Por Ju Fernandez
Já parou para analisar o porquê tantas pessoas odeiam a segunda-feira? (talvez você até seja uma delas). Porque normalmente é o dia em que elas têm que voltar a uma rotina que não gera bem-estar e satisfação, tendo que lidar com mil problemas ao mesmo tempo, fora as reuniões e pedidos urgentes. Ou seja, já iniciam a semana tristes, desmotivadas e sabendo que a produtividade vai cair logo na arrancada.
Segundo pesquisa realizada pela Zety, com mais de 1000 pessoas, a segunda-feira é o dia mais odiado para 47% dos entrevistados e os principais motivos para isso são:
Com certeza a segunda-feira não seria assim tão odiada e a produtividade não seria tão ruim se esses profissionais tivessem liberdade profissional, mais flexibilidade e equilíbrio de vida.
Benefício da liberdade profissional no aumento da produtividade
Há alguns dias, estava falando sobre a questão da liberdade e gestão de tempo com um mentorado em uma sessão VIP da Formação da Mentoring Academy. Comentei sobre quais estratégias utilizo para controlar minha agenda semanal, tendo clara noção do meu tempo de dedicação para assuntos profissionais e pessoais, e ele me fez o seguinte questionamento:
“Como você consegue equilibrar sua semana dessa maneira?”
Poderia iniciar minha resposta de forma totalmente técnica, explicando a estratégia escolhida por mim e como diferencio cada uma das ações da semana, mas não o fiz. Quem me acompanha há mais tempo ou já esteve em comigo em mentoria, provavelmente me ouviu falar que “o óbvio precisa ser dito” e eu não poderia responder a ele de outra forma:
“Consigo porque tenho liberdade profissional e, por meio dela, tenho liberdade de tempo, podendo estruturar minha agenda conforme minhas prioridades e momentos de pico de produtividade.”
A partir do momento em que seguimos uma carreira que nos proporciona liberdade para termos autonomia e flexibilidade em nossa rotina, os impactos positivos surgem em diversas áreas da nossa vida, porque se formos analisar bem, a maioria das questões está interligada.
Nesse caso em específico temosas seguintes conexões:
Uma carreira com liberdade promove maior responsabilidade, controle e flexibilidade sobre o seu tempo. Podendo gerir a agenda de forma estratégica, você consegue trabalhar durante momentos do dia em que sabe que é mais produtivo, o que ajuda a reduzir as horas que ficará em cima daquilo, pois estará mais focado e a probabilidade de procrastinar é mínima. Trabalhando menos, sobra mais tempo no seu dia para dedicar a si mesmo, família e amigos, o que impacta no seu bem-estar e qualidade de vida.
Acontecer que para esse ciclo funcionar de maneira efetiva, você precisa compreender como e qual é o seu momento de produtividade em alto nível.
Como entender quando sua produtividade atua em alto nível
A estratégia do “trabalhe apenas 4 dias por semana” tem sido aplicada por algumas empresas para oferecer mais flexibilidade aos profissionais. Ajuda a atingir o objetivo? Em partes, sim. Porém, seria muito mais eficiente, tanto para as empresas quanto para os profissionais, que antes de aplicar a estratégia, as pessoas aprendessem a identificar como e quando atingem altos níveis de produtividade. De que adianta o profissional trabalhar somente quatro dias por semana se continuar trabalhando das 8h às 18h sendo que o horário no qual mais consegue produzir é no período noturno, por exemplo? Zero resultados para ambos.
A produtividade de uma pessoa não permanece 24 horas por dia. Vale muito mais trabalhar menos horas por dia (como os próprios iniciais deste artigo mostram) e com liberdade de horário, do que 4 dias no mesmo padrão de sempre.
Se você trabalha de forma autônoma, precisa ter ainda mais consciência disso, ter esse autoconhecimento cada vez mais profundo para ajudar no planejamento e estruturação da sua rotina diária.
- Sente que seu trabalho flui melhor de manhã, de tarde, de noite ou de madrugada?
- Por quanto tempo consegue manter seu foco em uma coisa só?
- Em qual ambiente você consegue atingir sua concentração?
Essas são perguntas simples mas que tem muito poder e que ajudam a criar um cronograma cada vez mais otimizado e com mais produtividade. Analise sua rotina por uma semana e identifique em qual momento conseguiu entregar mais qualidade e resultado, é ali que está seu ponto forte.
Depois que compreender qual seu momento de produtividade, é hora de aplicar estratégias para aumentar e manter seu foco.
