CUSTO OU INVESTIMENTO? | Cristiane F de Souza Martins

 

Bom, se você é um empreendedor, deve se atentar e se empenhar em aprender como trabalhar a suas equipes e mantê-las qualificadas para que possam ter condições de colaborar com o resultado do seu negócio.

Digo isso, pois tenho visto e vivenciado em vários lugares a falta de preparado e capacitação das pessoas para atender ao público. A capacitação deveria começar no primeiro dia de trabalho do novo colaborador, com apresentação de boas-vindas, uns slides ou vídeo institucional que possa deixar claro para ele a visão e missão da sua empresa. Isso seria o mundo ideal, mas nem em todas as empresas isso acontece.

O correto seria que o 1º dia de trabalho fosse dedicado realmente a mostrar e ensinar o colaborador pelo o básico da sua função, mas devido estarmos vivenciando uma geração de empreendedores, que vivem na pressa tão grande, que se esquecem desse pequeno e milagroso detalhe.

Investir em aprendizagem

Ainda mais que para quem trabalha com público é primordial ter uma capacitação específica de atendimento ao cliente externo e interno (mas abordarei este tema num próximo artigo). O cliente externo nada mas é do que quem traz a renda para o seu negócio, então se você pensa que é somente o marketing que vai fazer você ter lucro, trazer as vendas, infelizmente o seu pensamento irá levá-lo a falência.

Hoje em dia, as pessoas querem é ser muito bem tratadas quando vão aos lugares, até porque estão pagando pelo serviço ou produto.

Muitas empresas aproveitam colaboradores mais antigos para que eles acompanhem estes novos colaboradores que chegam, é algo bom mas muitas vezes é algo imposto e mal feito, o que pode gerar um custo mais alto lá na frente, porém até para este tipo de “movimento” os colaboradores antigos também devem estar preparados para realizar.

É claro que este tipo de atitude pode ser vista e aceita pelos colaboradores mais antigos como uma forma de reconhecimento e desenvolvimento, gerando um clima saudável e com profissionalismo.

O fato é que todos os novos colaboradores tem um projeto de vida.

Querem trabalhar, melhorar e crescer sempre que a empresa proporcionar isso e, eles, comprarem esta ideia desde o início, já lá na integração. As empresas que hoje já reconhecem esta necessidade de capacitação da sua mão-de-obra se destacam no contexto organizacional e no seu segmento se tornam atrativas aos olhos de quem busca um emprego, além de se tornarem mais competitivas no mercado.

Mas antes de saírem por aí fazendo qualquer tipo de capacitação, busquem orientação do seu RH ou até mesmo de consultorias que trabalhem com este viés (assim como eu), pois pode ser até parecer um processo fácil, mas precisa ser construído com base de fatos e processos bem sólidos para que não perca o seu propósito.

As empresas que já tem programa de capacitação para seus colaboradores na maioria das vezes já desenvolvem programas de reconhecimento e de desenvolvimento interno. Não importa se a sua empresa tem 10 colaboradores ou 10.000, o importante é a forma como você vai tratá-los e desenvolvê-los para atingir os objetivos do seu negócio, que assim, ganha valor.

Treinar, treinar

As empresas que hoje sabem diferenciar um produto ou serviço e, que oferecem atrelados a isso, um bom treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, tem uma capacidade maior de ter lucro, reter colaboradores e clientes, em comparação a outras do mesmo segmento que não tenham essas práticas.

Empreendedores, por favor, entendam e não se esqueçam que assim como vocês o bem mais precioso e rentável da sua empresa é o capital humano que trabalha nela, se vocês (sócios, donos, etc.) tratarem seus colaboradores como vocês desejam que seus clientes externos sejam tratados, podem ter certeza que o sucesso logo chegará.

Peço que sempre tenham área de recursos humanos como suporte e apoiadores neste processo, caso ainda não tenham é só me procurar que posso auxiliar a resolverem isso. Deixo abaixo algumas dicas valiosas para acabar de uma vez com todos com este mito de que capacitação é custo, não é, é sim um investimento constante.

8 dicas para as empresas criarem capacitação aos seus colaboradores:

  1. Elaborar um formulário para levantar as necessidades de capacitação dos seus colaboradores
  2. Tenha Perfil Profissional dos cargos existentes bem desenhados (cargos e salários)
  3. Crie um Programa de desenvolvimento e reconhecimento
  4. Assim você irá reter talentos
  5. Gerará condições melhores de trabalho e remuneração
  6. Ganhará competitividade natural
  7. Estará preparado para novos desafios e inovação de produtos/serviços
  8. Além de ter melhores e mais sólidos resultados

 

Cristiane Martins - Capacitar os colaboradores é custo ou investimento?
Cristiane F de Souza Martins é consultora organizacional e palestrante.

https://www.linkedin.com/in/cristiane-ferreira-de-souza-martins-a51a7a20/

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br