O fiscal é um robô! | Felipe Gruetzmacher

Num futuro distante, uma inteligência artificial chamada “Hito” (pessoa em japonês) auxilia seres humanos a identificar se as inovações vendidas pelas Startups são de boa qualidade. 

Para tanto, a solução empresarial deve cumprir três requisitos básicos:

  •  Resolver uma dor do mercado: satisfazer o cliente
  • Ser uma inovação que automatize/otimize tarefas: a tecnologia comercializada precisa simplificar tanto a vida do trabalhador quanto a do usuário. Um exemplo seria um software que apoia professores a identificar as habilidades e o perfil comportamental do estudante, gerando economia de tempo para o professor e o aluno. Até porque essa inovação permitiria aulas mais personalizadas e um ganho em aprendizagem gigantesco. São facilidades para as duas pontas
  • Aumentar a produtividade, utilizando os mesmos recursos e produzindo mais e melhor: a tecnologia vendida precisa agregar produtividade de maneira inteligente. No exemplo do software que identifica o perfil comportamental do estudante, ele consegue aumentar a produtividade em sala de aula com os mesmos tempo e custo. Serão aulas bem alinhadas com as expectativas dos estudantes

Com o uso da inteligência artificial “hito”, novas profissões surgiram para atender novas demandas de mercado. E agora? Como a educação escolar vai poder lidar com essas transformações na economia digital e formar mão de obra especializada?

Algumas ideias, insights e percepções:

  • A Norma NBR ISO 21001:2020 é um documento com alguns caminhos para ampliar a melhora nas organizações educacionais. Uma organização educacional tem como propósito a oferta de produtos e serviços educacionais. São exemplos:
  1. escolas
  2. universidades
  3. organizações de treinamento profissional
  • No item “termos e definições”, o beneficiário é definido como um grupo de pessoas que se beneficia dos serviços educacionais. São exemplos:
  1. alunos
  2. pais e responsáveis pelos alunos
  3. governo
  4. mercado de trabalho
  • Outros que afetam ou são afetados pelos serviços educacionais:
  1. professores
  2. outros colaboradores da organização escolar
  3. voluntários
  4. outras organizações escolares
  5. a mídia
  6. acionista, quando a escola for particular
  7. parceiros comerciais
  8. ex-alunos
  • Como a constante melhoria na educação pode acelerar e melhorar a inserção dos alunos no mercado de trabalho, considerando que ambos são partes interessadas na boa performance da organização escolar? Afinal, esses stakeholders são profundamente impactados pelo desempenho dela! Como o investimento em conhecimento e talento humano pode gerar resultados financeiros no longo prazo?
  • Chegamos num interessante desafio: o talento humano é um ativo intangível. Logo, como investir nesse ativo intangível pode gerar resultados concretos e passíveis de serem mensurados?
  • Em algumas escolas, a comunidade escolar usa o portfólio: um documento que reúne trabalhos escolares, amostras, resultados de pesquisas e experiências elaboradas pelo aluno em uma determinada série. A principal finalidade do portfólio é mensurar qualitativamente e quantitativamente os avanços do aluno e da aprendizagem
  • Em geral, um bom portfólio reúne as informações:
  1. Nome do aluno
  2. Trabalhos elaborados
  3. Provas
  4. Anotações feitas
  5. Textos
  6. Artigos fichados (fichamento)
  7. Pesquisas
  8. Redações
  9. Resumo de livros
  10. Demais registros
  • O professor pode complementar os portfólios com as informações:
  1. Identificação da sala
  2. Textos sobre pontos fortes e fracos da turma
  3. Objetivos pedagógicos
  4. Plano de ensino e roteiros de aprendizagem
  5. Espaço para registrar informações sobre atividades escolares
  6. Espaço para incluir materiais usados pelos alunos
  7. Conclusões
  • Com um portfólio, é possível identificar os saberes e competências desenvolvidas num ano letivo e cultivar a habilidade de aprender sempre. O portfólio ajuda o aluno a pensar a caminhar de um modo autônomo numa evolução educacional própria.
  • Esses portfólios são amostras das habilidades desenvolvidas pelos alunos (conhecimento documentado). É um processo para transformar um elemento intangível (inteligência) em algo tangível (portfólio). Com isso, é possível verificar as falhas e acertos no sistema de gestão escolar, melhorando continuamente a performance e os jeitos de investir.
  • Essa coletânea de evidências sobre a aprendizagem (portfólios) pode servir como indicadores da qualidade e atrair stakeholders (resultados concretos).
  • Futuramente, existe até mesmo a possibilidade de elaborar portfólios em formatos digitais para servir como uma amostra das habilidades dos estudantes mais adultos e facilitar o ingresso no mercado de trabalho, por exemplo.

Felizmente, a Norma NBR ISO 21001:2020 existe e está sendo aperfeiçoada por um time de técnicos e especialistas em educação. Poderemos inovar nossas organizações educacionais e caminhar rumo à Utopia com esforços alinhados.

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Conto 7: O fantasma da fome. Acesse aqui.

 

felipe Easy Resize.com - O fiscal é um robô!

 

Felipe Emilio Gruetzmacher é formado em gestão ambiental, educação ambiental e se especializou em copywriter através de muitos cursos online, muita prática e dedicação. Autor na Comunidade EA é um dos mais lidos na plataforma. Tenta decifrar os enigmas do trabalho humano, até porque essas questões podem mudar os rumos da sociedade humana e acelerar a marcha da história rumo à Utopia.

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