Por Walter Lúcio

 

No artigo anterior, destacamos, como as Edtechs educacionais estão criando uma série de ferramentas tecnológicas para serem utilizadas no dia das escolas. Podemos mapear de fato, os principais setores de atuação delas:

image1 - Mercado Educacional, explorando as tendências educacionais emergentes: Rumo ao futuro da aprendizagem

Essas empresas, estão dividindo-se em vários segmentos das atividades educacionais e em pequeno mapeamento do setor, acredito ser relevante a atenção no quadro acima, que nos materializa uma série de tendências, principalmente no processo de Gamificação, Realidade Virtual, Plataformas Educacionais e Sistema de Gestão de Aprendizado.

Uma das tendências consolidadas a partir da pandemia, foram as plataformas de ensino de LMS ou Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem. Estas preencheram uma série de lacunas e simplificaram a questão do acesso ao conteúdo, principalmente.

A necessidade de soluções de LMS cresceu exponencialmente nos últimos anos, impulsionada por vários fatores, incluindo o aumento da educação on-line, a demanda por treinamento no local de trabalho e a comunidade de aprendizagem global em constante expansão. Para esclarecer o significado do LMS em nosso mundo contemporâneo, vamos nos aprofundar em algumas das estatísticas relevantes mais recentes que destacam sua importância e impacto:

  • De acordo com um relatório recente da (Fonte: Relatórios Insights), o Mercado de sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) deverá atingir mais de US$ 69,69 bilhões até 2030, com um CAGR de 19,2% durante o período de previsão (2023-2030).
  • O uso da tecnologia nas salas de aula está aumentando, com 48% de alunos usando computadores de mesa, 42% usando smartphones, 33% usando quadros interativos e 20% usando tablets, de acordo com uma (Fonte: pesquisa realizada pela Cambridge International – site: Moodle.com.)

Que benefícios podemos destacar, em relação a utilização do LMS?

Acessibilidade – Os alunos podem acessar o conteúdo do curso em qualquer lugar, a qualquer momento, promovendo uma experiência de aprendizado flexível e acessível.

Gestão em escala – Os sistemas LMS podem acomodar uma ampla gama de usuários, desde pequenas salas de aula até grandes empresas.

Geração de relatórios – Os educadores e administradores podem acompanhar o progresso do aluno, identificar áreas de melhoria e tomar decisões baseadas em dados.

Ambiente colaborativo – As plataformas LMS geralmente incluem ferramentas para discussões interativas, questionários e tarefas, promovendo o envolvimento e a colaboração entre os alunos e seus professores ou instrutores.

Como gestor escolar de uma rede de escolas no Rio de Janeiro, tive a oportunidade de gerir uma dessas plataformas no dia a dia das escolas. O impacto foi de fato de extrema relevância, tanto para as unidades escolares como para a comunidade acadêmica, destacando como aspecto positivo, principalmente a abordagem individualizada que conseguimos materializar, a partir da geração de relatórios individualizados de cada aluno.

A assertividade no atendimento ultrapassou a marca dos 70%, comparando com todos os processos manuais realizados antes da pandemia e da implantação da plataforma. O que a longo prazo traduziu no aumento da renovação de matrículas.

É imprescindível, o entendimento do tripé básico para o sucesso da ferramenta:

  1. O envolvimento da Escola
  2. A participação da comunidade escolar (alunos e professores)
  3. Um cronograma factível de implementaçãoParte superior do formulário

Espero ter auxiliado com este contexto de análise, na melhoria da gestão de sua escola.

 

walter - Mercado Educacional, explorando as tendências educacionais emergentes: Rumo ao futuro da aprendizagem

Walter Lucio Bernardes é mestre em ensino de História pela UNIRIO, tem MBA em gestão escolar, extensão e pós-graduação em gestão de negócios, além de trabalhar como consultor educacional corporativo no mercado de educação e ministrar aulas de História. É Top Educational Leadership Voice no LinkedIn. Fundou a rede de Escolas Matriz Educação, onde exerceu o cargo de diretor geral Pedagógico. Tem seu foco na temática de liderança educacional, gestão escolar, capacitação de professores e gestores escolares, além de gestão de pessoas e processos. São temas de estudos e pesquisa permanentes, Mercado Educacional, Liderança corporativa na gestão escolar, Gestão de Inovação e Conflitos, Metodologias Ativas e Ensino a partir da cultura do fazer (cultura Maker).

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