ED#3 | Por Stefarss Stefanelli.
A EA traz nesta edição novos paradigmas para sua carreira profissional. A pandemia continua entre nós e, em meio a ela, a esperança mundial pela chegada da vacina.É neste cenário de expectativas, de retomada da economia, da vida em sociedade, que sabemos que muita coisa no mundo do trabalho não se recupera mais. São os modelos de contratação, de gestão de pessoas e, claro, o modelo de carreira. Bastaram seis meses para se alterar profundamente o ecossistema de RH, ambiente dentro das empresas que sempre ditou a oferta de empregabilidade e suas condições. Da contratação e suas réguas do valor hora-homem X carga horária ao modelo de carreira.
Em poucos meses o mundo do trabalho, o mundo do RH mudou, muda drasticamente. Mas as pessoas do mundo do trabalho também estão mudando. Se tornou imperativo a aprendizagem on demand, a gestão de algoritmos, o uso da inteligência artificial como balizador de tomadas de decisão ágeis e mais assertivas. É a transformação digital. Ela cresce em toda ordem de funcionalidade, e não apenas para garantir a qualidade das jornadas home office. A dinâmica do trabalho híbrido, presencial e remoto, torna muito mais desafiadora a gestão do seu trabalho e da cultura organizacional em que você integra. Se você está empregado sabe exatamente do que falo. Mas e se perdeu seu emprego?
O desemprego atingiu 13,8% da população economicamente ativa, o que soma hoje 32,9 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho.
Se o desemprego cresceu na pandemia, o país ganhou quase 1 milhão de empresas MEI, inserindo na nossa economia 10,8 milhões de microempreendedores individuais. A Gig Economy (economia sob demanda) aponta novas formas de vender seu trabalho. Um cenário de oportunidades para seu projeto de carreira. Se está desempregado, vale a pena continuar enviando currículos para empresas em revolução? Se está empregado, vale a pena continuar a renegociar a limites seu salário para não perder o emprego? Abrir uma MEI, fundar startups, pra onde você direciona seu caminho profissional? Sim, os robôs já chegaram e eles não vão roubar empregos. Mas quais serão suas melhores competências a partir de agora?
A EA traz um time incrível de convidados para te ajudar a seguir em sua jornada profissional neste tempo confuso, sem respostas fáceis, de total transitoriedade.
Mas todos eles, futuristas, gestores, empreendedores, pesquisadores e consultores que colaboram nesta edição, concordam sobre a autogestão de carreira. De você liderar seu futuro profissional. De você chegar ao futuro do trabalho sem mais precisar de um RH de empresa.
Stefarss Stefanelli é publisher da EA Magazine. Jornalista e empresária, fundou a Oakian (2001) e a CULC Inc. (2021) .
Fale com a publisher: