Principais competências em vendas | Patrícia Milaré Bertão
Há muito tempo que vendas deixou de ser plano “b” e se tornou uma das profissões que mais exige dos profissionais que nela atuam. Não tem jeitinho e muito menos conversa fiada. Hoje em dia, as empresas recebem uma quantidade enorme de vendedores e ofertas. Essa combinação é a mais variável possível. Vendedor deve entender e gostar de gente!
Um dos grandes diferenciais de um vendedor é entender do negócio do seu cliente e usar de perspicácia e feeling para saber transformar dificuldades em oportunidades e benefícios para ambos.
Como disse nenhuma venda ou cliente são iguais. Faz-se necessário ter uma escuta ativa e genuína. Ouvir mais e falar menos.
O vendedor é um consultor que constrói a ponte entre a “dor” do cliente e a solução que a empresa que representa pode apresentar para resolver o problema. Por isso, é preciso ter conhecimento do passo a passo da jornada de venda, além do necessário conhecimento técnico e comercial sobre o produto e serviço que representa. Conhecer o mercado e concorrentes é essencial.
Resiliência e perseverança
Para se ter sucesso nessa área o profissional precisa ter a resiliência e perseverança como parceiras. Tem que saber lidar com os nãos que irá ouvir e eles não serão poucos e serão maiores que os sim. Mas, se souber absorver com tranquilidade pode transformar em combustível para a próxima venda! Atitude positiva sempre.
O vendedor é avaliado o tempo todo no processo da venda. Não se pode esquecer que da mesma forma que ele se especializa, o comprador também o faz. Dessa forma a negociação tem que ser muito clara e transparente para ambos.
Deve-se gerar impacto positivo desde o primeiro contato e cuidar da construção do relacionamento que fará certamente a diferença. Reforço sobre ter a sua marca pessoal, o seu diferencial. Saber agregar valor é premissa básica para uma venda de SUCESSO. Estar presente sempre, nas horas boas e na hora de resolver um problema. Além das competências, o profissional de vendas deve cuidar da aparência, do gestual, da linguagem e postura.
Capacitar é preciso
Se você quer ser um profissional de vendas, tem que investir em sua carreira e ser protagonista dela. Se capacitar é preciso. Vendas deixou de ser uma profissão para quem não havia se encontrado em outra. Venda tem processo e método. Tem começo, meio e fim. Então, faça cursos na área, participe sempre que possível de feiras e simpósios. O aprendizado deve ser constante. Novas técnicas e leituras sempre surgem.
Fique sempre alerta a novas possibilidades e oportunidades. O profissional não deve se acomodar e acreditar que sabe tudo.
Sempre há espaço para novos conhecimentos e para não ficar defasado em suas competências. Recicle. Aprenda. Desaprenda e se reconstrua. Novas formas de se capacitar é essencial. O mercado é dinâmico. Tudo muda o tempo todo. Além de cursos sobre o Processo da Venda, A Arte de Negociar e como “encantar” o seu cliente procure cursos em outras áreas que complementem o seu conhecimento.
Como sugestão, saia do óbvio e invista em cursos que agreguem valor a sua marca pessoal: Comunicação não Violenta, Oratória, Inteligência Emocional. Esses irão lhe trazer maior conhecimento sobre si mesmo e com quem irá negociar. Não se limitar e derrubar crenças vai fazer todo profissional de vendas avançar e bem na sua carreira.
Patrícia Milaré Bertão é casada e mãe de duas filhas. Formada em Secretária Executiva (USC), Administração de Empresa (UNIFAE) e MBA em Gestão Empresarial (FAE). É coordenadora sênior Account, TIM Brasil. Participa de um blog que trata sobre diversos temas e assuntos como Comportamento, Relacionamentos e Mundo Corporativo (@vem_que_a_gente_explica). Voluntária na Social Startup, sem fins lucrativos, com foco no desenvolvimento humano – Da Periferia para a Faria Lima. Tem um viés poético e tem três poesias classificadas e publicadas em livros, Poetize 2022 Seleção Poesia Brasileira, Poesia Livre 2022 e Poesia BR. Escrever é meu divã! Colunista EA “Mundo Corporativo”.
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