Por João Casarri Neto
Recentemente, conversando com profissional 60+ sobre mercado de trabalho e carreira, ele me confidenciou que não tem a mínima pretensão de trabalhar PJ, nem empreender com uma consultoria, por exemplo. E sabemos que isso é uma realidade para muitos Boomers que por anos dedicaram-se a empresas, e não se veem fora de um trabalho que não seja CLT, além do que temos muitos X’s vivenciando essa mesma realidade.
Então para os profissionais 50+ a pergunta que fica é: “De que forma é possível manter-se empregável e com a empregabilidade em alta, uma vez que não se tem pretensão em empreender?”
Vamos discorrer sobre algumas ações que os profissionais seniores podem (e devem) fazer para continuarem a ser admirados e requisitados pelo mundo corporativo. E aqui vale ressaltar que são ações que profissionais de qualquer faixa etária precisam adotar para continuarem sendo empregáveis.
Manter a empregabilidade em alta após os 60 anos, é desafiador, mas certamente é possível.
Vamos ver como isso é possível, adotando as orientações abaixo:
Em primeiríssimo lugar é preciso se manter atualizado com as práticas e demandas da sua área de atuação. Não negligencie a participação em cursos e a obtenção de certificações em cursos online e/ou presenciais para manter-se familiarizado com as últimas tendências e tecnologias da área em que atua. Pesquise por plataformas que oferecem cursos que irão te ajudar a se manter atualizado.
Leitura e pesquisa. Acompanhar sobre sua área também é fundamental. Leia artigos, blogs, e livros sobre as últimas tendências em sua área, e acompanhe publicações de renome além é claro de participar de webinars e conferências.
Networking ativo. Tenho certeza de que você teve/tem contato com uma infinidade de profissionais com os quais teve a oportunidade de se relacionar em todos os seus anos de trabalho, então não esqueça de manter seu networking ativo através da participação de eventos, conferências e feiras de negócios. Isso não só irá te manter informado sobre as últimas novidades, como também irá ampliar seu círculo de contatos.
As redes sociais. O LinkedIn principalmente, as redes estão repletas de grupos profissionais, e a sua participação nestas associações de profissionais e grupos de interesse comum, certamente pode abrir muitas portas para novas oportunidades.
Mentoria. Caso você ainda esteja trabalhando, ofereça mentoria e/ou consultoria para profissionais mais jovens, pois muitas empresas valorizam a experiência e o conhecimento que profissionais mais seniores podem compartilhar.
Consultor. Você pode não ter a pretensão de ser um consultor independente, mas certamente pode oferecer-se como consultor para uma empresa que presta serviços B2B, como um consultor contratado ou associado, pois muitas empresas contratam consultores para projetos específicos onde sua experiência pode ser extremamente valiosa.
Manter a sua presença online é fundamental, por isso mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado e ativo.
Publique periodicamente artigos, compartilhe insights e participe de discussões em grupos relevantes, isso aumentará exponencialmente o número de pessoas que passarão a te acompanhar, e quem sabe não pode haver entre eles, um recrutador, ou até mesmo um CEO que se identifique com o seu trabalho.
Considere a possibilidade de iniciar um blog ou até mesmo um canal no YouTube, onde você pode compartilhar suas experiências, dicas e conhecimentos sobre a sua área.
Procure dar abertura para novas oportunidades, aceitando trabalhos freelancer ou temporário. Essas ações podem levar a posições permanentes e além de também ajudarem a manter sua experiência recente e relevante.
Outra forma de se mostrar ao mercado é participar de projetos voluntários, pois irá manter suas habilidades afiadas, além é claro, de aumentar sua rede de contatos.
Seja flexível, adaptável, mantenha um mindset de crescimento, e esteja disposto a aprender novas habilidades para se adaptar rapidamente a novas formas de trabalho.
Saber operar o controle remoto da sua TV, pagar suas compras com um cartão por aproximação, e enviar uma mensagem de Whatsapp, não te torna um ás em tecnologia. Então familiarize-se com novas ferramentas e plataformas tecnológicas que estão sendo adotadas na sua área de trabalho.
Histórias de sucesso para contar
Você tem muita experiência acumulada, então utilize essa experiência para contar suas histórias de sucesso em entrevistas e encontros com outros profissionais. Deixa claro como suas habilidades e conhecimentos têm sido valiosos ao longo de sua carreira. Nesse ponto, uma recomendação: Seja verdadeiro. Não invente nem aumente suas realizações com a pretensão de “ganhar alguns pontos mais”. Lembre-se que a mentira tem pernas curtas.
Procure elencar e destacar os problemas significativos que você enfrentou, e como atuou para resolvê-los, especialmente aqueles que mostram sua capacidade de adaptação e inovação.
Procure construir uma marca pessoal forte posicionando-se como um especialista em sua área. Tenha um nicho de atuação. Isso irá torná-lo mais atraente para certas empresas e projetos.
Obtenha sempre que possível testemunhos e recomendações. O LinkedIn tem uma área específica para você coletar testemunhos e recomendações de colegas, clientes e supervisores de trabalhos anteriores que possam validar suas habilidades e experiência.
Participe e envolva-se em comunidades online relacionadas à sua área de atuação, como fóruns e grupos de discussão. Isso vai ajudar você a se manter atualizado sobre as principais dúvidas e dificuldades de outros profissionais da sua área, além é claro de poder trocar ideias e informações com eles.
No mundo offline, participe de encontros e grupos de interesse da sua região, onde você poderá conhecer outros profissionais da área e trocar experiências.
Essas estratégias certamente irão ajudá-lo a manter sua relevância e empregabilidade no mercado, além de proporcionar oportunidades de compartilhar seus conhecimentos e continuar contribuindo de maneira significativa para as empresas e para a próxima geração de profissionais.
João Casarri Neto é economista, consultor de RH/TI, analista comportamental DISC, coach, mentor, treinador de líderes, e Practitioner PNL. Autor do livro “Os 5 Princípios da Resiliência”, é também criador do programa “Sou Líder, e Agora?” para ajudar líderes em início de carreira. É Embaixador de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira dos Profissionais de RH (HUBRH+ABPRH). Colunista EA “Geração 50+”.
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