Por Sonia Crisóstomo
A gente já ouviu falar que sorrir é o melhor remédio. Acho que isso faz parte da sabedoria ancestral que não sabemos de onde veio, pois nossas avós já falavam isso e tempos depois a ciência comprova a eficácia do sorriso.
Mas afinal, o que é sorriso Duchenne?
Guillaume Duchenne foi um neurologista francês que morreu em 1875. Suas pesquisas trouxeram enormes contribuições para a ciência moderna de reabilitação, através da compreensão dos efeitos da eletricidade no ser humano. Ele é considerado o pai da Eletroterapia, recurso amplamente utilizado por profissionais da área de fisioterapia na reabilitação e na estética.
Um dos mais prestigiados psicólogos do século XXI, considerado pela Associação Americana de Psicologia, Paul Ekman, é uma referência mundial em detecção de mentiras, isso se deve ao mapeamento feito por ele de mais de 10.000 (isso mesmo, dez mil) expressões faciais, considera-se que há movimentos espontâneos e outros digamos, socialmente aplicados.
Falar de expressões advindas de origens emocionais é um outro assunto que falaremos posteriormente. Mas vamos ao sorriso Duchenne.
O mesmo Paul Ekman, junto com Wallace Friesen descrevem o sorriso Duchenne como um sorriso genuíno. Aquele que produz as ruguinhas de expressão que não sabemos que estão lá porque estamos felizes demais para nos lembrar delas.
Nem o Papa Francisco escapou de ser estudado com seu sorriso largo. Vejamos como colher frutos de um sorriso espontâneo.
O contrário do sorriso Duchenne foi divertidamente apelidado de sorriso “Panam”. Dedicado às comissárias desta companhia aérea obrigadas a estarem sempre sorrindo mesmo que os passageiros não estivessem em seus melhores momentos.
Em tempos de selfie, estamos habituados a sorrir para a câmara e a mudar o olhar para um lado e para o outro para captar o que consideramos ser nosso melhor ângulo. Mas com um pouco de acuidade, começamos a perceber os sorrisos fabricados do sorriso genuíno.
O professor americano James V. McConnel dizia:
“Pessoas que sorriem tendem a gerenciar, ensinar e vender de forma mais efetiva, além de criar crianças mais felizes”.
Isso diz muito sobre sermos afetivos nas interações interpessoais e comerciais.
Pesquisas mostram que pessoas que sorriem mais, tem uma expectativa de vida de 5 a 7 anos maior que a média. E para entendermos os benefícios do sorriso verdadeiro, o sorriso Duchenne, vamos observar alguns benefícios de sorrir:
- Sorriso verdadeiro. Induz a produção de endorfinas, mas o mais interessante, é que mesmo o sorriso “falso”, faz com que essas substâncias também sejam liberadas, em menor proporção.
- Diminuir o estresse. As substâncias liberadas pelo sorriso auxiliam na manutenção do sistema imunológico ou sistema imune.
- Aliviar a dor. Uma boa risada acalma a alma e alivia as dores. Voltamos às substâncias liberadas pelo sorriso, fazendo com que a percepção da dor seja diminuída.
- Coração feliz. Uma boa risada acelera o fluxo sanguíneo, fortalecendo a função dos vasos e potencialmente protegendo contra ataques cardíacos.
- Ansiedade e medo. O cortisol, liberado pelo estresse, aumenta as chances de crises de ansiedade, sorrir diminui a chance de um ataque de medo ou de ansiedade.
- Relações interpessoais. Sorrir para alguém “desarma” as emoções negativas e facilita a interação interpessoal e a relação de confiança.
- Redução do conflito. Em qualquer ambiente, seja familiar, corporativo, esportivo, o sorriso pode diminuir a animosidade e encerrar eventos de conflito.
- Positividade: Annie Dillard já dizia que “Assim como passamos nossos dias, é pois como passamos nossas vidas”. Escolha passar a vida com sorrisos e colha os fritos da positividade.
Aproveite e ria de qualquer situação!
Sonia Crisóstomo é casada, mãe de duas filhas, empreendedora e escritora. Formada e pós-graduada em Ciências da Computação, MBA em Executive Marketing. Fundadora da empresa PONTE360. Mais de 30 anos em empresas de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação. Formada em Psicologia Positiva, Inteligência Emocional, Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta com especialização em Hipnose Clínica. Diplomata Civil Humanitária, G100 Global Advisor Council Member, Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócios de Portugal e Membro do Conselho Administrativo do Instituto Raiz Nova. Colunista da Revista Mulher Africana. Prêmio Gênios da Atualidade de 2023 na categoria Escritora do Ano em Portugal. Grand´Ambassadeur da Divine Académie des Arts Lettres et Culture da França. É Colunista EA “Felicidade”.
https://www.linkedin.com/in/sonia-crisostomo-a2a8382/
Fale com o editor: