Por Ju Fernandez

 

Vida, carreira, bem-estar e tecnologia. Já parou para refletir de que forma essas quatro palavras estão conectadas e diretamente relacionadas com a liberdade? Pensando rapidamente na lógica dessa conexão, a tecnologia desenvolvida nos últimos anos tem proporcionado diversas mudanças na nossa carreira. Ela permite o alcance de objetivos e cenários que nos gerem maior bem-estar, os quais são a chave para expandirmos a nossa liberdade durante a vida. Seja ela geográfica, de tempo, financeira ou como queira chamar a sua.

Já compartilhei em outros conteúdos qual a relação entre carreira e liberdade, bem-estar e liberdade, e até mesmo aprendizado internacional e liberdade. Neste artigo, trago qual o impacto que a tecnologia possui na liberdade profissional e o porquê ela é uma faca de dois gumes.

Força ou ameaça à liberdade profissional?

A transformação gerada pela tecnologia no mundo, principalmente na forma como vivemos e trabalhamos, é algo que não tem como negar. Pelo contrário, mais e mais falamos sobre essa questão, não apenas pelos avanços conquistados, mas saber que a tecnologia traz consigo aspectos negativos e positivos à liberdade do ser humano.

Se por um lado, a tecnologia trouxe inúmeras facilidades e eficiências para o ambiente profissional, criando novas oportunidades de trabalho, com mais flexibilidade e independência, por outro, também gerou, e gera, desafios e preocupações relacionados à privacidade e controle do ambiente de trabalho. Encontrar o equilíbrio entre os prós e contras é fundamental para quem busca ou está no processo de conquista da liberdade profissional, ou mesmo já conquistou, porém tem receio do que pode acontecer daqui para frente. Mas para colocar tudo na balança e se preparar da melhor forma possível, precisamos entender o que a tecnologia traz de negativo e positivo.

Impactos positivos da tecnologia na liberdade profissional

Uma das maiores contribuições da tecnologia para a liberdade profissional é a facilitação da conectividade. Sem isso ainda teríamos dificuldade em nos comunicarmos de forma instantânea com colegas de trabalho, família, clientes e amigos em diferentes partes do mundo. Essa conectividade gerada pela tecnologia também permite que as pessoas possam trabalhar de forma mais flexível e independente.

Com ferramentas de videoconferência, compartilhamento de documentos em nuvem e colaboração online, os profissionais podem realizar suas tarefas a partir de qualquer local com acesso à internet. Isso não apenas proporciona maior autonomia no gerenciamento do tempo, mas também abre oportunidades para a conciliação entre trabalho e vida pessoal. Eu mesma não conseguiria compartilhar esse conteúdo que estou escrevendo aqui na Suíça com você que está em um local e fuso horário distinto do meu.

A tecnologia me permite hoje ter a liberdade para escolher quando e onde quero trabalhar.

Essa conquista não gera liberdade apenas para profissionais da minha área, mas também a quem trabalha com vendas, design, saúde, tecnologia, engenharia, educação.

Falando em educação, pare para analisar a quantidade de conteúdo que existe atualmente, disponível de forma gratuita ou paga, no meio digital para que os profissionais possam aprimorar suas habilidades, obter certificados, abrir a mente para assuntos até então desconhecidos e ter um desenvolvimento contínuo.

Quantos profissionais hoje em dia estão tendo a chance de compartilhar aquilo que sabem para impactar na vida de outras pessoas? Sou um exemplo disso. Se não fosse por causa da tecnologia, eu não:

  • Teria disponibilizado a Formação de Mentor da Mentoring Academy no meio digital, oferecendo que profissionais de qualquer lugar do mundo se tornem mentores.
  • Poderia dar minhas sessões de Mentorias VIPs morando na Suíça, nos Estados Unidos, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo que esteja conhecendo.
  • Compartilharia minhas experiências pelo mundo em minhas colunas aqui na EA Magazine, Meer, LinkedIn e no meu próprio site.

Trouxe apenas três exemplos da minha história e liberdade profissional.

Você, com certeza, tem os seus e ainda possui a chance de viver mais porque a revolução gerada pela tecnologia é uma realidade que nos acompanha hoje e continuará acompanhando a liberdade profissional nos próximos anos. Porém, assim como ela gera vantagens, há também os pontos negativos.

Impactos negativos da tecnologia na liberdade profissional

O avanço tecnológico também trouxe desafios preocupantes relacionados à liberdade profissional. Mesmo trabalhando remotamente, os sistemas de rastreamento de produtividade e monitoramento online podem criar um ambiente em que os profissionais se sintam constantemente observados, limitando sua liberdade de agir de maneira autônoma. A depender do setor, país e/ou empresa, esse rastreamento pode ser feito por cada clique e/ou minuto gasto nas atividades.

O que isso pode ocasionar? Pressão excessiva, estresse, desconfiança, ansiedade e outros impactos negativos ao bem-estar.

A tecnologia também pode aumentar a desigualdade de conhecimento entre os profissionais da própria empresa, pois os trabalhadores que possuem habilidades e educação para se adaptar às novas exigências do mercado, principalmente os das novas gerações, serão mais propensos a encontrar novas oportunidades de emprego. Por outro lado, os trabalhadores que não possuem essas habilidades podem ser forçados a aceitar empregos de menor remuneração ou a ficarem desempregados caso não estejam dispostos a buscar novos conhecimentos.

Após entender de forma geral como e o porquê a tecnologia é uma faca de dois gumes, podendo ser uma força, mas também uma ameaça à liberdade profissional, chegamos a uma conclusão: a tecnologia nos ajuda a criar uma carreira mais flexível, independente e satisfatória, porém, se não tiver disposto(a) e preparado(a) para lidar com os nossos riscos e desafios, aquilo que poderia lhe gerar maior qualidade de vida, torna-se uma enxaqueca das brabas.

 

JU FERNANDEZ Personalizado

Ju Fernandez é mentora de profissionais no Brasil e exterior, criadora do canal SOULJU, eleita LinkedIn Creator, jornalista formada pela UFSC, mestre em Design, responsável por seis projetos internacionais na Europa e África, vivência no Canadá e Estados Unidos e experiência em diversas cidades e países pelo mundo. Por meio de suas mentorias, palestras, cursos e conteúdos, busca inspirar profissionais a conquistarem mais liberdade, felicidade, bem-estar e sucesso em suas carreiras. É colunista EA “Liberdade Profissional“.

https://www.linkedin.com/in/ju-fernandez-jornalista-mentora-de-mentores-liberdade-profissional/

 

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br