ED#6 ENSAIO | Muhammad Yunus

Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2006 por ter criado um modelo de negócio financeiro pioneiro. Ele inspirou a economia social e a visão de empreendedor social no mundo. É um influenciador global, fundou o mais cultuado banco social, o Grameen Bank e mais outras 50 empresas, em Bangladesh, Índia.

GRAMEEN BANK

É fundador do Grameen Bank, criado em 1983, na Índia, banco pioneiro que passou a oferecer empréstimos a clientes muito pobres, sem as garantias e exigências tradicionais das instituições financeiras. Hoje, são 8,4 milhões de mutuários, 97% são mulheres e, com esse volume de clientela, o Grameen Bank movimenta cerca de 1,5 bilhões de dólares por ano para financiamentos no microcrédito.

PAI DO MICROCRÉDITO

Yunus nasceu na aldeia de Bathua, em Bangladesh, Índia, em 1940, é muçulmano não-praticante, estudou Ciências Econômicas em Nova Délhi. Estava com 25 anos de idade quando conquistou bolsas das instituições Fullbright e Eisenhower para estudar Economia na Universidade de Vanderbilt nos EUA.

DA AMÉRICA PARA A ÍNDIA

Em 1969, vivendo nos Estados Unidos, recebeu seu título de PhD e retornou à Índia em 1972, mas já com uma visão de ativismo social, quando aceita presidir o departamento de Economia da Universidade de Chittagong, em Bangladesh.
BANQUEIRO DOS POBRES

Em 1976, lecionava Teoria Econômica na Universidade de Chittagong, em uma região devastada pela pobreza, e então, o economista idealista emprestou 27 dólares do próprio bolso a uma jovem de 21 anos que pagava 10% de juros ao dia a um agiota para comprar bambu e confeccionar tamboretes na vila de Jobra.

NASCE O EMPRÉSTIMO SOCIAL

Encontrou nessa aldeia, mais 42 mulheres nas mesmas condições de não comprovação de renda e de bens, e, emprestou a esse grupo, dinheiro a taxas de juros normais, tendo retorno de pontualidade de pagamento de todas elas. Daí, passou a fornecer pequenas quantias a agricultores, artesãos e pequenos empresários. Criava assim, um desenho de financiamento popular com alta escalabilidade.
“Naquela época, como ainda é agora, os bancos negavam empréstimos a quem não se qualificava. As pessoas não valiam nada porque não podiam fornecer garantia de retorno. Nesse contexto é fácil virar anjo”.

legenda 1 - Pai do microcrédito

REDE DE APOIO

As solicitantes ao empréstimo, formavam grupos de cinco, e as duas mulheres mais pobres recebem primeiro o crédito. Quando estas começam a devolvê-lo, chega a vez de as outras três terem acesso ao dinheiro. Uma espécie de rede de apoio que, ao mesmo tempo, exerce pressão, para poder retroalimentar o crédito e, sua consequente oferta, o que explica a taxa do retorno de pagamento altíssima em 97%.

DAS SEMENTES AO BANCO

Professor sim, mas antes, economista com visão empreendedora. Sua jornada segue tentando aplacar a pobreza e a fome em seu país, a Índia. Seu próximo negócio foi vender pacotinhos de sementes de vegetais e legumes a 1 centavo de dólar para ajudar a enfrentar os surtos de fome que assolavam a região.

YUNUS NEGÓCIOS SOCIAIS

Yunus se transformou no maior vendedor de sementes na área, e sob críticas da academia e do sistema financeiro indiano, em 1983, fundou o Grameen Bank, modelo replicado de imediato para países vizinhos, como a Malásia e no Paquistão. O projeto foi abraçado pelo mundo com o modelo de negócio social presente em oito países: Índia, Haiti, Alemanha, Tunísia, Uganda, Albânia, México, incluso o Brasil.

Com mais de 2.500 agências e prestação dos serviços financeiros que alcança hoje mais de 80 mil aldeias na Índia (população de1,366 bilhão, dados 2019), o Grameen Bank foi considerado, pela revista Forbes, uma das cinco instituições mais inovadoras do mundo em impacto social no ano de 2019.

leegg2 - Pai do microcrédito

HONRARIA EM TÓQUIO

Muhammad Yunus recebeu o prêmio Laurel Olímpico nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2021. O mérito foi concedido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) pela sua contribuição social do também nos esportes. Ele fundou a organização social Yunus Sports Hub. Seus ideais aqui, solucionar problemas como a desigualdade de gênero, a poluição e a pobreza, por meio da preparação de atletas de alto rendimento e desempenho.

Fonte: Google

Acesse: https://www.yunusnegociossociais.com/

 

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br