Por João Casarri Neto
Envelhecer é um processo natural de todo ser vivente. Homem ou animal, independente da espécie, envelhece. E isso me faz lembrar uma frase que ouvia muito do meu pai: “o que não tem remédio, remediado está”. Começamos nosso processo de envelhecimento no minuto seguinte ao nosso nascimento.
Então, tenha você hoje, 20, 30, 35 ou 40, saiba que a velhice irá te alcançar. Então que tal se preparar adequadamente para esse processo?
Quando você vai fazer uma viagem, você faz um planejamento financeiro de gastos, roteiro para passeios, lugares que gostaria de conhecer, comidas que quer experimentar etc. Na verdade, a viagem começa muito antes de você efetivamente botar o pé na estrada.
E porque você faz tudo isso? Para não ter imprevistos durante a viagem. Se compararmos nossa vida com uma viagem, descobrimos que planejamento para evitar imprevistos também são necessários. Relacionamentos rompidos, perda de emprego, investimentos malsucedidos… tudo isso acontece durante nossa jornada. Daí a necessidade de planejarmos a nossa vida tal como planejamos nossas férias. O mercado de trabalho pune o profissional que não se prepara adequadamente para ele. Se a sua vida profissional não for permeada de bons relacionamentos, aprendizados constantes, e evolução permanente, quando você for um 50+ certamente enfrentará sérios problemas em relação ao trabalho.
Mente ativa
Se o envelhecimento do corpo é inevitável, o envelhecimento da mente é opcional. Para manter a nossa mente ativa, é preciso desenvolver desde cedo, hábitos que nos mantenham em constante atividade.
Você já pensou em uma carreira alternativa? Ou mesmo continuar exercendo as suas atividades em uma modalidade diferente? Não mais como empregado /colaborador, mas como consultor, conselheiro ou mentor?
A história está repleta de personagens longevos (do latin longaevus, que significa duradouro), cujo seus maiores feitos aconteceram quando já possuíam idade avançada. Isso vem nos mostrar que envelhecer não é sinônimo de decadência. Muito pelo contrário. Estudos mostram que é entre os 40 e 60 anos que o Homem atinge a plenitude da sua maturidade cerebral. Dessa forma é possível dizer sem medo de errar que a verdadeira sabedoria é adquirida somente quando a pessoa já viveu pelo menos 50% da sua expectativa de vida, hoje estimada em torno de 77 anos.
João Casarri Neto é economista, consultor de RH/TI, analista comportamental DISC, coach, mentor, treinador de líderes, e Practitioner PNL. Autor do livro “Os 5 Princípios da Resiliência”, é também criador do programa “Sou Líder, e Agora?” para ajudar líderes em início de carreira. É Embaixador de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira dos Profissionais de RH (HUBRH+ABPRH).
Colunista EA “Geração 50+”.
https://www.linkedin.com/in/casarrinetocoach/
Fale com o editor: