Por Rijarda Aristóteles

 

Um negócio feminino!

Um ano de Clube Mulheres de Negócios de Portugal

A resposta aos desafios que se nos apresentam favorece o desabrochar da criatividade produtiva. Neste item a história conduz-nos a um patamar bastante interessante por meio de um processo natural e cultural no qual o ser feminino desenvolveu uma capacidade ímpar de perceber a realidade ampliada e plural. Uma Inteligência fina, sofisticada, criativa e absurdamente preparada para encontrar respostas à complexidade dos momentos mais desafiadores.

Defendo esta Inteligência como ativo privilegiado. Acredito que quando a mulher ocupa o seu espaço, e consegue equacionar o preço por suas escolhas, tem uma enorme possibilidade de encontrar o caminho do seu melhor desenvolvimento, nos campos pessoal e profissional.

Quando Stefarss Stefanelli convidou-me para assinar esta coluna, fiquei lisonjeada pela oportunidade de criarmos um espaço de troca de olhares sobre questões ligadas aos negócios femininos tendo por base minha experiência como presidente do Clube Mulheres de Negócios de Portugal. A partir deste foco procurarei apresentar pontos de vistas sobre o empreender nos tempos atuais com perspectivas futuras. E o modelo que desenvolvemos no “Clube” é um bom celeiro: um negócio que se define “feito por e para mulheres” e que cresceu mais de 360%, em menos de um ano de existência.

O começo do clube

O Clube Mulheres de Negócios de Portugal nasceu às vésperas do primeiro confinamento de Portugal, portanto, no início da pandemia por COVID-19, em 09 de Março de 2020. Neste dia, havia decidido finalizar com o nosso Grupo Mulheres de Negócios, que eu criei em 2016. Porém, enquanto as 40 mulheres, reunidas em um pequeno palacete sede da sofisticada Casa Pau Brasil, em Lisboa, assistiam às palestras das convidadas, percebi que não poderia finalizar um negócio latente e absolutamente necessário ao cenário que já se desenhava naqueles primeiros dias de 2020. E decidi constituir um negócio com premissas fora do “mindset” corrente: um clube feminino, não sexista ou vitimista, inclusivo e transversal para fortalecer relacionamentos empresariais em Língua Portuguesa.

Um ano após esta decisão o Clube está presente em várias cidades do mundo por meio de suas Empresárias Embaixadoras.

Propiciamos constante networking. Criamos pontes para o desenvolvimento de negócios circulares. Temos um forte compromisso com Conhecimento Consciente e Estratégico para aperfeiçoar nosso jeito de fazer negócios e apostamos no relacionamento empresarial criativo, leve e assertivo para potencializar competências e resultados.

Acredito que o pensamento multifacetado, e quase sempre excessivo, é um verdadeiro recurso feminino! Somos efetivamente múltiplas, coloridas e plurais! Conseguimos exercer diversos papéis simultaneamente. Esta habilidade ancestral hoje nos distingue, nos direciona para a criatividade consciente que pode significar percursos de sucesso nunca imaginados.

O tempo da criatividade do feminino

O meu compromisso, mais filosófico do que propriamente de “negócios”, frente ao “Clube”, é o de quebrar paradigmas que aprisionam o feminino e, claro, o desenvolvimento humano da sociedade!  Aprender a ter foco, a diminuir o volume do vitimismo e dos gritos do nosso ego, são três deles.            Outro desafio mais externo é desmistificar a “verdade feminina” de que mulher não consegue construir algo com outra porque estão sempre em disputas. Para tal, estabelecemos uma lógica para a nossa união fincada em pressupostos inexoráveis: a Visão, o Propósito e os Objetivos são comuns assim como a estratégia é coletiva. No período de agudização da pandemia por COVID esta conjunção de força feminina pôde potencializar nossos negócios.

A necessidade de buscar alternativas “fora da caixa” exposta pela pandemia ficou mais visível não necessariamente pelos motivos justos. Em todos os países, as mulheres foram as mais afetadas por perderem seus postos de trabalho. Muitas fecharam as portas das suas empresas. Saiu-se melhor quem percebeu que este ambiente de desafios gera maior criatividade. O Clube é o negócio certo no tempo e no local certos. Sintetiza a “Real Story” de mulheres empreendedoras, mulheres de verdades com suas vivências e necessidades.

Hoje somos uma rede que reúne mulheres de várias cidades do mundo em uma mesma língua portuguesa para fazer negócios no feminino. A diversidade é uma riqueza que preservamos para sempre sabermos quem somos. Provamos que é possível unir o SER e o TER sem sofrimentos emocionais ao criarmos um negócio feito por e para mulheres. E somos somente uma simples e eficaz plataforma de networking empresarial!

 

RIJARDA (1)

Rijarda Aristóteles é doutora em História, internacionalista com expertise em Construção de Cenários, mentora feminina, autora de estudos e pesquisas sobre Inteligência Emocional Feminina, escritora e empresária. É presidente do Clube Mulheres de Negócios de Portugal. Colunista EA “Global Women.” 

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