximarmos de novos conhecimentos, teremos segurança em elaborar aulas inovadoras, e como resposta: alunos engajados.

As capacitações auxiliam no diagnóstico, pois é possível verificar se as instituições, apresentam os recursos para a sua inserção nesta modalidade.

Estamos prontos a criar o nosso avatar de inovação na educação?
As ferramentas estão ao nosso alcance, para nos aventurarmos no mundo metaverso, e de forma interdisciplinar relacionar os nossos conhecimentos às estratégias pedagógicas, com o objetivo de desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Alunos e professores formarão uma parceria significativa, pois a aprendizagem acontece em um contexto lúdico e de gamificação.

Se você ainda não realizou nenhuma aula metaverso, abrace o desafio, com certeza, irá aprovar!

Referências

  • TUPY Francisco e LEITÃO Helena Poças Metaverso Educacional de Bolso Conceitos Reflexões e Possíveis Impactos na educação
  • PICHLER Nadir Antonio Metaverso 5.0: cenários do século 21.
  • blog.culte.com.br

ana paula educadora bio

Ana Paula Educadora é pedagoga, psicopedagoga, tem extensão em Neuropsicologia (PUC-SP) e MBA em Gestão Educacional. É Top Critical Thinking Voice LinkedIn. Fundou e é diretora da Transformar Educação & Inovação, consultoria especializada em educação básica com foco em treinamentos, palestras e cursos livres. São temas de estudos e pesquisa permanentes, Ensino Híbrido e Metodologia Ágil Scrum, Pedagogia com foco em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia Inclusiva e Andragogia Educação para Adultos. Colunista EA “Educação & Pessoas”.

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