Por João Casarri Neto

 

Como se livrar da pecha de ser um profissional ultrapassado, por ser um profissional com mais de 60 anos?

Ser um profissional com mais de 60 anos não significa estar ultrapassado, como muitos querem nos fazer crer. Pelo contrário, a experiência acumulada ao longo dos anos é um ativo valioso. Mas é necessário que a pessoa esteja disposta a se manter nesse patamar, e não cair no conto de que já sabe tudo e não tem mais nada a aprender.

A atualização precisa ser constante, e você deve estar sempre disposto a aprender novas habilidades e atualizar as que já possui. Para isso, acompanhe as tendências da sua área e não deixe de participar de cursos, workshops, eventos, ler constantemente, e ouvir podcasts. Manter-se atualizado profissionalmente é essencial para profissionais seniores que desejam continuar se destacando e prosperando em um ambiente corporativo em constante evolução.

Investir em habilidades digitais é uma necessidade presente nos dias atuais, pois a tecnologia é uma parte essencial de qualquer setor. Busque feedback e use-o para melhorar.

Conheça suas forças e fraquezas

É primordial que você identifique áreas em que você pode melhorar e trabalhe nelas. Também é fundamental que você desenvolva habilidades interpessoais, inteligência emocional e autoconhecimento.

Desenvolva suas habilidades de liderança. Como sênior você tem grandes chances de liderar uma nova equipe, mas lembre-se que hoje o que prevalece nas empresas é a diversidade geracional. Profissionais de diversas gerações compartilhando um mesmo ambiente de trabalho, e, portanto, você deve saber como se relacionar eficazmente com cada uma dessas gerações.

Não se esqueça de manter sua rede de contatos ativa, e se conectar com novos profissionais e de diferentes gerações.

Da mesma forma que você deve buscar mentores mais jovens e aprender com eles, você deve se tornar um mentor para esses mesmos profissionais. Esta ação de troca irá te mostrar como eles pensam, e de que forma você pode alinhar suas expectativas profissionais com as linhas de pensamento dos novos líderes, além de ajudá-los a evoluir.

Seja flexível e esteja aberto a mudanças

O mercado mudou e evolui muito mais rapidamente do que antes, assim a capacidade de se adaptar é fundamental. Não se feche ao novo. Demonstre flexibilidade para lidar com diferentes situações e desafios.

Desenvolva sua resiliência, e encare os desafios com positividade. Veja obstáculos como oportunidades de crescimento, mantenha-se flexível, e esteja disposto a se adaptar às mudanças e superar adversidades.

Seja curioso e explore novas ideias e esteja aberto a experimentar. Ser um profissional melhor é uma jornada contínua de autoaperfeiçoamento, e não é uma meta que se atinge de uma vez. É mais um caminho constante de crescimento e aprendizado.

Lembre-se que a sua trajetória profissional é única. Então use-a a seu favor, demonstrando fatos que destaquem suas conquistas e como você superou obstáculos.

Não se esqueça: acredite em si mesmo, pois a autoconfiança é a chave para enfrentar preconceitos.

Mantenha um mindset positivo e demonstre entusiasmo pelo trabalho.

Sua experiência pode agregar muito valor, então não se furte de participar de projetos, comitês e grupos de trabalho, além de ser proativo e compartilhar seus insights.

A idade é apenas um número e não define sua capacidade

Suas atitudes, vontade de aprender e a paixão pelo que faz são os seus verdadeiros diferenciais, então continue se desenvolvendo e mostrando ao mundo que a maturidade é uma vantagem, não um obstáculo.

E por fim vale destacar que a gestão de carreira profissional envolve estratégias conscientes para planejar, desenvolver e alcançar objetivos de carreira. Vai além de conseguir e se manter em um emprego. Inclui a criação de um plano estratégico de longo prazo, onde o autoconhecimento ajuda a compreender suas habilidades, interesses e metas pessoais. Isso o ajudará a alinhar suas escolhas de carreira com quem você é, e vale para profissionais de qualquer idade.

 

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João Casarri Neto é economista, consultor de RH/TI, analista comportamental DISC, coach, mentor, treinador de líderes, e Practitioner PNL. Autor do livro “Os 5 Princípios da Resiliência”, é também criador do programa “Sou Líder, e Agora?” para ajudar líderes em início de carreira. É Embaixador de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira dos Profissionais de RH (HUBRH+ABPRH). Colunista EA “Geração 50+”.

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