Por João Casarri Neto
Além de ser o responsável pela estabilidade financeira global, o Fundo Monetário Internacional – FMI, desempenha também importante papel em relação a Capacitação e Treinamento, uma vez que oferece programas com esses vieses para funcionários de governos e instituições financeiras em todo o mundo, ajudando assim a desenvolver habilidades técnicas e conhecimentos em questões econômicas e financeiras.
Em artigo recente publicado pela revista EXAME, Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI, é categórica ao afirmar que a Inteligência Artificial (IA), irá afetar 40% de todos os empregos existentes no mundo. E ainda destacou que as economias mais avançadas sofrerão um impacto ainda maior, podendo chegar até a 60%, a considerar a capacidade da IA em afetar mais diretamente os empregos com alta qualificação.
Criar programas de requalificação
Para as economias emergentes, ela alerta para um impacto menor, mas não sem consequências, e faz um apelo para que os dirigentes políticos e de empresas desses países criem programas de requalificação para os trabalhadores mais vulneráveis, visando diminuir potenciais desigualdades sociais que a IA pode acarretar.
Bom, isto posto, onde entra o etarismo neste assunto?
Embora esta coluna seja direcionada para os profissionais 50+, o artigo de hoje serve a todos os públicos, e principalmente àqueles que querem se manter ativos no mundo corporativo.
Se já existe um alerta do FMI, e até mesmo Annesh Raman, vice-presidente do LinkedIn, afirmou que: “A validade de um diploma está encurtando de maneira significativa”, para mostrar que “a IA reduzirá o valor das competências técnicas, tornando as habilidades interpessoais mais importantes”, é sinal de que quem pretende manter a sua empregabilidade, precisa ligar o sinal de alerta e começar desde já procurar se qualificar nesta ferramenta que me parece dominará o mercado do trabalho pelas próximas décadas.
Alerta para os 50+
Para os profissionais 50+ que já enfrentam o descaso das empresas por conta da idade, também fica o alerta de que sem reciclagem profissional, e aprimoramento das habilidades tecnológicas, principalmente sobre IA, além de desenvolverem suas habilidades comportamentais como autoconhecimento e inteligência emocional, a permanência no mercado de trabalho é quase impossível.
Eu não sei o quanto você acredita que sabe sobre IA, pois o que ela pode oferecer vai muito além de simplesmente você interagir com o ChatGPT. A IA está presente na medicina, ajudando nos diagnósticos médicos, nos Chatbots e assistentes virtuais para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, em veículos autônomos, ajuda nos processos produtivos analisando a qualidade dos produtos. Em Recursos Humanos já se faz triagem de currículos para escolher os melhores candidatos, e IA é capaz também de montar campanhas publicitárias para ações de marketing.
E isso é apenas uma parcela muito pequena de tudo que a IA pode fazer.
Então, seja você um 50+ ou 50-, saiba que se não se aprimorar, não se qualificar, não conseguir utilizar de forma prática a IA no seu dia a dia, o seu emprego está com os dias contados. Se você não souber usar a inteligência artificial no dia a dia de trabalho certamente terá uma sensível perda de eficiência, desatualização profissional, sua tomada de decisão será mais limitada, perderá competitividade e terá, com certeza, um aumento do risco de erros e falhas.
Investir tempo e recursos no desenvolvimento de habilidades em IA é essencial para aproveitar ao máximo os benefícios que essa tecnologia oferece e garantir uma posição competitiva em um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado e dinâmico.
João Casarri Neto é economista, consultor de RH/TI, analista comportamental DISC, coach, mentor, treinador de líderes, e Practitioner PNL. Autor do livro “Os 5 Princípios da Resiliência”, é também criador do programa “Sou Líder, e Agora?” para ajudar líderes em início de carreira. É Embaixador de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira dos Profissionais de RH (HUBRH+ABPRH). Colunista EA “Geração 50+”.
https://www.linkedin.com/in/casarrinetocoach/
Fale com o editor: