GESTÃO DE PESSOAS | Cristiane F de Souza Martins

 

Não sei se vocês sabem, mas a sua empresa é composta por pessoas, e por mais que o lucro dependa do aumento de vendas ou a criação de um novo produto, a maior fonte ou frente desse lucro vem das pessoas que trabalham de forma direta para a sua empresa. Melhorar alguns processos internos é fundamental para alavancar os lucros e a sua marca, sua empresa.

Algo simples que pode ser feito (ainda mais nesta época do ano, de festas), o simples modo de como contratar pode fazer a grande diferença. Uma conduta que pode ser tão simples dentro do processo de gestão de pessoas, mas que pede reflexão e tomada de decisão para execução.

5 fundamentos simples de gestão de pessoas:

  1. Você tem controle referente a todas as funções e atividades que a sua equipe faz?

É fundamental você ter descrito e saber passar estas tarefas de maneira clara e objetiva no ato da contratação. Durante o processo de treinamento e/ou de experiência defina quais serão as tarefas e funções a serem realizadas no horário de trabalho. Justamente para otimizar o tempo de atividades insignificantes que podem surgir ou já existem no processo.

Definir cronograma de tarefas básicas e de realização comum entre a equipe durante o mês ou ano, ajuda muito neste processo.

Acompanhar as atividades e tarefas dos seus colaboradores durante o período de expediente é a única maneira real de saber o que está acontecendo e saber aonde o tempo e força de trabalho estão sendo empregados de maneira errada.

  1. Você sabe valorizar os esforços dos seus colaboradores?

Com uma resposta muito sincera para si mesmo, sabemos que muitas vezes não basta hoje em dia fornecer os benefícios básicos (Vale Refeição, Vale Alimentação, Plano Saúde e Vale Transporte), muitos colaboradores querem plano de carreira, desenvolvimento para agregar mais valor não só ao seu trabalho, mas a empresa a qual ele representa. Uma remuneração variável muitas vezes é algo que agrega muito valor, pois pense, o ser humano é movido a desafios ainda mais quando há recompensas financeiras, porém o reconhecimento público do melhor funcionário do mês é ser o ponto de referência para qualquer cliente procurar e indicar a sua empresa.

Em contra mão a este pensamento, empresas que pensam que vão gastar mais em desenvolver e promover os seus colaboradores do que pagando no final do mês ou do ano um bônus simbólico pelo desempenho geral.

Criar uma cultura de resultados (mesmo que a sua empresa seja pequena) para os seus colaboradores demonstra amadurecimento da empresa em que eles trabalham, além de promover a sua empresa no mercado. Mostrar de maneira gráfica, com indicadores, e de forma objetiva, como a empresa esta financeiramente e no mercado referente ao qual atua. E de forma lógica e cada trimestre, por exemplo, mostrar a evolução e o reconhecimento profissional dos seus colaboradores na evolução da empresa.

  1. Você entende a sua folha de pagamento?

Eu aposto que você entende e tem o pensamento que a sua folha de pagamento é só custo e por isso muitas vezes é a primeira a ter cortes, estou certa?

É claro que se você tiver uma contabilidade bem certinha verá que o combinado de salário, encargos, impostos e benefícios, isoladamente representam 70% das despesas totais da sua empresa. Saber gerenciar bem a sua folha e evitar pagamento errados ou atrasados, pode lhe render até 10% de economia no mês.

O seu turnover é alto ou baixo? Já imaginou quanto de economia você terá se souber fazer os desligamentos do seu quadro de funcionários de maneira inteligente e correta? Os principais custos com turnover estão:

  • Contratação de novos colaboradores de maneira equivocada
  • Treinamento
  • Produtividade menor até que o novo colaborador esteja adaptado e assim por diante

O turnover pode parecer algo muito amplo e fora do controle, mas na verdade, é algo muito simples no qual você pode controlar os itens de desperdícios, como integração e treinamentos mais ágeis e focados em resultado e customização de tempo.

  1. Quanto você desperdiça com burocracia com seus colaboradores?

Olha, você demorou uma “eternidade” para contratar aquele talento, e assim que ele começa com força total, você começa a lhe passar tarefas manuais sem nenhum tipo de orientação ou pesquisa de documentos e dados que estão totalmente dispersos. Mas faz sentido que este “talento” esteja fazendo este tipo de trabalho burocrático?

Pode não parecer, mas empresas hoje em dia desperdiçam em média mais 10% do tempo dos seus colaboradores mensalmente com rotinas burocráticas e nem um pouco agregadoras. Se isso acontece, pode considerar 10% do custo da sua folha de pagamento indo pro lixo.

Por isso é preciso organizar o processo de onboarding para que seus colaboradores sejam recebidos de forma organizada, sabendo o começo e o fim das suas atividades e tendo acesso as ferramentas e informações pertinentes as suas atividades. Com uma integração bem organizada, sua empresa ganha tempo e garante que os propósitos do negócio e de seus novos colaboradores estejam devidamente alinhados.

  1. Como está a Gestão de Pessoas com relação ao seu ambiente de trabalho?

Um ambiente de trabalho pode derivar várias situações como fofoca, intriga, brigas internas, além disso, afetar a vida pessoal de todos na empresa, o que com certeza afetará também a produtividade e lucro da empresa.

Para evitar isso, você dever ter muito claro, alinhado e motivado com os seus colaboradores valores da sua empresa e do seu negócio, e acima de tudo o respeito que deve ter entre seus colaboradores, clientes e empresa.

 

Cristiane Martins - Uma boa gestão de pessoas aumenta o lucro?
Cristiane F de Souza Martins é consultora organizacional e palestrante.

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