Por Ju Fernandez
Ser feliz, sentir-se bem 100% do tempo, ter sucesso e ser livre para fazer suas próprias escolhas na carreira têm sido alguns dos principais focos dos profissionais nos últimos tempos, principalmente entre as gerações mais novas.
A marca de roupas corporativas dos Estados Unidos, Carhartt, fez uma pesquisa em fevereiro de 2023 com jovens das gerações Millennial e Z. Dos mais de mil entrevistados, 44% afirmaram que um dos principais desafios no mercado de trabalho atual é encontrar um emprego que esteja alinhado com seus valores, justamente porque estão em busca de felicidade e liberdade profissional.
Acontece que essa vontade de ter uma carreira mais significativa, que gere um impacto na comunidade e no próprio bem-estar, também tem chamado a atenção de profissionais de gerações anteriores que seguem uma carreira linear, sem flexibilidade e desalinhada com seus valores e propósito.
Independente da geração, o que os profissionais realmente querem com essa mudança de pensamento em relação a carreira é ter e viver suas liberdades, sejam elas de tempo, geográfica ou financeira. Porém, para isso acontecer, é preciso que cada um olhe primeiro para dentro, para si mesmo, e compreenda qual seu propósito antes de escolher seguir por um caminho que poderá proporcionar essa conexão entre felicidade, carreira e sucesso.
Mas por que essa etapa é tão necessária?
Porque é a partir dessa reflexão que você consegue compreender qual o seu estilo de trabalho, o que lhe faz ser produtivo(a), o que lhe gera satisfação e faz com que mantenha a disciplina mesmo em dias ruins. Cada um de nós possui um estilo e um significado de liberdade profissional e felicidade distintos, sem entender qual é o seu, o crescimento no mercado não acontece. A descoberta do propósito é um processo que nem sempre é fácil e rápido, pelo contrário, pode ser bem complexo e talvez precise de auxílio de outro profissional, como um mentor, para lhe guiar nessa etapa.
Para lhe ajudar, compartilho três passos e reflexões iniciais relacionadas ao seu autoconhecimento.
3 passos para encontrar seu propósito de carreira:
1. Descubra sua vocação
Você só terá liberdade profissional quando descobrir o que de fato gosta, aquilo que tem fascínio em fazer e seguir aprendendo com encorajamento próprio (porque nem sempre quem está próximo faz isso). Pode ser que o que lhe deixe envolvido(a) e faça brilhar os olhos seja um ou mais objetos, ou atividades específicas, isso terá que descobrir analisando como se sente ao realizar certas ações e estar em determinados ambientes e com pessoas distintas.
Quando encontrar algo que faça de forma natural, com fluidez, entusiasmo e que até mesmo pareça ser muito fácil, mesmo com todo mundo dizendo que aquilo é tão difícil quanto nadar contra a corrente, você descobriu o que lhe gera satisfação e bem-estar.
2. Determine metas inteligentes
Item 1 identificado, agora o segundo passo é conectar sua vocação com a carreira a partir da criação de metas inteligentes, ou seja, metas que consiga de fato realizar. Pode ser que sua jornada profissional atual não tenha absolutamente nada a ver com aquilo que realmente gosta e se sente bem em realizar, o que fará com que tenha um pouco mais de trabalho do que quem já está no meio do caminho, mas a maneira para determinar as metas que vou mencionar a seguir pode ser aplicada de forma igual em ambas as situações.
Mesmo que seus objetivos sejam de longo prazo, quebre-os em metas menores. Sim, divida uma meta grande em várias partes. Essa ação fará com que tenha mais clareza do que realmente precisa ser feito e permitirá que lide melhor com a ansiedade de querer ter resultados da noite para o dia. Ajudará a manter a disciplina, a concentração e a ter mais flexibilidade em relação a sua carreira.
Um exemplo real: vamos supor que o seu objetivo seja conquistar sua liberdade geográfica e no seu exercício de autoconhecimento, percebeu que o que lhe faz sentir realizado(a) é partilhar seu conhecimento com outras pessoas e auxiliá-las a ter sucesso na vida.
O seu objetivo a longo prazo é conquistar a liberdade geográfica, mas para chegar lá, o que você vai precisar fazer?
Talvez criar o seu próprio processo de mentoria, já que gosta de partilhar conhecimento, assim fortalece sua carreira e passa a ter mais flexibilidade na rotina. Essa criação de processo de mentoria seria uma meta menor dentro da meta maior da conquista da liberdade geográfica. Dessa maneira, você vai mantendo seu foco, comprometimento e fazendo ajustes necessários no caminho.
3. Saiba criar o cenário da sua carreira
Não temos controle sobre o futuro e muitos menos sobre quais sentimentos ele poderá gerar em nós. Porém, algo que podemos ter controle e eu recomendo que faça a partir de hoje é: monte o cenário no qual quer viver e desenvolver sua carreira com liberdade.
Claro que nem sempre terá momentos de alegria, haverá situações difíceis, que vão lhe desafiar e lhe tirar da zona de conforto, mas isso não quer dizer que não possa criar a sua carreira de forma a ter mais resultados e emoções positivas ao longo do caminho, gerando mais satisfação, realização e felicidade na vida.
Lembre-se: são as escolhas e ações intencionais que nos fazem chegar ao topo. Sem compreender qual o estilo de trabalho e carreira que lhe gera satisfação, a distância até ter sua liberdade continuará grande.
Ju Fernandez é mentora de profissionais no Brasil e exterior, criadora do canal SOULJU, eleita LinkedIn Creator, jornalista formada pela UFSC, mestre em Design, responsável por seis projetos internacionais na Europa e África, vivência no Canadá e Estados Unidos e experiência em diversas cidades e países pelo mundo. Por meio de suas mentorias, palestras, cursos e conteúdos, busca inspirar profissionais a conquistarem mais liberdade, felicidade, bem-estar e sucesso em suas carreiras. É colunista EA “Liberdade Profissional“.
Fale com o editor:
eamagazine@eamagazine.com.br