Por Ju Fernandez
Maior autonomia, flexibilidade, oportunidade de seguir e realizar os próprios sonhos para ter uma carreira com mais sucesso e satisfação. Tem como não querer isso? Aqueles que conhecem as vantagens da liberdade profissional ou já tomaram atitudes para conquistá-la, ou possuem esse desejo para melhorar a qualidade de vida.
De acordo com a pesquisa da FlexJobs, divulgada pela Gitnux, boa parte dos mais de 8 mil profissionais entrevistados querem ter carreira flexível para reduzir o estresse, melhorar a saúde e ter uma vida mais equilibrada.
A flexibilidade desejada por muitos não se resume a apenas ter horários de trabalho flexível, mas também espaços flexíveis, podendo, por exemplo, realizar o famoso home office.
A Gitnux também divulgou que 73% dos profissionais disseram que possuíam mais equilíbrio entre vida pessoal e trabalho justamente porque podiam trabalhar de casa. Esse balanço e melhor controle de tempo proporcionou:
- 46% Mais tempo com família e/ou filhos
- 42% Mais tempo com o(a) parceiro(a)
- 37% Possibilidade de cuidar de seus animais de estimação
Esses são apenas alguns benefícios de ter liberdade profissional, há ainda a questão da liberdade geográfica, liberdade financeira, mais atenção à saúde, desenvolvimento de habilidades novas, autoconhecimento, visão mais clara e objetiva em relação ao futuro, entre outros.
A questão que atrapalha no alcance dessas vantagens proporcionadas pela liberdade de carreira é: o que fazer para iniciar esse processo?
É um caminho que envolve diversos desafios, principalmente envolvendo o lado pessoal, mas com planejamento, dedicação e foco, há como conquistar mais rápido do que imagina.
6 dicas para ter liberdade profissional
1. Tenha metas claras.
Definir metas específicas e que sejam mensuráveis vão lhe auxiliar bastante na busca da sua liberdade profissional porque além de lhe direcionar, ajuda a manter o foco nos momentos mais turbulentos.
2. Crie um plano de ação.
Desenvolver um planejamento detalhado com o que precisa ser feito para que as metas do item 1 sejam realizadas é super importante. É nesse momento que consegue definir o que irá precisar em termos de recursos financeiros, ferramentas e habilidades para que seus sonhos de fato virem realidade.
3. Invista na sua educação.
Essa é uma dica que já deveria andar com você embaixo do braço para qualquer lugar que vá ou área que atue. Quanto mais investir no seu desenvolvimento, mais preparado para o mercado estará, mais qualificado será e maior será sua capacidade de ter uma carreira de impacto. Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RR1t8Z5gmgg
4. Aprenda a gerir seu tempo.
Fazer a gestão do tempo de maneira eficiente fará com que consiga não apenas administrar sua liberdade profissional, mas aproveitá-la da melhor forma. Se ainda não tem um verdadeiro controle ou mesmo nunca nem parou para analisar e dar atenção a isso, pode ter certeza que irá se surpreender com a quantidade de tempo que joga fora e poderia ser investido em algo que seja útil a sua carreira e bem-estar. Veja também: 3 dicas para ter mais liberdade de tempo e se desconectar do trabalho.
5. Diversifique suas fontes de renda.
A liberdade profissional, quando é conquistada de maneira estratégica e seguindo um caminho no qual você realmente se identifica, vem acompanhada da liberdade financeira. E por que menciono “de maneira estratégica”? Porque para ter liberdade é preciso também ter segurança financeira e isso muitas pessoas acabam esquecendo. Se você não quiser ter esse tipo de preocupação no futuro ou mesmo agora, o ideal é diversificar suas fontes de renda.
Muitos dos profissionais que mentoro e já mentorei durante os anos, hoje possuem mais de uma fonte de renda. Alguns são diretores em grandes empresas e mentores, outros vendem seus produtos digitais, como livros e cursos online, ao mesmo tempo que dão mentorias VIP, há ainda aqueles que além das mentorias são palestrantes…tudo para não depender de um lugar só. Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uVhVf0He1O0.
6. Aprenda a ser mais disciplinado(a).
Disciplina, organização, resiliência e persistência serão suas melhores companheiras em todo o processo, não somente antes, mas também depois que tiver de fato sua liberdade profissional. Ter um plano em relação ao que é prioridade no dia, o que precisa ser feito mesmo quando não estamos lá tão inspirados no dia, ter períodos específicos de trabalho de acordo com o seu perfil, saber lidar e evitar distrações, isso é ter disciplina.
Se essa é uma dificuldade que possui, desenvolvê-la é uma das primeiras ações que deve tomar para conquistar o seu sucesso e liberdade na carreira.
Conquistar liberdade profissional é uma jornada desafiadora mas gratificante. Lembre-se que cada um de nós possui um perfil e ritmo diferentes, o sucesso não acontece da noite para o dia e o mais importante de tudo é primeiro ter consciência do que realmente você quer para sua carreira e o que lhe faz ser um profissional dedicado e realizado.
Ju Fernandez é mentora de profissionais no Brasil e exterior, criadora do canal SOULJU, eleita LinkedIn Creator, jornalista formada pela UFSC, mestre em Design, responsável por seis projetos internacionais na Europa e África, vivência no Canadá e Estados Unidos e experiência em diversas cidades e países pelo mundo. Por meio de suas mentorias, palestras, cursos e conteúdos, busca inspirar profissionais a conquistarem mais liberdade, felicidade, bem-estar e sucesso em suas carreiras. É colunista EA “Liberdade Profissional“.
Fale com o editor: