O fiscal é um robô! | Felipe Gruetzmacher
Num futuro distante, uma inteligência artificial chamada “Hito” (pessoa em japonês) auxilia seres humanos a identificar se as inovações vendidas pelas Startups são de boa qualidade.
Para tanto, a solução empresarial deve cumprir três requisitos básicos:
- Resolver uma dor do mercado: satisfazer o cliente
- Ser uma inovação que automatize/otimize tarefas: a tecnologia comercializada precisa simplificar tanto a vida do trabalhador quanto a do usuário. Um exemplo seria um software que apoia professores a identificar as habilidades e o perfil comportamental do estudante, gerando economia de tempo para o professor e o aluno. Até porque essa inovação permitiria aulas mais personalizadas e um ganho em aprendizagem gigantesco. São facilidades para as duas pontas
- Aumentar a produtividade, utilizando os mesmos recursos e produzindo mais e melhor: a tecnologia vendida precisa agregar produtividade de maneira inteligente. No exemplo do software que identifica o perfil comportamental do estudante, ele consegue aumentar a produtividade em sala de aula com os mesmos tempo e custo. Serão aulas bem alinhadas com as expectativas dos estudantes
Com o uso da inteligência artificial “hito”, novas profissões surgiram para atender novas demandas de mercado. E agora? Como a educação escolar vai poder lidar com essas transformações na economia digital e formar mão de obra especializada?
Algumas ideias, insights e percepções:
- A Norma NBR ISO 21001:2020 é um documento com alguns caminhos para ampliar a melhora nas organizações educacionais. Uma organização educacional tem como propósito a oferta de produtos e serviços educacionais. São exemplos:
- escolas
- universidades
- organizações de treinamento profissional
- No item “termos e definições”, o beneficiário é definido como um grupo de pessoas que se beneficia dos serviços educacionais. São exemplos:
- alunos
- pais e responsáveis pelos alunos
- governo
- mercado de trabalho
- Outros que afetam ou são afetados pelos serviços educacionais:
- professores
- outros colaboradores da organização escolar
- voluntários
- outras organizações escolares
- a mídia
- acionista, quando a escola for particular
- parceiros comerciais
- ex-alunos
- Como a constante melhoria na educação pode acelerar e melhorar a inserção dos alunos no mercado de trabalho, considerando que ambos são partes interessadas na boa performance da organização escolar? Afinal, esses stakeholders são profundamente impactados pelo desempenho dela! Como o investimento em conhecimento e talento humano pode gerar resultados financeiros no longo prazo?
- Chegamos num interessante desafio: o talento humano é um ativo intangível. Logo, como investir nesse ativo intangível pode gerar resultados concretos e passíveis de serem mensurados?
- Em algumas escolas, a comunidade escolar usa o portfólio: um documento que reúne trabalhos escolares, amostras, resultados de pesquisas e experiências elaboradas pelo aluno em uma determinada série. A principal finalidade do portfólio é mensurar qualitativamente e quantitativamente os avanços do aluno e da aprendizagem
- Em geral, um bom portfólio reúne as informações:
- Nome do aluno
- Trabalhos elaborados
- Provas
- Anotações feitas
- Textos
- Artigos fichados (fichamento)
- Pesquisas
- Redações
- Resumo de livros
- Demais registros
- O professor pode complementar os portfólios com as informações:
- Identificação da sala
- Textos sobre pontos fortes e fracos da turma
- Objetivos pedagógicos
- Plano de ensino e roteiros de aprendizagem
- Espaço para registrar informações sobre atividades escolares
- Espaço para incluir materiais usados pelos alunos
- Conclusões
- Com um portfólio, é possível identificar os saberes e competências desenvolvidas num ano letivo e cultivar a habilidade de aprender sempre. O portfólio ajuda o aluno a pensar a caminhar de um modo autônomo numa evolução educacional própria.
- Esses portfólios são amostras das habilidades desenvolvidas pelos alunos (conhecimento documentado). É um processo para transformar um elemento intangível (inteligência) em algo tangível (portfólio). Com isso, é possível verificar as falhas e acertos no sistema de gestão escolar, melhorando continuamente a performance e os jeitos de investir.
- Essa coletânea de evidências sobre a aprendizagem (portfólios) pode servir como indicadores da qualidade e atrair stakeholders (resultados concretos).
- Futuramente, existe até mesmo a possibilidade de elaborar portfólios em formatos digitais para servir como uma amostra das habilidades dos estudantes mais adultos e facilitar o ingresso no mercado de trabalho, por exemplo.
Felizmente, a Norma NBR ISO 21001:2020 existe e está sendo aperfeiçoada por um time de técnicos e especialistas em educação. Poderemos inovar nossas organizações educacionais e caminhar rumo à Utopia com esforços alinhados.
Continue lendo!
Conto 7: O fantasma da fome. Acesse aqui.
Felipe Emilio Gruetzmacher é formado em gestão ambiental, educação ambiental e se especializou em copywriter através de muitos cursos online, muita prática e dedicação. Autor na Comunidade EA é um dos mais lidos na plataforma. Tenta decifrar os enigmas do trabalho humano, até porque essas questões podem mudar os rumos da sociedade humana e acelerar a marcha da história rumo à Utopia.
https://www.linkedin.com/in/felipegruetzmacher/
Fale com o editor: