ED#5 | Por Stefarss Stefanelli.

Quando comecei a pensar no editorial desta edição da EA, me veio à mente um cara que me inspira pelo legado. Steve Jobs. Ele nos deixou uma história de vida intensa, maior que a Apple. Steve foi um trabalhador tenaz, incansável, curioso e chato. Tinha um senso admirável no antecipar tendências. Foi um vendedor nato de si mesmo (e da Apple). Seu vigor perfeccionista e agilidade de pensamento, ainda quero crer, inspiram organizações de trabalho a serem menos burocráticas. Uma contradição. Agilidade e perfeccionismo. Ficou famoso pela falta de jogo cintura na gestão de pessoas, foi um líder nada carismático, muito contraditório. No tempo de hoje, em que somos desafiados a ampliar nossas camadas profissionais, mirando um futuro de longevidade de trabalho, esse cara faz um sentido danado. Deixou escrito: “tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição”.

Para uma jornada sem fim, em meio a uma pandemia, essa mensagem é bom farol para esta edição.  Ter coragem. Seguir o chamado do coração. Ouvir sua intuição. Acredite, não há nada de tamanho impacto na pandemia – nesses longos dias de recolhimento compulsório, senão uma escuta sincera. Primeiro, em nós; depois, com aqueles que nos são especiais em nossa vida e em nosso trabalho, hoje um cotidiano um tanto que complexo.

Sabe-se lá você quantas horas de home office ontem foram somadas por trabalhadores em todo o mundo?!

Precisamos de grandezas em meio a essa guerra sanitária, de boas palavras e acolhimento, em todos os níveis de dor, não apenas a dor da perda. Precisamos de lucidez para agir como faz a Mulher Maravilha em cenários de perigo – sempre de profundos impactos, e que pedem ação rápida.

Sabe como ser super herói na pandemia?

Mantendo-se firme em sua missão de vida. Aprenda a ocupar bem seu tempo nesses dias. Suas horas diárias precisam de bons conteúdos, de boas entregas, de conversas que gerem ajuda mútua. Colabore com você e com o outro. Semear legados, boas histórias e ricas aprendizagens.

Sinta-se útil neste silencioso front de guerra. Pandemia. Se desafie a ser um pensador desse novo mundo, como o João Bezerra Leite, que nos traz sua sabedoria 50+. Se está faltando trabalho, abrace múltiplas profissões, aprenda como com a multicarreira Flávia Swerts. Se há escassez de dinheiro, leia a economista e influencer Dirlene Silva, que vai ter ensinar valores pra vida! E se te disseram que seu currículo é generalista, negue veementemente. Há uma vastidão de conteúdos gratuitos pra você ser expert em novas habilidades como nos conta o craque em gestão de pessoas Patrick Schneider. Mas é preciso monitorar bem sua saúde mental, aprenda isso com o coach e treinador Karim Khoury. Você pode também ter um negócio, começar pequeno, ser microempresário, ser empreendedora. Se nunca pensou nisso, leia o que a Luísa Bonin tá fazendo com o time da ONG Tamo Junto. Mas se tudo faz parecer que seu potencial já não tem mais idade para práticas de trabalho, ahhh, leia cada linha da entrevista da Márcia Monteiro, além de estar à frente da chefia de redação do Globo Repórter, ela fundou a Geração Ilimitada® e, ajuda a construir a economia prateada.

Tanta coisa boa nessa edição. Em especial, a chegada de nossas primeiras colunistas! Duas mulheres com trajetórias inspiradoras, Rijard Aristóteles (Portugal) e Jackie O. (Brasil). É pra se prestigiar essas duas leituras femininas!

O que eu quis refletir com você aqui é que lifelong learning não é um conceito passageiro, é nossa âncora do futuro do trabalho. Aprender em qualquer tempo, nos manterá ativos. Tem essa frase de bolso muito sábia, do futurista Alvin Toffler, dita na EA pela Flávia Swerts: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”

Stefarss Stefanelli - Continue faminto, continue tolo
Stefarss Stefanelli é empreendedora digital, publisher da revista EA Magazine e pesquisadora de tecnologias para o futuro do trabalho. Fundou as empresas Oakian e a CULC Inc.

Fale com a publisher:

eamagazine@eamagazine.com.br