A geração Z com olhos bem atentos nos modelos de estágio | Fabiana Vitória Ramalho

 

Uma frase do filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, que diz “Afeto e conhecimento são duas coisas que se você guardar, você perde” traz uma reflexão importante sobre o assunto. Geralmente, a expectativa de crescimento que o estagiário tem ao entrar numa empresa é frustrada quando oferecem trabalhos engessados ou direcionam para o estagiário aquelas tarefas que os líderes não gostam de fazer.

Entretanto, empresas vêm se modificando quanto a dar mais oportunidades de desenvolvimento profissional para esses jovens. É importante mostrar todos os lados, todas as possibilidades de contribuição, de criatividade e de inovação, que esses jovens podem trazer para a estrutura, para a gestão de uma empresa.

Empresas com profissionais que supervisionam de forma educativa os estagiários, criam excelentes profissionais, pois é mais fácil cultivar um bom profissional iniciando uma jornada com um estagiário, do que contratar o profissional já preparado que tenha tanta disposição e empolgação como um estagiário.

Empresas têm muito o que aprender quando o assunto é nutrir e formar o perfil profissional de um estagiário.

O padrão de empresas perfeitamente estruturadas com profissionais altamente qualificados, banalizando e fazendo pouco caso dos estagiários é muito comum no mercado. Mas, é ultrapassado e ineficiente esse perfil de gestão de pessoas. A cada dia é mais evidente que um bom líder cria novos líderes e essa transformação se inicia quando abrem uma oportunidade para um estagiário crescer.

Dentre tantas perspectivas criadas em cima do trabalho do estagiário, vale salientar, que se você é estagiário, sua postura de comprometimento e dedicação é muito importante.

Não adianta exigirmos que a empresa tenha conosco o que não estamos dispostos a oferecer para o crescimento daquela empresa. Você, como estagiário, tem que se incluir, se considerar parte do ambiente, daquela cultura. Ser responsável e se dedicar a cada tarefa com total atenção. Provavelmente, pode ser que seja a primeira experiência de trabalho, e por isso, geralmente iniciamos sem saber muito bem o que fazer ou como se comportar, mas com a prática o trabalho é lapidado.

Tudo tem uma primeira vez e ser estagiário pela primeira vez vai ser uma experiência que você vai gostar de lembrar!

É importante estar aberto a feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, são essenciais para um bom crescimento profissional. Estagiários têm olhos que brilham, como alguém que inicia uma jornada com inúmeras possibilidades de caminhos e que todos esses caminhos trazem crescimento.

Quando uma empresa recebe um estagiário, recebe um jovem com empolgação querendo ser o melhor profissional da empresa. Se dedicar inteiramente a fazer o trabalho com zelo e dedicação, ajustar, editar, mudar é a expectativa que esse jovem carrega.

São fases que todo estagiário vai passar e vai ser importantíssimo para seu desempenho.

A geração Z vem sendo transformada e com olhos bem atentos para tudo que envolve cultura de trabalho, sustentabilidade, desempenho, desenvolvimento, relacionamento e experiências. Nesse sentido, sendo um líder ou um estagiário, aproveitar a experiência para aprender e ensinar vai gerar excelentes resultados para a empresa. Ambos têm conhecimento da importância do trabalho um do outro, uma relação de transformação, se estiverem inteiramente abertos a esse novo ciclo, esse novo desafio, com certeza a experiência será incrivelmente benéfica para o crescimento de uma comunidade de relacionamento profissional eficiente e saudável.

 

 

fabiana - A geração Z com olhos bem atentos nos modelos de estágio

Fabiana Vitória Ramalho tem 21 anos, é estudante de Publicidade e Propaganda e mora no Recife, Pernambuco. Trabalha há mais de 2 anos com marketing, análise de dados e social media. Acredita que um posicionamento estratégico nas redes sociais pode otimizar negócios e orientar a visão de futuro das empresas. Nos momentos de lazer, ela ama conhecer novos restaurantes e explorar a cultura gastronômica regional. 

https://www.linkedin.com/in/fabiana-ramalho-b951191a5/

 

Fale com o editor: 

eamagazine@eamagazine.com.br