5 práticas diárias para aumentar seu foco e produtividade
1. Trabalhe de forma inteligente
Priorize as atividades mais importantes daquele dia, inclusive as que não gosta de fazer, e depois elenque as atividades menos importantes e menores.
Evite fazer atividades espalhadas ao longo do dia. Exemplo: uma reunião no início da manhã, depois uma mentoria no meio da tarde e outra no início da noite. Isso quebra sua concentração e ritmo, há uma menor chance de conseguir começar e finalizar alguma atividade maior nesses intervalos curtos, e sua produtividade vai lá no pé. Procure separar um horário específico para realizar todas as reuniões do dia (sim, há exceções) para manter seu foco.
Trabalhar de forma inteligente é ser realista na hora de planejar seu dia, não coloque mais ações do que consegue administrar para não haver frustração e excesso de trabalho futuros.
2. Aumente o tempo de exposição à luz do dia
Ter mais momentos do dia em contato com a luz solar ajuda a melhorar nosso humor e bem-estar, o que impacta diretamente no nosso entusiasmo e produtividade no trabalho.
3. Mesa organizada, mente organizada
Trabalhar em um ambiente totalmente desorganizado atrapalha a produtividade e ajuda a aumentar o estresse. “Ah, mas a minha bagunça é organizada”. Pode até ser, mas você já comparou trabalhar com uma mesa bagunçada e com uma mesa organizada e limpa?
As coisas não precisam ficar milimetricamente no lugar, mas ao menos que você consiga ter um espaço confortável em que consiga ter mais foco e clareza no que está fazendo sem ter que ficar se preocupando se vai ou não derrubar a xícara de café empilhada nas milhares de anotações.
4. Invista em uma cadeira ergonômica
A má postura gerada pelo hábito de sentar em locais não adequados à postura aumentou os sintomas e dores físicas após a pandemia. Uma pesquisa feita pelo InstituteofEmploymentStudies (IES, do Reino Unido, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou os seguintes dados:
● 58% das pessoas apresentaram dores nas costas
● 75% reclamaram de dores no pescoço.
Além de melhorar sua produtividade, investir em uma cadeira ergonômica beneficia sua saúde e seu corpo, principalmente a coluna, agradece.
5. Dê uma chance para a música
Trabalhando de casa, na empresa ou em vários lugares do mundo, caso você já tenha sua liberdade geográfica, uma das maneiras de dar um gás no seu foco e produtividade é escutar música. Esta é uma prática que influencia tanto na concentração quanto na redução da ansiedade e que eu utilizo muito.
Precisa sempre ser músicas sem letra? Não. Tudo vai depender da atividade que precisa realizar e do modo como você reage ao que está escutando. Quando realizo atividades mais processuais no dia a dia, como organizar meu cronograma e marcar na agenda as próximas sessões das minhas mentorias VIP com meus mentorados, escuto e canto ao mesmo tempo :)
Atenção, isso pode acabar com sua produtividade
Se há aquilo que auxilia a aumentar, há também práticas e ações que podem reduzir ou acabar com sua produtividade. Algumas delas são:
● Colocar muita pressão em si mesmo
● Não ter responsabilidades no trabalho
● Não ter tempo para cuidar de si, saúde física, mental e emocional
● Ter uma péssima organização (ou a falta dela)
● Olhar apenas para a quantidade de entregas feitas sem analisar a qualidade
● Comparar-se com os outros
● Dormir mal
● Ter uma alimentação ruim
Produtividade na carreira é ser eficiente e entregar qualidade. É criar e entregar mais em um espaço de tempo menor, mas em um ambiente e estado de espírito muito mais controlado.
A liberdade profissional proporciona que você tenha essa produtividade em alto nível, fortalecendo sua carreira com a entrega de melhores resultados, aproveitando mais seu tempo livre, fazendo com que tenha mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Ju Fernandez é mentora de profissionais no Brasil e exterior, criadora do canal SOULJU, eleita LinkedInCreator, jornalista formada pela UFSC, mestre em Design, responsável por seis projetos internacionais na Europa e África, vivência no Canadá e Estados Unidos e experiência em diversas cidades e países pelo mundo. Por meio de suas mentorias, palestras, cursos e conteúdos, busca inspirar profissionais a conquistarem mais liberdade, felicidade, bem-estar e sucesso em suas carreiras. É colunista EA “Liberdade Profissional“.
Fale com o editor: